Powered by vBulletin

4x4 para iniciantes... qual comprar?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 33 de 246 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23242526272829303132333435363738394041424383133 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/12/2009, 19:50
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por SidGBF Ver Post
    Olá a todos e eu realmente peço desculpas por repetir a pergunta mais besta que vocês tem que aturar, mas acredito (e realmente espero) que estou fazendo a pergunta de forma mais objetiva.

Li o post fixo a respeito que dá um overview sobre não haver veiculo ideal e tudo mais, acho correto, porém isso é deixar a pessoa meio 'no mato sem cachorro'. Existem vários tipos de necessidade, desde apenas encarar ruas de má qualidade até rock climbing, e existem veiculos novos e antigos, bem como o carro tal e qual saiu da loja e modificado.

Ok, até agora continuei no óbvio, e quero deixar que eu nunca comprei um carro. Embora dirija relativamente bem, estou estudando comprar um carro próprio e a idéia de um off road tem me agradado muito. Mas para isto tenho que ler muito e aprender muito, então vamos as perguntas que quero fazer:

- Veiculos com imagem de off road (Cross Fox, Eco Sport, Montana, etc) são apenas imagem, certo?
    - De veiculos 'prontos', quais são os que podem ser usados para trabalho no campo, eventualmente pequenas trilhas?
    - É tão normal vazar oleo??? (Essa veio da lista de frases que vocês escutam)
    - Quais as vantagens/desvantagens entre diesel e gasolina? Nestas modas de combustiveis alternativos, existe algum para o off road?
    - Embora dependa dos cuidados do dono, qual a kilometragem 'sadia' de um off road para uso principal? Exemplo, um Lada Niva ano X de Y mil kilometros pode ser viavel? (Sei que esta é complicada)

Agradeço muito a todos que tiveram a paciência de ler este post e ainda mais aos que vierem a responder.
    Fiquem com Deus.

De modo geral, quanto mais novo e menos rodado for o veículo, mais confiável ele será. Também de modo geral, os 4x4 com motor diesel original (para deixar claro que excluo os adaptados) costumam ser mais robustos. Entretanto, há um fator incontornável que deve ser considerado, sem o qual não faz sentido continuarmos:

Qual é o valor que você pretende investir neste 4x4?
  • 22/12/2009, 20:26
    SidGBF
    Citação:

Postado originalmente por guga100 Ver Post
    olha Sid

posso tenta responde algumas perguntas suas,

sobre a primeira pergunta de veiculos com imagen pronta, na miha opnião, são + imagem que utilidade real, essas imagen off road que eles passam é pra quando vc passa por algumas estradas de chão, ou nos casos das cidades nas buracadas ^^ , para vc poder passar com alguma tranquilidade em estradas que n são asfaltadas. ja penso um cross fox ou uma montana num atoleiro dakeles brabu msm , ahuhuahua seria muitu bizaro =D

vaza óleo é quase que comun num 4x4 ^^, copiando a assinatura de alguem aqui do forum "n ta vazando, ta marcando territorio" ^^
    por mais que vc vede aki, vede ali, sempre sobra algo para pingar.

entre diesel e gasolina, vo de diesel, porem um carro a diesel o preço dele é maior que um a gasosa (ki pena =\) a manutenção do diesel é bem menor que em relação a gasolina, porem quando ocorre costuma ser mais caro (isso quando acontece)
    isso tudo depende da manutenção preventiva que vc fizer, respeitando o limite do motor, trocando o óleo nos periodos corretos.
    Sobre combustivel alternatico temos o bio-diesel (que n necessita modificações no motor) e nos demais temos o etanol. claro que nenhum deles é exclusivo para o off-road, mas vale a pena por que vem de fontes renovaveis =).

desculpa se n consegui responder todas, mas nois tenta ;D.

o 4x4 ideal é aquele que vc senta e ja senti É ESSE!

desculpa qualquer besteria, e me corrijam se estiver errado ^^

Buscava exatamente este tipo de resposta!
  • 22/12/2009, 20:33
    SidGBF
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    De modo geral, quanto mais novo e menos rodado for o veículo, mais confiável ele será. Também de modo geral, os 4x4 com motor diesel original (para deixar claro que excluo os adaptados) costumam ser mais robustos. Entretanto, há um fator incontornável que deve ser considerado, sem o qual não faz sentido continuarmos:

Qual é o valor que você pretende investir neste 4x4?

