Esse modelo que citei é especifico para o MWM eletronico feito pela Fratelli, na epoca tambem compramos com a NAut, indicada pelo Sergio.
Versão Imprimível
[QUOTE=Lucas Nassif;1614766]E aí Sérgio,
Sabe se esse DLLA157P1649 do Volvo é PnP no MWM?
[]`s[/QUOLucas:
É SIM, pois é um DLLA P, exatamente como o DLLA148P1067. A diferença conhecida(para nós, que não somos do "metier" da BOSCH,hehe, pois os outros algarismos , penso que refere-se à série, ou outra coisa, do injetor), é o ÂNGULO DE PULVERIZAÇÃO, 148 Graus num, e 157 Graus noutro.
Abraço.
Sérgio
Igual já falei, meu carro atualmente tá chipado e andando bem. Acha que vale a pena esses bicos ou não terei grandes melhorias? De potência eu estou satisfeito, mas sinto falta de uma "pega" melhor em baixa rpm..
Se é PnP e se valer a pena, vou pensar seriamente em instalar um jogo desses bicos pra testar..
Lucas:
Antes de opinar sobre os injetores, me responda algumas questôes:
1- Voce testou/conferiu o torque/potencia no DINA?
2- Como está o controle da WASTEGATE? É por atuador a vácuo, controlado pelo módulo eletronico do motor?
3- Qual o giro que está o torque máximo( conferido no DINA, ou estimado/informado pelo Reyko)?
4- A partir de que RPM, voce "lê" no manometro a pressão de 1,7Kg
6- O manometro de seu MARRUÁ, deve ser eletronico, certo? Com sensor integrado ao sensor MAP que fica no coletor de admissão, ou é de outra forma? Se for diferente, onde estáo sensor/tomada de pressão?
7- Apesar de dizer que seu turbo é um BORG K16, tem como verificar nas caracças, os A/Rs?
Veja, 47 Kgf/cm2 de torque, é muita coisa, mesmo com pneus grandes, era pra ter uma boa "pegada". é mais que o torque do SPRINT 4.2, do CUMMINS 4BTAA.
Abraço
Sérgio
Sergio, vamos la:
1- As informacoes a respeito da potencia e torque foram passadas pela Reiko, nao cheguei a testar no dino.
2- Que eu saiba a wastegate esta na regulagem original, o acionamento eh eletronico atravez da valvula moduladora.
3- Os 47kgs de torque aparecem aos 2.200rpm, realmente colo no banco quando chega a esta rotação.
4- A pressão de 1,7kg aparece nos 2.200rpm mesmo, porem aos 1.800rpm ja tenho 1kg e 1,5kgs a 2.000rpm.
5- Na entrada do coletor de admissão tem um sensor que mede a pressão do turbo e informa ao modulo. Eu instalei um manômetro mecânico da odg ao lado desse sensor eletrônico. Quando conclui a instalação, pluguei um scanner notebook no carro pra comparar os resultados, os dois acusaram pressão máxima de 1,7kgs aos 2.200rpm.
6- Como eu verifico essas informações no turbo?
Quando disse que queria uma pegada melhor eu me referia ao torque em baixa rotação, esse mwm abaixo dos 2.000rpm eh bem frouxo, mas sem tgv acho difícil melhorar isso..
Abs.
Lucas:
O que acontece provavelmente, é que seu turbo não pressuriza(enche) com 1,7 Kg, antes das 2200rpm, muito provavelmente por conta de A/R "grande", na Turbina(caracaça quente).
Como o controle é feito "eletronicamente", o principio é semelhante ao controle por solenoide que falo, na verdade a moduladora é uma valvula com solenoide, porém, ela "modula", dosa, a quantidade de pressão negativa(vácuo) aplicada ao atuador da WASTE, de acordo ao aumento da pressão, abrindo totalmente, um pouco, quase nada, fechando, etc, a WASTE, com a necessidade. Só que , como disse, provavelmente seu turbo atinge a ressão máxima "programada", a partir das 2000rpm, por causa do A/R (penso que .63 em diante). A GT2056V, por exemplo, tem o A/R da caixa quente de .64, mas o "efeito" TGV, "modifica" este A/R pra baixo(.36, .47, .53,etc), mas baixas rpms.
