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  • #325
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Pois é Sérgio, estão só haverá 2 posições da WG: Totalmente aberta, ou totalmente fechada?

    Por exemplo, regulei o pressostato e o solenóide para abrir a WG quando atingir 1,5 kgf.
    Quando atingir esta pressão, a WG irá abrir totalmente, certo? Neste momento o "by pass" estará aberto, e o fluxo de gases ficará "mais livre" pelo "by pass" do que por dentro do caracol quente. Isto não fará a pressão cair instantaneamente?

    Mais uma situação: Estando andando, quando atingir 1,5 kgf ao abrir totalmente a WG, a pressão não cairá drasticamente, visto que reduzirá muito o fluxo de gases no caracol quente?
    E quando estiver constantemente a 1,4 e 1,5 (subida de serra, por exemplo) a WG ficará abrindo e fechando totamente inúmeras vezes seguidas? Isto deve ocasionar trancos, ou não?
    Pensando nestas situações, a abertura parcial não seria mais indicada?
    Diesel:
    O Sitema de controle via solenoide, é o que vem hoje nos carros turbo de fábrica com injeção eletronica, onde o principio de funcionamento é esse ai. O fechamento/abertura acontece muito rápido, muitas nem chegando ao "fim de curso", justamente por causa do controle eletrico da solenoide/pressotatos, que se observar em uma dos manuais que postei, são "aparelhos" confeccionados para alguns ,milhôes de manobras. Veja estes dois links, Best Cars Web Site Best Cars Web Site onde explica de forma mais detalhada o negócio. As opções hoje, de melhorar o controle de wastegate, e consequentemente o desempenho de turbos, onde voce pode adequar mais de uma configuração no mesmo turbo(como torque em baixa rpm, e boa potencia final), são amplas, com o uso de ""acessórios" eletro eletronicos, como os em questão, e mais alguns. O SPA turbo, por exemplo, vende dois modelos de ATUADORES de WASTEGATE, um para pressões de 0,4 a 0,8 Bar, e outro para pressões de 0,8 a 1,5 Bar, que utiliza um sistema de "pressurização" da PARTE INFERIOR DO ATUADOR, para aumentar a resistencia da MOLA do mesmo, SEM ENCURTAR A HASTE(ação considerada vilã, no ato de aumentar a faixa de pressão de atuação de um turbo).
    Quando eu estava preparando a DAKOTA, comprei da GUSTER, mandados fazer sob emcomenda(personalizados), Guster Racing com os quais eu montei o controle do atuador da WASTE(porem antes de ficar pronto, como tive que vender o carro retirei os instrumentos), para funcionar com pressão de 1,2Kg de pressão no coletor, onde a solenoide atuava não abrindo a WASTE antes desta pressão, até os 3000 RPM, depois disso, o contagiros, quando "lia" 3001 RPM, retirava o SOLENOIDE DO CIRCUITO, deixando o atuador por conta da pressão direta, já que ele estaria regulado para 1,5 Kg SEM ENCURTAMENTO DA HASTE . MAs este processo todo, não é necessariamente indispensável, só o sistema pressostato/solenoide, já melhora absurdamente.
    Abraço
    Sérgio

