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  • #1
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Doc , o que estou usando é BF/AT 31" x 10,5" aro 15 , o seu qdo novo é 31,65" x 10,43" aro 16 ... no final pra efeito de esforço é a mesma coisa , é um pouco mais alto e um pouco mais fino , tão pouca coisa que da pra ignorar pelo desgaste de uso , são praticamente iguais ...
    pq vc gostaria de colocar mais largo ?? vc lembra da discussão em Lavras Novas sobre BF/AT 33" x 12.5" que eram menos estáveis na chuva que os BF/AT 31" x !0,5" , mais largos são melhores em curvas no seco , pra pegar barro são piores , pra andar na chuva , dependendo do desenho são piores tb , esforçam mais o cjto mecanico ... não acho vantagem colocar mais largo pra nosso tipo de uso ... 31" x 10,5" pra nós é uma medida excelente ... a diferença fica por conta do aro , aro 15" tem banda maior para o mesmo diam. , isso pra nós é bom por poder ter mais espaço entre o aro e o contato com o solo , além de ter uma gama maior de pneus pra escolher ... mas é só isso , o restante é praticamente a mesma coisa ... , a não ser talvez o desgaste ...
    Ja usei esses pneus que vc está usando no meu Engesa , Hankook Z36 , só não aprovei pq gastaram rápido , mas foi ótimo no uso tanto qto está sendo o BF/AT , só que o BF/AT já passou dos 50.000 km e ainda roda bem uns 10.000 ou 20.000 km e os Z36 não chegaram a 30.000 km ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Doc , o que estou usando é BF/AT 31" x 10,5" aro 15 , o seu qdo novo é 31,65" x 10,43" aro 16 ... no final pra efeito de esforço é a mesma coisa , é um pouco mais alto e um pouco mais fino , tão pouca coisa que da pra ignorar pelo desgaste de uso , são praticamente iguais ...
    pq vc gostaria de colocar mais largo ?? vc lembra da discussão em Lavras Novas sobre BF/AT 33" x 12.5" que eram menos estáveis na chuva que os BF/AT 31" x !0,5" , mais largos são melhores em curvas no seco , pra pegar barro são piores , pra andar na chuva , dependendo do desenho são piores tb , esforçam mais o cjto mecanico ... não acho vantagem colocar mais largo pra nosso tipo de uso ... 31" x 10,5" pra nós é uma medida excelente ... a diferença fica por conta do aro , aro 15" tem banda maior para o mesmo diam. , isso pra nós é bom por poder ter mais espaço entre o aro e o contato com o solo , além de ter uma gama maior de pneus pra escolher ... mas é só isso , o restante é praticamente a mesma coisa ... , a não ser talvez o desgaste ...
    Ja usei esses pneus que vc está usando no meu Engesa , Hankook Z36 , só não aprovei pq gastaram rápido , mas foi ótimo no uso tanto qto está sendo o BF/AT , só que o BF/AT já passou dos 50.000 km e ainda roda bem uns 10.000 ou 20.000 km e os Z36 não chegaram a 30.000 km ...

    abs ...
    EDU VELO

    Concordo com tudo que falou , estarei mudando para o 31 pq ele é mais largo +- 1cm , e por ser com aro 15 da um visual mais bonito e com uma altura de borracha maior , fica mais macio tb , é mais pelo visual , o 33 nem pensar , pq a conversa de Lavras Novas eu mantenho , com o 33 fica PRIGOSÍSSIMO andar na chuva , além de judiar do conjunto de ponteiras .
    O que falei que quero mais largo , não é mais largo ao ponto de ser da largura do 33 , seria um pouquinho mais largo do os 265 que estou usando , mas a largura real do pneu DEPENDE DO FABRICANTE , pois tem pneus com as mesmas medidas de fabricante , MAS COM MEDIDAS REAIS DIFERENTES , este 265x75x15 tem 20,5cm de largura o que NA REALIDADE DEVERIA TER 265MM DE BANDA DE RODAGEM MAS TEM APENAS 205MM .

    Logo : qdo comprar o 31x10,5x15 , o 10,5" deveria ter 266mm de banda de rodagem o que não ocorre na prática , portanto qdo for comprar o 31 vou medir primeiro a largura da banda , pois se o meu 265x75x15 tem APENAS 20,5CM DE BANDA , gostaria de ter um pneu 31 com pelo menos uns 22cm de banda .