Girti, é exatamente isto que quero dimensionar.
    2010 estou investindo muito e acredito que a sorte vai mudar, entre outras coisas vou comprar um carro. Entre meus interesses está comprar um terreno na area rural para os finais de semana, então estou querendo dimensionar qual a melhor opção. Sei que vou querer um veiculo com capota fixa, até por que gostaria de ar condicionado, e que não devo buscar um veiculo para trilhas pesadas, mas que consiga se dar mais que bem em terrenos irregulares comuns no campo. Uma opção seria um pequeno offroad para o campo e um pequeno para a cidade, mas acho que seria jogar dinheiro fora, então quero conhecer as opções e ver o que vale a pena. Gostaria de achar um veiculo abaixo de 60.000 (novo 0km) para isto (se fosse um carro urbano seria um Siena tetrafuel), porém uma pickup ou veiculo similar pode ser uma ótima pedida.
    Quero entender como avaliar as opções conhecendo melhor as variaveis, exemplo, sei que troller é um 4x4 bom, mas custa 150k +, é praticamente uma grife, e não é a grife que vai me dar segurança.
    Aproveitando, hoje vi uma S10 com rodas claramente mudadas, que pareciam reforçadas, essas camionetes são boas para trilhas?

Desculpe se não fui claro
  • 22/12/2009, 21:01
    Girti
    Citação:

Girti, é exatamente isto que quero dimensionar.
    2010 estou investindo muito e acredito que a sorte vai mudar, entre outras coisas vou comprar um carro. Entre meus interesses está comprar um terreno na area rural para os finais de semana, então estou querendo dimensionar qual a melhor opção. Sei que vou querer um veiculo com capota fixa, até por que gostaria de ar condicionado, e que não devo buscar um veiculo para trilhas pesadas, mas que consiga se dar mais que bem em terrenos irregulares comuns no campo. Uma opção seria um pequeno offroad para o campo e um pequeno para a cidade, mas acho que seria jogar dinheiro fora, então quero conhecer as opções e ver o que vale a pena. Gostaria de achar um veiculo abaixo de 60.000 (novo 0km) para isto (se fosse um carro urbano seria um Siena tetrafuel), porém uma pickup ou veiculo similar pode ser uma ótima pedida.
    Quero entender como avaliar as opções conhecendo melhor as variaveis, exemplo, sei que troller é um 4x4 bom, mas custa 150k +, é praticamente uma grife, e não é a grife que vai me dar segurança.
    Aproveitando, hoje vi uma S10 com rodas claramente mudadas, que pareciam reforçadas, essas camionetes são boas para trilhas?

Desculpe se não fui claro

Hehehe... você foi "meio claro"! rsrsrsrs

Não ficou claro se você faz questão de um 4x4 "0 Km" ou se consideraria um usado. Em todo caso, vamos nos ater aos R$60.000, valor insuficiente para comprar qualquer 4x4 novo, exceto, talvez, o Jimny que, acredito, seria inadequado para você, devido ao seu pequeno espaço para passageiros e bagagem. Assim sendo, creio que você deveria se direcionar aos 4x4 seminovos a gasolina ou flex (os diesel seminovos custam muito mais do que R$60.000). Temos aí o Tracker, o TR4 como principais "candidatos", ambos consagrados entres os proprietários de 4x4. Há ainda o Kia Sportage (modelo novo), os 4x4 da Subaru (Forrester e Outback), da Honda (SRV, senão me falha a memória) e outros menos comuns mas não inferiores (mas, devido à sua menor quantidade, sua manutenção aí em Floripa pode ser mais complicada).
    Entre os diesel já um pouco mais velhos (ou seja, não seminovos) a este preço de R$60.000, podemos citar o Defender, as Pajeros e as SW4 (Toyota).

Como você pode perceber, as opções são muitas. Tendo em vista que você tem ainda um bom tempo disponível antes de tomar a sua decisão, minha recomendação é a seguinte:

pense bem em quais serão as suas necessidades, em termos tanto de uso cotidiano como uso em fora-de-estrada. Isto irá ajudá-lo a direcionar melhor a sua escolha, eliminando, talvez, algumas das opções existentes;

pesquise, leia, examine, dirija cada um dos veículos restantes, fazendo uma lista do que lhe agrada e desagrada em cada um deles. Aos poucos, você irá ter uma lista de preferências, que irá ajudá-lo a tomar a sua decisão final.