  • #326
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Diesel:
    O Sitema de controle via solenoide, é o que vem hoje nos carros turbo de fábrica com injeção eletronica, onde o principio de funcionamento é esse ai. O fechamento/abertura acontece muito rápido, muitas nem chegando ao "fim de curso", justamente por causa do controle eletrico da solenoide/pressotatos, que se observar em uma dos manuais que postei, são "aparelhos" confeccionados para alguns ,milhôes de manobras. Veja estes dois links, Best Cars Web Site Best Cars Web Site onde explica de forma mais detalhada o negócio. As opções hoje, de melhorar o controle de wastegate, e consequentemente o desempenho de turbos, onde voce pode adequar mais de uma configuração no mesmo turbo(como torque em baixa rpm, e boa potencia final), são amplas, com o uso de ""acessórios" eletro eletronicos, como os em questão, e mais alguns. O SPA turbo, por exemplo, vende dois modelos de ATUADORES de WASTEGATE, um para pressões de 0,4 a 0,8 Bar, e outro para pressões de 0,8 a 1,5 Bar, que utiliza um sistema de "pressurização" da PARTE INFERIOR DO ATUADOR, para aumentar a resistencia da MOLA do mesmo, SEM ENCURTAR A HASTE(ação considerada vilã, no ato de aumentar a faixa de pressão de atuação de um turbo).
    Quando eu estava preparando a DAKOTA, comprei da GUSTER, mandados fazer sob emcomenda(personalizados), Guster Racing com os quais eu montei o controle do atuador da WASTE(porem antes de ficar pronto, como tive que vender o carro retirei os instrumentos), para funcionar com pressão de 1,2Kg de pressão no coletor, onde a solenoide atuava não abrindo a WASTE antes desta pressão, até os 3000 RPM, depois disso, o contagiros, quando "lia" 3001 RPM, retirava o SOLENOIDE DO CIRCUITO, deixando o atuador por conta da pressão direta, já que ele estaria regulado para 1,5 Kg SEM ENCURTAMENTO DA HASTE . MAs este processo todo, não é necessariamente indispensável, só o sistema pressostato/solenoide, já melhora absurdamente.
    Abraço
    Sérgio
    Pensei que tinha postado uns manuais que tenho de pressostato, mas deve ter dado pane na net,na hora que pnsei estar postando.
    Veja os anexos, com modelos que usamos por aqui. Note que um deles, o ZURICH ECO, é testado para funcionamento de 500 milhões de ciclos(abre/fecha contato), os solenoides estão na mesma razão.
    Motor MWM Sprint. Arquivos Anexos

  • #327
    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Você quer dizer que quando elevamos a pressão de trabalho através da regulagem do parafuso da WG, quando a pressão esperada é atingida a válvula não abrirá completamente (como na pressão original)?
    Esta abertura "parcial" da WG é que iria gerar a Back Pressure?
    Sérgio, e sobre esta dúvida acima?


    Um primo meu, certa vez adquiriu um "booster" americano (de uma destas marcas famosas de preparação nos EUA, não lembro ao certo qual) e instalou em um Sprint 4.07 TCA. Com este equipamento, era possível regular a pressão máxima de funcionamento de dentro do veículo apenas apertando nos botões...
    Será que a idéia era mais ou menos a mesma do pressostato + solenóide, só que com a regulagem do pressostato a distância?
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  • #328
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    Sérgio, e sobre esta dúvida acima?


    Um primo meu, certa vez adquiriu um "booster" americano (de uma destas marcas famosas de preparação nos EUA, não lembro ao certo qual) e instalou em um Sprint 4.07 TCA. Com este equipamento, era possível regular a pressão máxima de funcionamento de dentro do veículo apenas apertando nos botões...
    Será que a idéia era mais ou menos a mesma do pressostato + solenóide, só que com a regulagem do pressostato a distância?
    Diesel:
    Sobre "a dúvida acima", com certeza no POST 321(na página anterior), tem a resposta.
    Quanto a montagem de um SISTEMA DE CONTROLE DE OVER BOOSTER, é simples de se montar, e se usa valvula solenoide, manometro(para monitorar a pressão, mais que normal), pressostato, um botão liga/desliga comum(o pessoal gosta de usar, pra dar um efeito, aqueles botões de "caça", avião). O pressostato, irá fazer a regulagem "REMOTA", como no sistema que estamos "discutindo", o BOTÃO DE CONTROLE "EXTRA", fica alo alcance do motorista, que na hora que ele entender, ACIONA este botão, "CORTANDO" OU "ACIONANDO" o SOLENOIDE, dependendo do jeito que esteja ligado, se ligar para liberar pressão para o atuador ou desligar, para esta mesma função. E então monitora pelo manometro, o ponto(pico)de pressã que vai querer , além da pressão normalmente regulada no pressostato. É possivel, também com este botão, ou mais um, desacionar o pressostato a partir de determinada rotação, desde que se tenha um atuador que venha regulado INTERNAMENTE(configuarção de mola), para abrir totalmente a WASTE, na pressão desejada, com ABERTURA PROGRESSIVA, como é na maioria dos motores, ou também é possivel se fazer esta "interceptação" de modo remoto(como desenhei pra minha DAKOTA), por meio de um contagiros digital, com pulso de sinal eletrico programável.
    Enfim, as possibilidades são inúmeras.
    Abraço
    Sérgio