    Olha só acabei de descer e medir os pneus que tenho aqui em casa :

    PIRELLI 255X75X15 ......., tem em medidas reais : 29" de diametro e 21cm de banda
    BF GOODRICH 33x12,5x15 .., tem em medidas reais : 31,2" de diametro e 25,5cm de banda
    HANKOOK 265X75X16 ......., tem em medidas reais : 31"...de diametro e 19,5cm de banda

    Só para vc ver o PIRELLI 255 é mais largo do que o HANKOOK 265 e o 265 HANKOOK é praticamente do mesmo tamanho do 33 , É UMA LOUCURA , então gostaria de ter um pneu com 29" a 30" de diametro e uma largura de 21 a 22cm E COM ARO 15 FICARIA MENOS FEIO NO ENGESA DO QUE ESTES HANKOOKS 265 que estou agora com eles .

    NÃO QUERO PNEU LARGÃO COMO OS 33" COM 25,5CM DE BANDA PELO MOTIVO JÁ EXAUSTIVAMENTE EXPOSTO .

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Edu!

    Com relação aos BF, cuidado, pois depois de gastos, as carcaças racham de dentro para fora, explodindo literalmente.

    Experiência própria.

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Doc ... entendi agora seu questionamento ... muito justo ...
    Os 31" x 10,5" , tem 22 cm de largura na banda , 10,5" = 26,67 cm , quase 5 cm a menos ... o 255x75 16 BF/AT que vou colocar tem 19 cm de banda , ptto 6 cm a menos ...
    Como a medida de largura não é a que está na banda de rodagem fica dificil né ... rs
    O ideal então é ir com uma régua na hora de comprar pneu e medir a parte que vai tocar o solo e a largura nominal fica apenas como referência ...
    Se vc pode usar aro 15" , vai ter mais opções de pneus ...

    Kim ... qqer pneu radial que passar da validade acaba rompendo ... tenho muitos amigos que usam BF/AT , fizemos a Canastra ano passado e todos os 12 jipes estavam com BF/AT ... os relatos que tem de estourar é depois da validade , eles demoram pra gastar e acabam vencendo o que raramente acontece com outros pneus que gastam bem antes de vencer ... não sei se foi o caso de seu , mas se estourou antes de vencer eles teriam que trocar , no mínimo ... os meus estão pra vencer , por isso vou acabar trocando , mesmo conseguindo rodar ainda mais um tempo ...

    abs ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -medidas01.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Doc ... entendi agora seu questionamento ... muito justo ...
    Os 31" x 10,5" , tem 22 cm de largura na banda , 10,5" = 26,67 cm , quase 5 cm a menos ... o 255x75 16 BF/AT que vou colocar tem 19 cm de banda , ptto 6 cm a menos ...
    Como a medida de largura não é a que está na banda de rodagem fica dificil né ... rs
    O ideal então é ir com uma régua na hora de comprar pneu e medir a parte que vai tocar o solo e a largura nominal fica apenas como referência ...
    Se vc pode usar aro 15" , vai ter mais opções de pneus ...

    Kim ... qqer pneu radial que passar da validade acaba rompendo ... tenho muitos amigos que usam BF/AT , fizemos a Canastra ano passado e todos os 12 jipes estavam com BF/AT ... os relatos que tem de estourar é depois da validade , eles demoram pra gastar e acabam vencendo o que raramente acontece com outros pneus que gastam bem antes de vencer ... não sei se foi o caso de seu , mas se estourou antes de vencer eles teriam que trocar , no mínimo ... os meus estão pra vencer , por isso vou acabar trocando , mesmo conseguindo rodar ainda mais um tempo ...

    abs ...


    EDU VELO

    É exatamente o que tenho feito , SEMPRE vou com uma régua ou trena qdo vou comprar pneus .

    Na minha opinião o que acho bonito ou feio É A LARGURA DA BANDA QUE TOCA O CHÃO , E NÃO A " LARGURA DA SEÇÃO " do seu desenho . Ou seja o pneu pode até ter 265mm de seção ,mas a parte que toca o solo é de apenas 200mm como o meu pneu HANKOOK , acho feio por ter apenas 200mm tocando o chão embora a LARGURA DA SEÇÃO SEJA 265mm .

    Entendeu onde quis chegar ???