Curiosidade (não precisa responder, se não quiser): aonde você pretende comprar o seu terreno?
  • 22/12/2009, 21:15
    SidGBF
    Citação:

Não ficou claro se você faz questão de um 4x4 "0 Km" ou se consideraria um usado. Em todo caso, vamos nos ater aos R$60.000, valor insuficiente para comprar qualquer 4x4 novo, exceto, talvez, o Jimny que, acredito, seria inadequado para você, devido ao seu pequeno espaço para passageiros e bagagem. Assim sendo, creio que você deveria se direcionar aos 4x4 seminovos a gasolina ou flex (os diesel seminovos custam muito mais do que R$60.000). Temos aí o Tracker, o TR4 como principais "candidatos", ambos consagrados entres os proprietários de 4x4. Há ainda o Kia Sportage (modelo novo), os 4x4 da Subaru (Forrester e Outback), da Honda (SRV, senão me falha a memória) e outros menos comuns mas não inferiores (mas, devido à sua menor quantidade, sua manutenção aí em Floripa pode ser mais complicada).
    Entre os diesel já um pouco mais velhos (ou seja, não seminovos) a este preço de R$60.000, podemos citar o Defender, as Pajeros e as SW4 (Toyota).

Como você pode perceber, as opções são muitas. Tendo em vista que você tem ainda um bom tempo disponível antes de tomar a sua decisão, minha recomendação é a seguinte:

pense bem em quais serão as suas necessidades, em termos tanto de uso cotidiano como uso em fora-de-estrada. Isto irá ajudá-lo a direcionar melhor a sua escolha, eliminando, talvez, algumas das opções existentes;

pesquise, leia, examine, dirija cada um dos veículos restantes, fazendo uma lista do que lhe agrada e desagrada em cada um deles. Aos poucos, você irá ter uma lista de preferências, que irá ajudá-lo a tomar a sua decisão final.

Curiosidade (não precisa responder, se não quiser): aonde você pretende comprar o seu terreno?

Em principio Rio Grande do Sul, eventualmente em SP algo próximo a Jundiaí ou em Santa Catarina. São coisas menos definidas que comprar o carro.

Sobre os veiculos, isto mostra minha falta de conhecimento, ainda assim, se comprasse o siena (50.000) teria de comprar um Samurai (surrado) por uns 20.000 pelo menos, assim, comprar um veiculo bom que faça os dois é economia. Com certa frequencia terei de ir a reuniões, então a aparência do carro ainda tem que ser sociavel (ou amedrontadora, depende da reunião).
    Embora acima do que eu gostaria de investir, não que não aceite, eu vi a S10 e a Blazer, mas fico com medo de ser mais imagem do que qualidade, embora veiculos assim tem um ótimo conforto então é um '4x4 familiar', se entendi certo até agora.

Sobre novo ou usado, eu preparo todas as métricas baseado em um novo, depois pesquiso se encontro um usado que valha a pena, pois a diferença de valor pode ir para um capricho no veiculo.

O que mais importa é que o que eu quero mesmo, que é saber o que NÃO é bom, eu estou conseguindo, graças ao 4x4 Brasil :D
  • 22/12/2009, 23:29
    SidGBF
    Citação:

Cara, olhei com cuidado cada um dos veiculos que você indicou e entendi que existem, basicamente, 3 ramos:
    Jeep (Troller, Willy, Samurai, Tracker, Defender, TR4...)
    SUV (SW4, Sportage, Blazer...)
    Picapes (L200, S10, Ranger...)

Foi muito bom pois acredito que o que busco é na categoria das picapes (tem que ser a mais cara né???), mas ainda tenho que ver qual será meu uso ;)
    O melhor é que agora ao olhar na rua eu saberei o que é o que.
    A respeito da L200, que foi uma que espiei e achei muito legal, ela de fato dá conta do serviço? Existem rodas 'de fabrica' mais fortes? Pois já vi varias vezes pickups com rodas que pareciam de caminhão pequeno *rs*
  • 23/12/2009, 01:16
    Girti
    Citação:

Cara, olhei com cuidado cada um dos veiculos que você indicou e entendi que existem, basicamente, 3 ramos:
    Jeep (Troller, Willy, Samurai, Tracker, Defender, TR4...)
    SUV (SW4, Sportage, Blazer...)
    Picapes (L200, S10, Ranger...)