  • #329
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    Motor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-6.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-4.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-4.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-3.jpgDiesel:
    Veja as fotos do manometro que mandei fazer na GUSTER, logicamente que eles já tem o modelo, e em conversa com o pessoal da GUSTER, pedi o design, como queria; os LEDS acendendo em AZUL, até a pressão que defini com pico(1,5Kg), e daí em diante acendendo em VERMELHO. ESte manometro, tem o sistema de envio de pulso eletrico, porgramável, na pressão que desejar, para acionar um instrumento elétrico 12 volts( preferencialmente um RELÉ), que fechará/abrirá um contato, ligando/desligando algo, no nosso caso o SOLENOIDE 3 VIASMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-1.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-2.jpg

    da uma olhada nos links http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...-dakota-4.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota) a partir do POST 47, e http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...-dakota-5.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota) , POSTs 40 e 50.
    Abraço
    Sérgio

  • #330
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    Motor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-rele-de-acionamento-solenoide.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-rele-de-acionamento-solenoide-2.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-8-sensor-de-pressao-na-mang.-junto-ao-coletor.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-8-sensor-de-pressao-na-mang.-junto-ao-coletor-3.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-8-sensor-de-pressao-na-mang.-junto-ao-coletor-2.jpg

  • #331
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    Motor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-rele-de-acionamento-solenoide.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-8-fiacao-sensor-de-pressao-3.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-9.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-8-derivacao-para-sensor-de-pressao.jpgMotor MWM Sprint.-manoetro-guster-para-controle-wastegate-8-sensor-de-pressao-na-mang.-junto-ao-coletor.jpg

  • #332
    Grande Sérgio,
    Primeiramente muito obrigado pela ajuda que você tem dado, realmente está mudando alguns rumos de meus planos para o motor da "Machona".
    Seguindo o que estávamos discutindo, então poderíamos até deixar a WG regulada para MENOR pressão (menor carga na mola), pois assim teríamos certeza que ela abriria totalmente e também mais rapidamente. Afinal, mesmo com pouca pressão na mola, ela ficará fechada até que o solenóide libere a pressão para abri-la. Meu raciocínio está correto?
    Sinto que meu Sprint perde desempenho entre 3.000 e 3.500 RPM, faixa em que é importante termos potência em ultrapassagens.
    Em subidas com o "pé fincado", o manômetro bate 1,4 kgf e se mantem em pouco mais de 1,3 kgf... Já em estrada plana, fica pouco abaixo de 1,3 kgf.
    Será que com a adição do pressostato + solenóide, com a pressão regulada para 1,5 kfg, mantendo a BI como está terei ganho no desempenho?
    Ou ainda, mantendo os mesmos 1,3 kfg, mas com a abertura da WG controlada eletronicamente, terei alguma diferença perceptível?
    Atingirá a pressão máxima mais cedo pelo fato da WG estar totalmente fechada até atingir a pressão pré-programada de abertura?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor MWM Sprint.-dsc04200-b.jpg  
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #333
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Grande Sérgio,
    Primeiramente muito obrigado pela ajuda que você tem dado, realmente está mudando alguns rumos de meus planos para o motor da "Machona".
    Seguindo o que estávamos discutindo, então poderíamos até deixar a WG regulada para MENOR pressão (menor carga na mola), pois assim teríamos certeza que ela abriria totalmente e também mais rapidamente. Afinal, mesmo com pouca pressão na mola, ela ficará fechada até que o solenóide libere a pressão para abri-la. Meu raciocínio está correto?
    Sinto que meu Sprint perde desempenho entre 3.000 e 3.500 RPM, faixa em que é importante termos potência em ultrapassagens.
    Em subidas com o "pé fincado", o manômetro bate 1,4 kgf e se mantem em pouco mais de 1,3 kgf... Já em estrada plana, fica pouco abaixo de 1,3 kgf.
    Será que com a adição do pressostato + solenóide, com a pressão regulada para 1,5 kfg, mantendo a BI como está terei ganho no desempenho?
    Ou ainda, mantendo os mesmos 1,3 kfg, mas com a abertura da WG controlada eletronicamente, terei alguma diferença perceptível?
    Atingirá a pressão máxima mais cedo pelo fato da WG estar totalmente fechada até atingir a pressão pré-programada de abertura?
    Fala Diesel:
    é isso mesmo, não precisa se preocupar com a "resistencia EFETIVA" da mola do atuador(desde que ela não seja muito baixa, para não interfeir na RESPOSTA DE RETORNO, que dizer, a força da mola, pra fechar de novo, a WASTE), visto que ( e por isso!), usamos a PRESSÂO TOTAL PRODUZIDA PELO TURBO, PARA ACIONAR O ATUADOR, o controle de adertura "exercido" pelo pressostato é que toma a pressão no COLETOR, que é a que necessariamente precisamos saber.
    Este sintoma de perca de rendimento após os 3000rpm, pode sim estar relacionado com o "fenômeno" contra pressão, por conta da WASTE "pouco" aberta. Veja no link , fabrica WASTESGATES de altíssimo padrão. LÓOOOGICO, que a WASTEGATE integrada, não fará do jeito que voce verá no vídeo, mas bem regulado, um bom atuador, com uma boa mola, tem-se a melhora no resultado.
    O ganho de rendimento, com o aumento da "pressão absoluta" no coletor, tem que acontecer, obviamente se voce tem aliemntação diesel.
    se voce mantiver a pressão em 1,3kg, mas controlando com o sistema pressostato/solenoide, também haverá ganho, porque a pressão virá mais rápido, e em rotaçôes mais baixas, como a BI tem um LDA, que manda diesel de acordo a "disponibilidade" de "AR"(entenda-se fluxo/volume), seu TORQUE aumentará.
    Abraço
    Sérgio

