
Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Então, é sabido que, para uma determinada potencia, num motor conhecido(ex; diesel, 2.8l, rotação máxima 3800RPM), será necessário um fluxo de ar em Libras/min, que precisará de uma pressão "X", para "empurrar" este volume de ar para dentro do motor.
2.2- Para realizar este trabalho(sobrealimentação) citado acima, usamos as turbinas, que tem suas características esxpressas em GRÁFICOS. Então, depois determinada a potencia que desejamos, usamos de algumas equações matemáticas, que nos dirão quanto de ar(fluxo em libras por minuto) será preciso, e que pressão será necessária para colocar este fluxo no motor, a uma rotação conhecida.
2.3- Como exemplo, seu motor 2.8, utilizando bicos com +30%(significa dizer que podemos obter com estes bicos, 30/35% a mais de potencia/torque, com os mesmos parâmetros de alimentação originais da B.I.), precisará ser "alimentado" com um fluxo de 25,08Lib./min a uma rotação de 3800rpm, dando uma potencia estimada de 180CV, e que para isso, um turbo terá que pressurizar a 1,26Kg/cm2, de PRESSÂO LÍQUIDA NO COLETOR DE ADMISSÃO. Para chegar a estas "concluões", utilizamos tres ou quatro equações, que nos darão a pressão total que o turbo terá que produzir(somamos perdas de carga, consideramos temperatura do ar, entre outros coeficientes e constatntes), e em seguida analizamos os gráficos dos turbos disponíveis, para "escolher" o que de um melhor "enquadramento" na necessidade estabelecida.