Powered by vBulletin

4x4 para iniciantes... qual comprar?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 246 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920212262112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/04/2008, 00:30
    VICTOR RJ
    Gostei desse topico, agora vamos lá!!!
    Galera, alguém pode me dar algumas informações sobre a Frontier 4x4 de 2004 pra ká, pois to pensando em comprar uma pra começar a fazer trilhas leves, pesseios e viagens longas!!
    Abraços...
  • 22/04/2008, 18:05
    Gugu7
    A tua opnião pessoal?
    Citação:

    Postado originalmente por Loras Ver Post
    Inúmeras vezes no 4x4Brasil, presenciei o seguinte pedido::arrow:

    “Quero comprar meu primeiro 4x4. Por isso gostaria da ajuda de vocês...”

    E aí começa aquela loooonga conversa de bar sobre qual o melhor 4x4!!:mrgreen:

    A conclusão é óbvia. ELE não existe... hahaha :parede:

    Por isso resolvi escrever esse texto. Espero que ajuda aos iniciantes!!!:!:

    Em primeiro lugar, seja bem vindo!!!:palmas:

    Agora vamos ao que interessa...:arrow:

    1-) Se você nunca teve um 4x4 ou nunca foi jipeiro antes, tenha um primeiro contato com o universo Off Road. Faça trilhas, associe-se a um Jeep Clube, admire expedições, faça amigos jipeiros... depois de definir a sua “modalidade” off road, pense na viatura.

    Atualmente temos as opções:

    Rallys, Raids, Rock Crawling, Trilhas, Expedições e Passeios.

    2-) Entenda que cada 4x4 tem vantagens e desvantagens. Tenha sabedoria para reconhecer os benefícios e humildade para admitir as limitações de cada uma das viaturas.

    NÃO EXISTE 4x4 perfeito para tudo.:discordo:

    3-) Identifique o pefil de uso que espera da viatura, e após isso defina as suas prioridades. Algumas perguntas que podem ajudar no caminho:

    - Será meu único carro para tudo?
    - Faço questão de capota rígida? Capota removível?
    - Quanto quero gastar?
    - Desejo fazer seguro total? Terceiros?

    Alguns exemplos de prioridades:

    - facilidade de obter peças de manutenção
    - preço das peças em conta
    - número de passageiros
    - espaço para carga
    - chassis x monobloco
    - suspensão helicoidal x feixes de mola
    - necessidade de ar condicionado

    Se conseguir, antecipe o futuro da viatura. Tamanho de pneus desejados, acessórios, etc. Saber exatamente o que quer, evitará mudanças de planos e desaventuras no caminho...

    4-) Aprenda a usar a pesquisa do fórum. Busque todas as informações que conseguir sobre a viatura pretendida aqui. Não tenha vergonha, e envie MP a todos os proprietários dos modelos em vista, que com certeza lhe ajudarão.

    5-) Ande no maior número possível de 4x4. Pergunte tudo ao dono, venha ao fórum e pesquise ainda mais sobre tal modelo.

    6-) As opções de motorização e configuração mecânica mudam de ano para outro, no mesmo modelo de carro. Isso faz com que anos específicos sejam mais desejados que outros... depois de decidir o modelo, decida o ano ideal.

    7-) Não tenha pressa. Comprar 4x4 exige paciência e dedicação. Além disso, as melhores ofertas nem sempre chegam aos anúncios... e sim vendidas aos melhores amigos...

    8-) Aprenda conceitos básicos de mecânica. Isso ajudará a compreender melhor as vantagens e desvantagens de cada modelo. Além de evitar comprar verdadeiras "bombas"...

    9-) Real 4x4s are not bought. They are built.:twisted:

    10-) Diesel nem sempre é sinônimo de economia.

    11-) Não acredite em ninguém. Mesmo nos especialistas. Todos puxam a sardinha para um lado. Leia, informe-se, apreenda e depois DECIDA. A única pessoa capaz de fazer isso, é VOCÊ!!!:concordo:

    Esqueci de algo?:?:

    Vamos que vamos!!!

    Abraços e boas compras!!!

    :shock:
    MAS DIZ AÍ:sem citar as razoes, diz na "lata"
    Qual o teu 4x4 preferido?
  • 22/04/2008, 18:25
    Alfredo Stavale
    O Melhor 4x4 é O Meu!
  • 22/04/2008, 18:30
    Gugu7
    Em outro estado???
    Citação:

    Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    Prezados Fernando da Terra, Otávio Luiz e Loras.

    Já percebi que o pessoal aqui é bem acessível e prestativo. Legal, acho que vai me ajudar bastante na escolha.
    Na verdade não disponho dos R$ 45.000,00 na mão ( o que é mais um dificultador ). Veja a engenharia :pensativo:: A intenção é dar um Fiat Idea, que está financiado. Quitando o financiamento, obteria aprox. 25.000,00 que seria dado como entrada e refinanciaria os outros 20.000,00 para adquirir o tão sonhado 4x4.....
    Com esta situação as incertezas ficam maiores, pois para assumir um financiamento de um veículo para ser usado em trilhas (leves é claro) e para o trabalho, tem que ser de um ótimo carro.
    - Já pensei na Land, como o Fernando falou, pois acredito ser um dos mais resistentes - o que pesa é que com este valor compraria apenas um muito velho, o que aumentaria o risco de estar comprando uma "bomba";
    - Procurei também pelo Throller, mas com este valor compraria apenas o modelo 2.001, que me disseram ter muitas limitações com relação aos modelos seguintes, e confesso que os que vi por aí, estavam realmente surrados - o Throller tem um apelo maior para trilhas pesadas, eu acho;
    - Também pensei na sugestão do Otávio. Comprar um veículo mais barato para o trabalho e comprar um CJ para as trilhas.....