Foi muito bom pois acredito que o que busco é na categoria das picapes (tem que ser a mais cara né???), mas ainda tenho que ver qual será meu uso ;)
    O melhor é que agora ao olhar na rua eu saberei o que é o que.
    A respeito da L200, que foi uma que espiei e achei muito legal, ela de fato dá conta do serviço? Existem rodas 'de fabrica' mais fortes? Pois já vi varias vezes pickups com rodas que pareciam de caminhão pequeno *rs*

A não ser que você precise transportar carga, não recomendo uma picape para o uso cotidiano. São veículos pesados e menos ágeis do que os SUVs e a maioria dos jipes, o que as torna bastante cansativas para o uso diário, principalmente no uso urbano (vá achar vaga de estacionamento com uma dessas picapes...). Além disso, são desconfortáveis para os passageiros de trás (não sei se isto é importante para você), não têm porta-malas fechado (idem) e são bastante visadas pelos amigos do alheio.
  • 18/01/2010, 14:02
    RodrigoN
    Explorer vs SW4
    Estou em busca de meu primeiro SUV.
    Procuro um carro confortável para uso diário e viagens encarando praias, dunas e trilhas leves sem problemas. Comecei paquerando algumas Sportages mas minha mania de carro grande me levou para outras possibilidades.
    Adoro o jeitão da SW4 mas também sou fã do conforto da Explorer. Em minha cidade uma Explorer 97 gira em torno de 18.000 enquanto a SW4 98 3.0 D esta por volta de 30.000. Tenho dúvidas se vale pagar 12.000 pelo motor a diesel e o estilo do carro. Gostaira da opinião de vocês em termos de consumo, manutenção e problemas qual seria a melhor escolha. Sempre acompanho os tópicos e leio opiniões positivas sobre as duas viaturas, queria uma comparação mais direta entre elas.

Obrigado
  • 19/01/2010, 00:42
    mak (SP/ZN)
    tenho as duas...
    Explorer tem muuuuuuuito mais conforto que a Hilux...
    Hilux é mais robusta e mecanicamente mais confiavel que a Explorer...
    explorer faz 7km/L na gasola, Hilux 10km/L no diesel (estrada)...
    o Seguro contra roubo de uma explo é desnecessario, o da Hilux é muuuuito alto e até certo ponto imprescindivel.

Se botar na ponta do lapis vc compra 2 explos com o valor cheio de uma Hilux... então ande nas duas e põe na balança da conta bancaria...
  • 19/01/2010, 11:55
    RodrigoN
    Valeu mesmo pelas dicas. A propósito, vi que vc tem uma Exp com 2.5 TDI.
    Sabes da possibilidade de adaptar o 1.9 TDI da Vw.. golf europeu.. na Expo? :} meu cunhado esta com um vitara encostado sem tempo e saco de terminar a adaptação do 1.9TDI... doido pra jogar ele no lixo.. se brincar.. com o preço da Exp... da pra pegar ela + o vitarinha dele que vem com esse brinquedo no coração de brinde... Se o vitarinha não fosse tão pekenininho (axo que sou meio claustofóbrico quando se trata de carros :D) enffim. .só tenho medo dessas coisas de adaptação...

A propósito.. 7km/l? serio?? eu esperava uns 4km/l ;x minha mãe vai ficar com inveja :P
    O Pálio dela faz os mesmos 7km/l... ela já fica revoltada quando solto que meu corolla faz 11 ^^ Uma expo.. desse tamanho e peso andando como o palio.. ela vai acabar tocando fogo nele (e eu ajudando a fazer isso)

Estou mesmo tendencioso a Exp. Vou dar umas voltas nela no fim de semana e pesar direitinho isso. Obrigado
  • 20/01/2010, 00:08
    mak (SP/ZN)
    1.9 é pouco para o peso da explo... 2.5tdi deixa ela BOA... o 2.8 deixa ela SHOW... um 3.0 deve ser ducaraio...
  • 20/01/2010, 09:55
    leodinossauro
    Está esquecendo da opção intermediária entre esses dois modelos:

A Sw4 gasolina.

Tenho uma 2.7 4 cil ano 97 e acho um espetáculo.

Se a diferença permanecer grande, vai de Explorer mesmo. SUV de boa satisfação para muita gente e tem o conforto que os carros americanos prezam.

Citação:

Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    1.9 é pouco para o peso da explo... 2.5tdi deixa ela BOA... o 2.8 deixa ela SHOW... um 3.0 deve ser ducaraio...

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 33 de 246 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23242526272829303132333435363738394041424383133 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:47.