  • #334
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    28/12/2007
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    Araguari - Triângulo Mineiro/MG
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    Amigos,
    ainda não tive tempo de instalar o pressostato. Essa semana ta muito corrido pra mim.
    Queria que voces me ajudassem mais uma vez, se não for sair do assunto do tópico. Estou procurando uma relação do diferencial da F250 eletronica 11x39 e tambem um jogo de rodas usadas da F250 2007 p/ frente, desse modelo da nova, aqui na minha região não estou encontrando. Gente, se alguem souber me avisa .

    desde ja agradeço
    F250 XLT 2001
    Fratelli Bosio 30% + Coletor Especial Rash + Holset HX 40
    Aguardando Dinamômetro

  • #335
    Usuário Avatar de Miranda
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    18/04/2005
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    Jataí/
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    Cara, tenho quase certeza que minha cabine simples ta sofrendo com esse sintoma de back pressure.
    Ao chegar em 140.. que é mais ou menos usn 3000rpm do Sprint, se eu afundar o pé, a caminhonete ronca forte, mas nao desenvolve, só se for com o pé de leve.. parece que quando pisa, a caminhonete ate se segura pra trás.. é engraçado!
    Pelo que li aqui, to achando que pode ser isso.. vou instalar um manometro da turbina e monitorar. Tava achando msmo que a haste da wg tava mais curta que a da cabine dupla.. devem ter dado mais pressao pra melhorar em baixa e mataram ela em alta.

  • #336
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    06/04/2008
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    Citação Postado originalmente por Miranda Ver Post
    Cara, tenho quase certeza que minha cabine simples ta sofrendo com esse sintoma de back pressure.
    Ao chegar em 140.. que é mais ou menos usn 3000rpm do Sprint, se eu afundar o pé, a caminhonete ronca forte, mas nao desenvolve, só se for com o pé de leve.. parece que quando pisa, a caminhonete ate se segura pra trás.. é engraçado!
    Pelo que li aqui, to achando que pode ser isso.. vou instalar um manometro da turbina e monitorar. Tava achando msmo que a haste da wg tava mais curta que a da cabine dupla.. devem ter dado mais pressao pra melhorar em baixa e mataram ela em alta.
    fala Miranda:
    Isso procede. Pode ser mesmo, back pressure(prefiro falar contrapressão,hehe..). Com o manometro instalado, vai lhe ajudar a "diagnosticar" melhor, pois se estiver ocorrendo contrapressão, o a pressão vai subindo, e quando chegar no ponto em que fluxo dos gases, for maior que a capacidade de escape(passar tudo pelo rotor da turbina e a wastegate "mal regulada"), vai matar a velocidade dela(turbina), e consequentemente, a pressão cai.
    Abraço
    Sérgio

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