Mas não necessariamente voce teria que colocar uma TGV, pra "descer" a curva de torque, pode ver a possibilidade de trocar a caixa quente de seu turbo por uma de um A/R menor, também valvulada, no máximo, disse "no máximo", dependendo se houver alguma perda em alta( back pressure acima das 3600rpm), uma segunda wasegate "externa" pode ser colocada, sem maiores problemas ou dificuldades de instalação, controlada por um pressostato, para abri-la completamente só acima dos 1,7Kg., e isso tudo é bem mais baratoo que uma TGV nova. O sistema de controle continuaria o mesmo. Penso que isso dará uma melhora considerável, pois seu sistema eletronico de injeção, "lê", através do MAP, a pressão no coletor, e injeta diesel compatível com a pressão, como ocorre do 2200rpm em diante. Como seu carro está "chipado", as características para aumento de almentação já foram alteradas em outros parâmetros, que não o aumento de diametro dos injetores(BICOS DE MAIOR VAZÃO), então, por enquanto, entendo que não será necessário voce gastar com novos injetores, que custarão mais caro que a troca da carcaça quente.
NAs LATERAIS DAS CARCAÇAS, vem em alto relevo, o A/R delas. As mediads dos rotores, ai, só abrindo a danada, pra checar. MAs com os A/Rs, tentaremos melhorar as conclusões.
O compressor deve estar funcionando mais ou menos como no gráfico em anexo. Se eu estiver certo,(este turbo tiver rotor do compressor com 56mm. de diametro, é possivel, caso a carcaça quente realemente tenha um A/R .64, trocar por uma menor (.47), e pensar em ter torque já aos 1600rpm.
Abraço.
Sérgio
Amigo Lucas,
o Sérgio já disse tudo. Realmente os injetores de maior vazão não resolveria o seu caso.(mas quanto a qualidade não existe nada igual, são ótimos). Eu estava com o mesmo problema na minha F250, fumaçava em baixa e só tinha pressão acima dos 2300 rpm, testei 4 configurações de turbina, até então , resolver colocar uma com caixa quente .48 valvulada. Agora a turbina pega muito cedo, e não para de encher tambem. Só estou esperando chegar via correios o presostato+selenoide pra eu montar na WG. Creio que vai melhorar muito.
Abraço.
Sérgio,
Atualmente estamos com um mwm 2.8 com bicos rash medidos 160 pocotos na roda, porém o lag é mto grande... antes de pensar num biturbo, o que acha de substituir a atual gt20 pela k16 do fordcargo?
Em alta, tenho certeza que vai sobrar bonito... mas em baixa será que o ganho será significativo?
Fala elmestizo:
A principio, voce tá com a turbina original, GT20(Gt2056), é isso? Ou essa turbina foi alterada por outra? Com esa alimentação(diesel) medindo 160 cv nas rodas, é algo em torno dos 200cv no volante! E isso fica bem no limite, do compressor 2056, e sai fora do gráfico, para colocar torque(pelo menos 40/41Kg@1600RPM) . A K16, tem rotor do compressor de 59mm, se voce conseguir o conjunto rotativo da K16, mas utilizando o eixo(rotor da turbina) da GT2056, com a caracça quente original da GT20(A/R .47), com controle da WASTE, pra abrir com 1,5/1,6Kg de PRSSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO, penso que dará uma melhora sgnificativa. Se voce colocar a K16 completa, vai demorar a encher também porque tem rotor de aprox. 50mm, e A/R de turbina .56. Colocando o conjunto rotativo da K16(ou Gt2259), com eixo de 47mm.(rotor da turbina) na carcaça quente da GT20, A/R .47, a chance de pressurizar logo aos 1500RPM, melhora significativamente. Mas não pode esquecer de deixar a WASTEGATE funcionando bem.
Abraço.
Sérgio.