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  • #133
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
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    Obrigado, Guilherme.
    Tava lembrando - e não é minha memória que é de elefante nem a tromba, mas a barriga.
    Como ficou a questão do filtro da seu carro, manteve o interno?
    Se manteve faz o seguinte: arranca quando estiver retornando de um plantão urbano he! he! e sinta o carro.
    Todo carro turbinado trabalha com filtro de ar e escapamentos aliviados. estrangular os gases pode ser pior que deixar passar um pouquinho de pó. Minha idéia e experiencia. Todos os carros diesel trabalham (ou trabalhavam os mais antigos) sem o filtro interno na versão turbo. veja as antigas D20, f 1000...sá coisa novinha, né?
    Olha o som como ficou.


    -engesa-003.jpg -engesa-004.jpg

  • #134
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    [QUOTE=Marcus Brandão;1659379]Obrigado, Guilherme.
    Tava lembrando - e não é minha memória que é de elefante nem a tromba, mas a barriga.
    Como ficou a questão do filtro da seu carro, manteve o interno?
    Se manteve faz o seguinte: arranca quando estiver retornando de um plantão urbano he! he! e sinta o carro.
    Todo carro turbinado trabalha com filtro de ar e escapamentos aliviados. estrangular os gases pode ser pior que deixar passar um pouquinho de pó. Minha idéia e experiencia. Todos os carros diesel trabalham (ou trabalhavam os mais antigos) sem o filtro interno na versão turbo. veja as antigas D20, f 1000...sá coisa novinha, né?
    Olha o som como ficou.

    MARCUS

    Ha bastante tempo que retirei o filtro interno , desde o Vº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 lá em CONSERVATÓRIA , lá eu e outros mais que estavam presente retiramos o filtro interno MAS ESTA ESTÓRIA RENDEU MUITOS DESENCONTROS DE INFORMAÇÕES E ACHO QUE ATÉ HOJE , mas retirei o meu desde aquela época . E qdo retirei , havia rodado +- uns 2.000km com o filtro novo e JÁ APRESENTAVA ASPIRAÇÃO DOS FIAPOS DO FILTRO INTERNO PARA DENTRO DO COLETOR DE ADMISSÃO , iria acabar aspirando tudo para dentro do motor para ser queimado e exercendo a função de lixa .

  • #135
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
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    legal, O você viu o nó que o Edu deu na minha cabeça?
    não acompanhei o raciocínio rápido do cara. tirei as mesmas notas que ele naquelas matérias mas com a vírgula deslocada pra esquerda.
    Edu, tenha paciência que o amigo é meio burrinho. Vamos por partes. didática pra um amiguinho de 6 anos.
    primeiro aprender o nome das pecinhas: kkkk

    -engesa-001.jpg-engesa-002.jpg
    Na primeira imagem temos da direita pra esquerda a CT, a luva, o irmão da yoko ono, e o cardã.
    na segunda imagem temos o cardã, a luva e o diferencial dana 30.
    a folga está entre o irmão da yoko (acho que o nome é yuke. esqueci) e o cardã.
    pra colocar um fresado de melhor qualidade como o da f1000, o que preciso fazer?
    Não tenho escapamento. o carro trabalha sem escape.
    mentira, o escapamento tá do lado de fora.
    Olha só, Edu, não me lembro que turbina é essa mas não estangula nada de baixa, enxe rápido, sobe bem, não judia do motor e não dá manutenção. sei que é você é resistente mas vou provocando. é o segundo q20b que uso com a mesma turbina - mesmo modelo. Só alegria.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -engesa-002.jpg   -engesa-001.jpg  

  • #136
    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    legal, O você viu o nó que o Edu deu na minha cabeça?
    não acompanhei o raciocínio rápido do cara. tirei as mesmas notas que ele naquelas matérias mas com a vírgula deslocada pra esquerda.
    Edu, tenha paciência que o amigo é meio burrinho. Vamos por partes. didática pra um amiguinho de 6 anos.
    primeiro aprender o nome das pecinhas: kkkk

    -engesa-001.jpg-engesa-002.jpg
    Na primeira imagem temos da direita pra esquerda a CT, a luva, o irmão da yoko ono, e o cardã.
    na segunda imagem temos o cardã, a luva e o diferencial dana 30.
    a folga está entre o irmão da yoko (acho que o nome é yuke. esqueci) e o cardã.
    pra colocar um fresado de melhor qualidade como o da f1000, o que preciso fazer?
    Não tenho escapamento. o carro trabalha sem escape.
    mentira, o escapamento tá do lado de fora.
    Olha só, Edu, não me lembro que turbina é essa mas não estangula nada de baixa, enxe rápido, sobe bem, não judia do motor e não dá manutenção. sei que é você é resistente mas vou provocando. é o segundo q20b que uso com a mesma turbina - mesmo modelo. Só alegria.
    Marcus, eu acho que você pode colocar da toyota bandeirantes mesmo, e muito mais barato que os da F-1000. essas peças são Luva(femea) espiga(macho) <== isso não e aula de sexo não viu ? ..rs..

