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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Vicente , queimar giro é passar do giro recomendado , isso acontece qdo usa relação mais curta que original e tenta manter a mesma velocidade da relação original ... passar do giro pra uma ultrapassagem não faz mal nenhum ... lembrando que no meu veio de fábrica com relação 3,07 , não é adaptado ... na adaptação geralmente a relação é mais curta , aí vc vai ter que andar controlando o rpm até ficar sabendo qual a velocidade de cruzeiro na rotação certa sem queimar giro ... qdo começar a andar com o Hulk vai entender o que é naturalmente ... rs

    abs ... Edu
    AMIGO VICENTE

    Complementando o que o EDU falou .

    Queimar giro é vc ultrapassar o RPM recomendado pelo fabricante do motor , normalmente vc deve usar o giro ( RPM ) do motor em velocidade cruzeiro em 70% do giro de potencia máxima .

    EX :

    Se o seu motor tem potencia máxima em 2000 rpm vc deve usar em viagens , velocidade cruzeiro no máximo 1400 rpm . Não sei qual é a RPM de potencia máxima do seu motor , daí é só fazer contas , e se vc não usar ultrapassando este giro de 70% do giro de potencia máxima EM VELOCIDADE CRUZEIRO , SEU MOTOR VAI DURAR UMA ETERNIDADE , mas se vc andar diretoEM VELOCIDADE CRUZIRO a 2200 rpm por exemplo vc estará QUEIMANDO GIRO e o motor vai pro saco rapidinho .

    ABRAÇÃO e até BANANAL .

  • #2
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Opa, Edu e Guilherme, obrigado pelas explicações !!

    Edu no perkins qual é essa faixa de giro ideal? e até qual giro máxima?

    O meu engesa esta com relação mais curta 3,54 mas tem pneu 35" (o que alonga um pouco). Eu tentei esta relação com 3,0 para alongar mais um pouco mas não achei coroa e pinhão para o Dana 30.... vou andar, testar e ver, velocidade de cruzeiro para mim será algo importante. Se ficar muito curto tento o 3,0 novamente (troca da bola do eixo dianteiro).
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  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Vicente!

    3,54 + 35", vai ficar bom!

    Para melhorar, passa para uns 37", que fecha com chave de ouro!

    Abraços.

    Kim.

  • #4
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    Opa tomara que sim Kim, estou animado !

    Sobre a dica do 37 é show mesmo, quem sabe

    Mas para as expedições que quero fazer no futuro (ushuaia, atacama, lencois, etc.) a tendência será diminuir o pneu (apesar de eu achar que fica bem mais feio...) pretendo usar o 238 x 85 x 16, um pneu menos alto mas bem mais fino, isso para para melhorar o consumo, reduzir ruido e melhorar a autonomia e a dirigibilidade principalmente no asfalto em estrada. Alem do que este pneu força menos o sistema o que em uma viagem longa é uma boa pedida. O problema ai é que terei que, provavelmente, alongar a relação... Outra facilidade, é que para estas expedições longas é recomendado levar 2 estepes, e levar 2 estepes de um 238x85 e bem mais facil do que carregar dois tarugões de 35" ou 37"
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Opa tomara que sim Kim, estou animado !

    Sobre a dica do 37 é show mesmo, quem sabe

    Mas para as expedições que quero fazer no futuro (ushuaia, atacama, lencois, etc.) a tendência será diminuir o pneu (apesar de eu achar que fica bem mais feio...) pretendo usar o 238 x 85 x 16, um pneu menos alto mas bem mais fino, isso para para melhorar o consumo, reduzir ruido e melhorar a autonomia e a dirigibilidade principalmente no asfalto em estrada. Alem do que este pneu força menos o sistema o que em uma viagem longa é uma boa pedida. O problema ai é que terei que, provavelmente, alongar a relação... Outra facilidade, é que para estas expedições longas é recomendado levar 2 estepes, e levar 2 estepes de um 238x85 e bem mais facil do que carregar dois tarugões de 35" ou 37"
    VICENTE

    Só fazendo uma pequena correção , se com pneus 33 e se esta RELAÇÃO 13x46 = 3,54 estiver com o giro no motor bom e caso vc diminua o diametro do pneu , VC TERÁ QUE ALONGAR MAIS A RELAÇÃO PARA 3,07 COMO ESTA A DO EDU VELO e não encurtar como vc falou .

    É esquisito mas é real , qto menor o número da relação MAIS LOGA ELA É , e qto maior o número da relação MAIS REDUZIDO ELE É . Ou seja a relação 3,54 é mais curta do que a relaçao 3,07 .
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  • #6
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Dr. Valeu, é isso mesmo que pensei, neste ultimo post eu disse que iria ALONGAR a relação se fosse usar PNEUS MENORES, veja.