    Vc trocando seus 31 pelos BF A/T 255X75X15 com largura da parte que toca o solo de APENAS 190mm , seu ENGESA vai ficar MUUUUUIIIIIITO feio . Sugiro a vc manter os 31 que esta usando , eu devo ir para os 31 tb , o ROGERIO comprou um para a RANGER dele e gostei muito do visual e tem a banda que toca o chão com a largura que eu gosto não medí mas é mais largo do que o 265 que estou agora , marca CHING LING R$420,00 cada , ou vou para os PIRELLI scorpion ATR mesmo , que é marca consagrada , tenho na minha SW4 e estou gostando muito , vai dar tempo para eu saber se estes que o ROGERIO colocou vão durar ou não , pois os meus 265 ainda estão com mais de meia vida .

  • #6
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Vc trocando seus 31 pelos BF A/T 255X75X15 com largura da parte que toca o solo de APENAS 190mm , seu ENGESA vai ficar MUUUUUIIIIIITO feio . Sugiro a vc manter os 31 que esta usando
    Concordo

    Os BF "dentro da validade" duram muito mesmo, mas por outro lado mas custam quase o dobro do preço..... Então não sei se compensa tanto assim...

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    eu devo ir para os 31 tb , o ROGERIO comprou um para a RANGER dele e gostei muito do visual e tem a banda que toca o chão com a largura que eu gosto não medí mas é mais largo do que o 265 que estou agora , marca CHING LING R$420,00 cada , ou vou para os PIRELLI scorpion ATR mesmo , que é marca consagrada , tenho na minha SW4 e estou gostando muito , vai dar tempo para eu saber se estes que o ROGERIO colocou vão durar ou não , pois os meus 265 ainda estão com mais de meia vida .
    Doc. Os BF tem uma "parte que toca o chão" bem larga pelo desenho do "ombro" do pneu, isso faz o pneu parecer mais largo, o seu pneu atual é meio arredondado nas bordas e deixa um menor espaço de contato com o solo. Tem uns pneus A/T que tem esse "ombro largo" tem que ver o desenho e a montagem.
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Concordo

    Os BF "dentro da validade" duram muito mesmo, mas por outro lado mas custam quase o dobro do preço..... Então não sei se compensa tanto assim...



    Doc. Os BF tem uma "parte que toca o chão" bem larga pelo desenho do "ombro" do pneu, isso faz o pneu parecer mais largo, o seu pneu atual é meio arredondado nas bordas e deixa um menor espaço de contato com o solo. Tem uns pneus A/T que tem esse "ombro largo" tem que ver o desenho e a montagem.
    VICENTE

    Estes pneus que o ROGERIO comprou tem ombro largo , os PIRELLIs tb tem ombro largo , só pra vc ver o 255 que tenho em minha SW4 tem 21cm de largura , o 265 do ENGESA tem 19,5cm de largura , então vou comprar iguais aos que o ROGERIO comprou ou PIRELLI o PIRELLI é um pouco mais caro do que estes que o ROGERIO comprou . Como falei , depende do fabricante .

  • #8
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Doc. eu comprei os meus no site www.pneufree.com.br os preços são muito bons lá. Veja esta marca que comprei o KUHMO é um pneu Koreano, é o mais vendido para off road nos EUA e eles avaliam e falam muito bem deles por lá, por isso decidi comprar. O 31" da Kuhmo está saindo por R$ 453 e é uma marca excelente. O frete da Pneufree é barato, o frete dos meus quatro 285 ficou em R$ 90
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Doc. eu comprei os meus no site www.pneufree.com.br os preços são muito bons lá. Veja esta marca que comprei o KUHMO é um pneu Koreano, é o mais vendido para off road nos EUA e eles avaliam e falam muito bem deles por lá, por isso decidi comprar. O 31" da Kuhmo está saindo por R$ 453 e é uma marca excelente. O frete da Pneufree é barato, o frete dos meus quatro 285 ficou em R$ 90


    VICENTE

    Esta vendo como vc já esta , com certeza por este preço comprarei o KUMHO , já tinha ouvido falar dele e acho que já até usei uma vez .

    Mais uma vez obrigado pela informação .
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Foto do Hulk com os 285 x 75 x 16 Kumho (pneus novos)




    Foto com os pneus antigos , Maxxis 35"
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #11
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    Chic no "úrtimo" os pneus.
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    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    Na minha opinião, usaria os 35" até acabar, assim, acertaria a viatura, os detalhes, que leva de 6 meses a um ano.
    Estando tudo certo, partiria para a troca dos pneus!

    É a minha opinião.

    Abraços.

    Kim.
    ps.: Está ficando show o jipe. Mais uma vez, parabéns!

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