O esquema de acionamento da turbina por pressostado e valvula eletromagnetica é esse: Best Cars Web Site
Versão Imprimível
O esquema de acionamento da turbina por pressostado e valvula eletromagnetica é esse: Best Cars Web Site
Fala Trotta:
Os mapas especificamente do GT 2056V, não vi ainda, mas o podemos considerar que o Mapa do Compressor(Caraça FRIA), deve ser extamente igual ao GT2056, e a TURBINA(Carcaça QUENTE), não tem um "mapa", pois a GEOMETRIA É VARIAVEL. Hora, está com uma posição em que o A/R tem características de.63, hora uma outra que é .48, hora uma outra que pode ser.36, assim por diante.
Se voce tiver uma na mão(GT2056V), e conseguir medir o ROTOR do compressor no seu diametro externo e interno, medir o diametro da "boca" de saida do CARACOL, medir a distancia(corretamente), entre o centro do CARACOL(parafuso do eixo) e o centro da circunferencia do bocal de saida, podemos calcular; A/R e TRIM.
Abraço
Sérgio.
É isso ai. Este é o inicio da materia; Best Cars Web Site
Então, Trotta:
OS A/Rs, são estes ai. Tem diferença para a GT 2056, que na caracaça fria o A/R é .53, e na caracaça quente é .46. Porém, este A/R na carcaça quente, represente a relação real(física), entre a área de uma secção e o raio do centro da carcaça até o o centro desta secção, o fato da geometria variável, faz com que que, em baixas rotações, as palhetas que existem no interior da carcaça quente, façam a mesma ter um comportamento de um A/R MENOR, " variando" crescentemente com o aumento da rotação e consequentemente fluxo/volume dos gases de escape.
Agora resta medir os diametros interno/externo dos rotores, para sabermos o TRIM deles. O fato de o A/R da carcaça fria ser menor na TGV, não implica quase nada, na performance da turbina, em relação à GT 2056. A velocidade de saida do ar comprimido, na TGV será um pouco maior que na GT 2056. Seria interessante que o TRIM do rotor do compressor da TGV fosse maior, que o da GT 2056, já que o A/R é menor. Maior TRIM, no rotor do compressor, sigifica maior capacidade de "entrada" de ar no compressor( maior volume admitido), e na turbina, maior capacidade de "exaustão"(saida dos gases).
Abraço.
Sérgio
Deisel, e demais companheiros interessados:
Conversei com o Haruo agora a pouco, e ele me colocou algumas considerações:
1- O preço do DSLA145P975(MWM SPRINT, MAXION HSD), ficará em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00 cada peça.
2- A FRATELLI precisa estabelecer uma quantidade mínina, que eles entendem que seriam pelo menos vinte peças. Seria interessante, ju8ntar uma galera interessada, para fazer um pedido, e isso pode até facilitar na negociação do preço.
3- O prazo de entrega deve girar em torno de sessenta dias.
Abraço.
Olá Sergio, consegui os dados da GT2056V na internet.
Comparando então a GT2056 e a GT2056V:
.................................................. .GT2056...............GT2056V
1- A/R carcaça fria...........................0.53............... .....0.42
2- Diâmetro ext. rotor compressor.....56mm..................56mm
3- Diâmetro int. rotor compressor......41,5mm................39,55mm
4- Trim compressor..........................55............ ............49,9
5- A/R carcaça quente......................0,46.................. ...0.64
6- Diâmetro ext. rotor turbina............47mm..................47mm
7- Diâmetro int. rotor turbina.............39,8mm...............42,7mm
8- Trim turbina..................................72....... ...............82,5
Abs
A grande questão, é que se aumentamos a pressão de trabalho apenas no parafuso da WG, acabamos restringindo o fluxo de gases do escape (Back Pressure) e reduzindo o rendimento do motor em rotações mais altas. Até onde sei, originalmente tanto o TCA como o TCE trabalham com pressões que variam de 1,2 a 1,3 kgf/cm2 em motores muito semelhantes, ou seja, provavelmente devem possuir dimensões semelhantes, e com isso ambas devem restringir a passagem de gases em caso de trabalhar com pressões mais elevadas.
Sendo assim, provavelmente o Marlus deve estar perdendo desempenho, se comparado ao motor com a pressão original de trabalho.
Certo?
Será que o 4cc produz uma quantidade suficiente de gases para gerar pressão positiva em rotações aceitáveis ( < 2.000 RPM)?
Esta sim deve alimentar bem o motor em alta, sem gerar restrições, afinal, equipa originalmente um motor 50% maior.
Será que o coletor também deve ser substituído? Ele por si só, também poderia estar gerando restrição?
Meu interesse é atingir a potência máxima disponibilizada neste motor originalmente pela MWM, que é 190 cv. Acredito que poderia chegar a números próximos com alterações em ponto e alimentação (regulagem de BI, bicos e etc) e mantendo a pressão de trabalho original, porém com certeza a fumaça iria aumentar na mesma razão da potência (mistura muito rica).
Sendo assim, pretendo aumentar o fluxo de ar na admissão (nova turbina, maior pressão, menor Back Pressure), para tentar manter a mistura na proporção correta (pouca fumaça), e atingindo os 190 cv. Sei que isto provavelmente deslocará a curva de torque para rotações mais elevadas, o que será compensado com uma quantidade maior de diesel (em rotações mais baixas sim, deverá fazer mais fumaça).
A partir destas informações, estimei que 0,3 kgf/cm2 a mais seriam suficientes para atingir meus objetivos. É nesta hora que solicito sua opinião.
Sérgio,
Analisando os gráficos disponíveis, em sua opinião,qual turbina poderia gerar um fluxo maior de ar para a admissão, sem gerar restrição e nem deslocar a curva de torque muito para cima (altas rotações)?
Sabemos que ela irá "empurrar" um volume maior de ar em rotações mais baixas, gerando um maior torque e mais cedo (menor rotação), mas será que ela consegue ser mais eficiente que a GT2056 em rotações mais elevadas, ou será semelhante?
Utilizando esta opção, também nos deparamos no quesito preço, visto que ela é bem mais cara que as "normais".
Mas com turbos híbridos, o $$$$ necessário também é maior.
Deixaria a regulagem da WG original? E como seria o controle via solenoide e pressostato?
Exatamente como havia estimado.
Pois é, isto na Xterra será uma dificuldade, visto que o espaço na frente é pequeno e no local original não serve um IC muito maior.
PS.: Desde já agradeço a atenção dispensada Sérgio, e peço desculpas pelas repetidas perguntas e opiniões. Posso justificar-me chamando a atenção sobre a pequena quantidade de pessoas no Brasil que possuem real conhecimento sobre o dimensionamento correto de turbo-compressores, e assim sendo, quando temos a oportunidade de sanar algumas dúvidas acabamos nos empolgando.
Pessoal,
Estou usando Fratelli Bosio + 30 % os bicos são excelentes e comprei os ultimos 6 que o Haruo tinha no estoque. Paguei R$ 260,00.
Quanto a turbina hibrida que o Dieselpower citou, eu comprei uma HX40 em Uberlândia, escolhi eixo+caixa quente+tampa gastei em torno de R$ 1800,00 na Miranda Turbos. O Miranda é muito gente boa e profissional tambem, se alguem precisar eu tenho contato com ele.
Aguardando agora, chegar o presostato pra eu montar amanhã. Depois posto aqui.
Abraços.