  • #137
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
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    Ai, credo. você fica falando nome feio... kkkkk
    Valeu, meu gurú. e o que faço? compro a luva e a espiga, mando soldar a espiga (claro que respeitando as folgas) e troco a luva?
    a cruzeta é a mesma?
    vou fazer em uma casa especializada mas gostaria de saber o que vou fazer pra não dar bobeira.
    depois é um prazer falar com vocês.
    vou pra casa. tchau!

  • #138
    Usuário Avatar de Kim
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    Marcus!

    O Danilo já deu a deixa sobre a nomenclatura.

    O Edu explicou.

    Eu vou reforçar.
    York = Peça que segura a cruzeta, se encontra tanto na CT que usa, quanto na entrada do diferencial, tem a estria que vai encaixada no pinhão.

    Luva = é a fêmea do cardam.

    Espiga = é o macho, vai fixo ao cardam.

    Suporte cruzeta = vai no cardam, para encaixar a cruzeta.

    Então, procure uma luva, que encaixe na cruzeta que tem, para não ter que trocar o york também.

    Os engesas usam peças GM, provavelmente, o da silverado servirá, pois quando troquei a cruzeta do lado do diferencial, usei da silvrado.

    Do lado do CT, uso da Toy, pois os yorks, são toy.
    Portanto, o cardam que uso, é ibrido.

    Abraços.

    Kim.

  • #139
    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Ai, credo. você fica falando nome feio... kkkkk
    Valeu, meu gurú. e o que faço? compro a luva e a espiga, mando soldar a espiga (claro que respeitando as folgas) e troco a luva?
    a cruzeta é a mesma?
    vou fazer em uma casa especializada mas gostaria de saber o que vou fazer pra não dar bobeira.
    depois é um prazer falar com vocês.
    vou pra casa. tchau!
    Marcus, só para completar : as cruzetas não são as mesmas do engesa não, só porque você esta querendo colocar a t-case da band seria bom colocar logo a luva e espiga da toyota bandeirantes, tanto pela resistencia como tambem pelo valor baixo, e ainda você economizaria alguns $$ com torneiro e 2 garfos da cruzeta. Se você colocar logo a luva e espiga da F-1000 por estes dias você gastaria 2 vezes com torneiro, entende ?
    Abraço.

  • #140
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
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    Obrigado, galera. Começou a clarear.E não precisaria trocar os yokes ou yorks?
    Qdo colocar a TC da band vou ter que cortar o cardã, não vou?

  • #141
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
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    Obrigado, galera. Começou a clarear.E não precisaria trocar os yokes ou yorks?
    Qdo colocar a TC da band vou ter que cortar o cardã, não vou?

  • #142
    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Obrigado, galera. Começou a clarear.E não precisaria trocar os yokes ou yorks?
    Qdo colocar a TC da band vou ter que cortar o cardã, não vou?
    Isso, vai ter que cortar os dois cardans, se você colocar as espigas e luva você vai economizar em 2 flanges do cardan tambem !!

  • #143
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    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Obrigado, galera. Começou a clarear.E não precisaria trocar os yokes ou yorks?
    Qdo colocar a TC da band vou ter que cortar o cardã, não vou?

    Terá que cortar os dois cardãs para adequar ao novo tamanho do tubo que vai ficar , pq as luvas e espigas novas tem tamanho diferente dos originais .

  • #144
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Opa , os mestres chegaram em peso por aqui ... rsrs
    Então é isso aí que já falaram , a receita que passei é com CT e dif. originais , pra não ter que mexer nos yokes , só serve pra quem ta com eixos e CT originais de Engesa ...
    Cara eu gosto muito do comportamemto do Q20B sem turbo , vou até fazer um adesivo , Feliz Sem Turbo ... rsrs ... acredito que seja bom mesmo o Q20B turbinado , mas ja acostumei andar sem , o carro anda na média de 100 km/h na boa ... se passar disso é multa na maioria das estradas mesmo ... rs ... ainda não tive motivos pra mexer com isso ... na verdade vou fazendo bem feitorias , o que já ta bem feito fica ... rs
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

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