Fred,
Bem vindo!!!
Vou fazer algumas considerações... espero que seja útil!!!
Tenha em vista que a manutenção de qualquer 4x4 é mais cara, quando comparada a um carro normal. Principalmente se ele for usado para a finalidade de seu projeto.
Veículos mais antigos, como F-75 e C10 exigirão um cuidado atento e constante. Mesmo modificando toda sua mecânica, nem sempre as peças novas (paralelas) são de boa qualidade.
Dependendo da idade, ambas têm o bônus de não pagar IPVA.
A C-10 é consideravelmente maior que a F-75.
A F-75 julgo ser menos visada pelos amigos do alheio.
Ambas são difíceis de vender.
Já tive uma F-75, Azulinha, motor 4.1/s, câmbio Clarck, pneus 33... usava no dia a dia, com perfil muito semelhante ao seu. Tinha GNV, deixando-a bem econômica. Um veículo misto, C20 x F-75.
Tenho saudade delas... vendi porque precisava de mais lugares para pessoas... tem fotos dela no fórum.
Na última edição da 4x4ecia saiu uma A-20 tracionada pela Engesa. Espetacular!!! Se puder, confira na revista!!!:idea:
Não conheço teu mecânico.
Mas cuidado com afirmações dessa natureza. :stop:
A única maneira de possuir um 4x4 100% confiável é você revisá-lo por completo.
Agora, isso pode ser previsto para o primeiro ano por exemplo, fazendo aos poucos. Só tenha consciência que existe uma fase de "acerto" "sintonia" até você entender a nova viatura... e portanto confiar nela para empreitadas mais ousadas. :concordo:
Depois, com intimidade, consegue até prever qual será a próxima quebra, quais os detalhes que necessitarão de prioridade, etc.
Hum... se estiver falando sério, ou terás um BOM mecânico, de confiança. E pagará pelo serviço... ou passará raiva.
Nesse sentido, sugiro que compre uma pickup "de linha", que qualquer mexânico encara, com menor prejuízo. Dependendo do problema, a concessionária mesmo resolve...
Carro antigo e 4x4 exigem dedicação, tempo. Mecânicos pacientes e criteriosos. Espécie em extinção hoje em dia... :cry:
Acredito que a C-10 leva vantagem, pelo fato de ser melhor difundida Brasil adentro hoje em dia. Manutenção menos complicada, mecânica mais moderna,
menos difícil de vender futuramente.
Você realmente precisa da tração 4x4 nessa primeira fase? Ou pode deixar para depois?
Acredito que a C-10 trará menos despesas, principalmente pelo GNV, possbilitando chegar na segunda fase mais rápido.
Reforma é sempre demorado. Mesmo com dinheiro à disposição.
E sim, aparecem muitos imprevistos no caminho...
Teoria do Jaques... já que o motor está fora, vou revisar o carburador... já que o carburador está fora, vou revisar o distribuidor... já que os diferenciais estão desmontados, melhor trocar os rolamentos... e assim vai...
Por curiosidade, pode postar aqui os cálculos da reforma?:?:
Sobre a questão da cabine, tudo depende do estado dela. As vezes é viável recuperar, outras é melhor procurar outra... ah, os funilaria é sempre a PIOR parte. Engraçado como todo bom funileiro é fanfarrão... :pensativo: :mrgreen:
Abraço,