    Neste penso em uma relação 3,07 como a do Edu.

    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Mas para as expedições que quero fazer no futuro (ushuaia, atacama, lencois, etc.) a tendência será diminuir o pneu (apesar de eu achar que fica bem mais feio...) pretendo usar o 238 x 85 x 16, um pneu menos alto mas bem mais fino, isso para para melhorar o consumo, reduzir ruido e melhorar a autonomia e a dirigibilidade principalmente no asfalto em estrada. Alem do que este pneu força menos o sistema o que em uma viagem longa é uma boa pedida. O problema ai é que terei que, provavelmente, alongar a relação... Outra facilidade, é que para estas expedições longas é recomendado levar 2 estepes, e levar 2 estepes de um 238x85 e bem mais facil do que carregar dois tarugões de 35" ou 37"
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Dr. Valeu, é isso mesmo que pensei, neste ultimo post eu disse que iria ALONGAR a relação se fosse usar PNEUS MENORES, veja.

    Neste penso em uma relação 3,07 como a do Edu.


    VICENTE

    Estou ficando caduco , NÃO REPARA NÃO , vc falou o correto , EU É QUE LÍ VC DIZER QUE TERIA QUE ALONGAR ARELAÇÃO e na minha cabeça interpretou como ENCURTAR , vc falou o correto e eu fiz uma correção do que já estava CORRETO .

    FALHA MINHA , o que vc falou esta correto ,e desculpa pela mancada que dei .

    ABRAÇÃO

  • #8
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Valeu Guilherme !!! sem problema nenhum forte abraço !!
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  • #9
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    Vicente , montei uma planilha no excell pra vc brincar com os valores , mas não aceita estenção .xls pra mandar arquivo aqui no forum , cagada do forum , pq deixamos de fazer comentários interessantes por conta disso .
    Manda email pra mim que te mando por email - eduardovelo@yahoo.com.br -
    Em anexo vai uma imagem da tabela , vc pode alterar o que está em azul e o resultado sai em vermelho , mantenho entre 2200 e 2300 rpm , faixa de 100 a 110 km/h , a 2700 rpm entra no vermelho no contagiros , até 2500 rpm da pra andar na boa ... na tabela2 que coloquei em anexo como imagem , pode ver que usando 31" preciso de quase o mesmo giro que o seu com 35 " pra chegar prox. de 120 km/h , por causa da relação mais longa do meu .

    Qdo receber a tabela vc pode começar uns estudos pra ver qual diam. de pneu ficaria melhor .

    Pneu mais fino judia menos do trem de arraste , muito bom no barro , fica economico , mas é pior pra estabilidade ...
    Pneu largo grande com offset muito negativo prejudica o trem de arraste , ruim pro barro , bom de areia , fica mais gastão , mas bom de estabilidade ...
    Pneu largo de diam. prox. de 33 " com offset pouco negativo , pouco de dificulade no barro , bom na areia , mantém estabilidade , prejudica menos o trem de arraste , não interfere muito no consumo .
    Pneu entre 31" a 32" , não prejudica o trem de arraste , fica " mais ou menos " no barro e na areia , bom de estrada , bom de estabilidade , bom de consumo ... mas fica feio pra burro ... rsrs

    abs ... Edu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tabela.jpg   -tabela2.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Valeu Edu.. que aula heim... Muitas informações preciosas muito obrigado !!! Mandei e-mail
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  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    To saindo do trampo daqui a pouco ... rsrs ... mas da tempo de te enviar o email com a planilha ...

    abs ... Edu
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  • #12
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Valeu Edu, recebi a planilha, show de bola !!!

    Pessoal, aproveitando a oportunidade neste POST estou compartilhando minha viagem recente pelo Chile, link para acesso abaixo.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/re...ml#post1755988

    -raaaal6n_eg4tsvivrh2jlcw82vwjf7egql_9xbymykafujhxtw613ikss6rthcutdtr_iubrsnwoa2lbujvu3oprv-pg6cy.jpg-raaaal6n_eg4tsvivrh2jlcw82sf78btc9vcor_p2araav6s5kuwynzsv12spkpzc4rxhupcwhxv5nh-cka9y3ntxngyrvwr.jpg-raaaal6n_eg4tsvivrh2jlcw82urgx17ndx5ngfztfizakaawbzkin3ueepjvreskyey8i4wg26yoszq2naikvmyb-1idbxs.jpg-raaaal6n_eg4tsvivrh2jlcw82tdiv9hlxanief1j977hzw-hq43ehm8pvkbvn76v58jhyw7es6n6y5zbnysdszp9wwz-iou.jpg
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