Diesel:
O Sitema de controle via solenoide, é o que vem hoje nos carros turbo de fábrica com injeção eletronica, onde o principio de funcionamento é esse ai. O fechamento/abertura acontece muito rápido, muitas nem chegando ao "fim de curso", justamente por causa do controle eletrico da solenoide/pressotatos, que se observar em uma dos manuais que postei, são "aparelhos" confeccionados para alguns ,milhôes de manobras. Veja estes dois links, Best Cars Web Site Best Cars Web Site onde explica de forma mais detalhada o negócio. As opções hoje, de melhorar o controle de wastegate, e consequentemente o desempenho de turbos, onde voce pode adequar mais de uma configuração no mesmo turbo(como torque em baixa rpm, e boa potencia final), são amplas, com o uso de ""acessórios" eletro eletronicos, como os em questão, e mais alguns. O SPA turbo, por exemplo, vende dois modelos de ATUADORES de WASTEGATE, um para pressões de 0,4 a 0,8 Bar, e outro para pressões de 0,8 a 1,5 Bar, que utiliza um sistema de "pressurização" da PARTE INFERIOR DO ATUADOR, para aumentar a resistencia da MOLA do mesmo, SEM ENCURTAR A HASTE(ação considerada vilã, no ato de aumentar a faixa de pressão de atuação de um turbo).
Quando eu estava preparando a DAKOTA, comprei da GUSTER, mandados fazer sob emcomenda(personalizados), Guster Racing com os quais eu montei o controle do atuador da WASTE(porem antes de ficar pronto, como tive que vender o carro retirei os instrumentos), para funcionar com pressão de 1,2Kg de pressão no coletor, onde a solenoide atuava não abrindo a WASTE antes desta pressão, até os 3000 RPM, depois disso, o contagiros, quando "lia" 3001 RPM, retirava o SOLENOIDE DO CIRCUITO, deixando o atuador por conta da pressão direta, já que ele estaria regulado para 1,5 Kg SEM ENCURTAMENTO DA HASTE . MAs este processo todo, não é necessariamente indispensável, só o sistema pressostato/solenoide, já melhora absurdamente.
Abraço
Sérgio