Postado originalmente por
fugger
Bom voltando ao assunto do SPOA com eixos originais do jeep... Lucas, o problema é a posição do CG em relação aos pontos de apoio, não o peso desses pontos. Fiz uma figura, tosca pois não sei desenhar direito, mas acho que ajuda a entender o que estou falando.
São 4 triângulos, representando um jeep onde os ângulos inferiores são os pneus e o superior é o CG. Os 2 de cima representam um jeep SPUA, com pneus 6,00 ou mesmo 7,50 e os de baixo um jeep SPOA com pneus 35 ou mais.
Nesse exemplo tosco, dá pra ver que ao passar o jeep para spoa sem aumentar consideravelmente a largura dos eixos o ângulo máximo de inclinação lateral do jeep cai consideravelmente, pois do contrário o CG passa pro lado de fora do triângulo, o que representa o tombamento. Ou seja, se vc passaria numa inclinação lateral de 30° com o jeep original, com SPOA e eixos originais terá que reduzir para 20°, por exemplo, do contrário é tombo na certa.
Agora, só de passar os eixos pra baixo das molas, vc aumenta o cg em umas 4", mais os pneus - vc vai usar pnaus 37", certo? - isso acrescentaria umas 3" (37" - 31" atuais) vc estará elevando em cerca de 7" seu CG.
A grosso modo - o calculo preciso minha engenharia de boteco não permite fazer :mrgreen: - vc teria que aumentar exatamente isso nos demais cantos do triângulo para manter a mesma condição do jeep original, ou simplesmente usar eixos de rural/troller.
Ou esqueça tudo isso, mantenha SPUA e seja feliz !
[]´s