    De qualquer forma agradeço muito as dicas dos companheiros, e como vocês disseram: vou "fuçando" e conversando no forum, sem pressa, para tomar a decisão mais acertada possível.

    Valeu galera e a gente vai se falando. Se tiverem mais dicas e sugestões elas serão bem vindas. Quem sabe um dia a gente se encontra em uma trilha.

    Abraços :-D

    Cesar

    P.S.: sou de Mogi das Cruzes / SP, se precisarem de alguma coisa "praqueles" lados é só falar...:concordo:

    Aqui em Fortaleza-Ce uma L200 4x4 GLS 2002/03 87 cv, em ótimo estado, encontra-se até por 45 mil. É uma opçao razoável de 4x4 e não será um carro tão velho.
    A quem interessar pode ver nos classificados de www.diariodonordeste.com.br ou em "populares" de www.opovo.com.br
    :concordo:
  • 22/04/2008, 21:40
    Loras
    Citação:

    Postado originalmente por Gugu7 Ver Post
    :shock:
    MAS DIZ AÍ:sem citar as razoes, diz na "lata"
    Qual o teu 4x4 preferido?

    Hoje?:?:

    Veja minha assinatura...:idea:

    Amanhã eu posso mudar de idéia. :concordo:

    Agora falando sério, gosto de todos. :palmas:

    Reconhecendo as qualidades e defeitos de cada um...

    Já tive CJ-5, F-75 encurtada, Defender 110 e Camper.

    Mas se pudesse teria um de cada na garagem... :mrgreen:

    Abração,
  • 24/04/2008, 00:27
    Loras
    Noite de plantão calmo... os neurônios ficam aguçados!!!:!:

    Motivado pela necessidade de um colega, resolvi escrever um texto sobre como comprar uma Defender. Acho que aqui é o melhor local para postá-lo.

    Usei como fonte dicas coletadas em diversos lugares, entre os quais: Clube Land Rover, LROA, 4x4Brasil, Jipenet, LR Enthusiast, Expedition Portal, etc.

    Agradecimento especial aos membros desses canais de comunicação, que compartilharam seu conhecimento. Se alguém sentir-se lesado por encontrar informações de sua autoria aqui, favor solicitar ao moderador a edição do conteúdo, ok?:concordo:

    Então vamos lá::arrow:

    Os Defenders foram fabricados no Brasil de 1997-1998 a 2005. Antes e depois desse período, são importados da Inglaterra.

    Predominantemente, temos 2 motores no Brasil:

    200Tdi (pré 1994/95) - acompanhado pelo câmbio LT77, esse famoso pelo desgaste prematuro dos sincronizadores.

    Os 200tdi têm o peso melhor distribuído entre os eixos, pelo fato do powertrain estar posicionado mais para trás do eixo dianteiro.

    300Tdi (pós 1994) - acompanhado pelo câmbio R380, que além de mais robusto, permite o uso de um radiador de óleo sem adaptações. Basta comprar o termostato, mangueira e radiador.. O 300Tdi é 99% igual ao Maxion HS2.5 (mesmo da S-10, Sprinter, Ranger, Frontier).

    "Prefira os 300Tdi pela facilidade de encontrar peças. Mas não dispense um 200Tdi se o carro for uma jóia."

    Dos 300Tdi prefira os anos acima de 1998. Os anteriores podem ter problemas não solucionados pelos antigos donos: caixa de transferência e correia dentada.

    "Os últimos anos dos 300Tdi, foram os carros melhor montados."

    O consumo de ambos os motores gira na faixa de 10km/l e sua durabilidade 400mil km.

    Os Defendes "novos" (pós 2006) têm novo painel, novo motor e câmbio (Ford Transit). Poucos rodam no Brasil atualmente. Têm maior eletrônica embarcada, sendo esse detalhe a maior crítica dos puristas.

    Independente da opção de motor, peças de funilaria e transmissão são caras.

    Uma alternativa é importar diretamente. Diminue consideravelmente os custos.

    A manutenção é cara como qualquer 4x4. A possibilidade e vontade do "faça você mesmo" diminui bastante o custo. Manutenção PREVENTIVA é essencial. A própria Land Rover fornece os manuais de oficina (Workshop Manual) com as tabelas de revisão recomendada.:palmas:

    O chassi tem perfil fechado, o que dificulta bastante uma inspeção criteriosa em busca de corrosão. Saber com quais produtos o carro era lavado, como e com que periodicidade ajuda. Cuidado especial com carros litorâneos!!!:!:

    O chassis do Defender costuma corroer na ponta dianteira das longarinas e na travessa traseira principalmente.

    Ledo engano afirmar que toda a carroceria é de alumínio. A estrutura interna das portas e a parede corta fogo são outros locais comuns de corrosão. Fique atento!!:!:

    Entre 110 e 90 existem poucas diferenças. Entre elas, me recordo do eixo traseiro e do tanque de combustível. As 110 têm o eixo Salisbury, as 90 eixo Rover. Algumas 110 saíram com eixo Rover também.

    O espaço na 90 é consideravelmente menor. Pelo menor entrei-eixos a 90 pula mais. No entanto ela é mais ágil e em trilhas apertadas leva vantagem.

    Alguns problemas crônicos do Defender::arrow:

    - rolamento do alternador. Solução é trocar pelo da Sprinter no 300tdi e do Fiesta no 200tdi.
    - entrada de água. Solução é revisar tudo com silicone. Existe inclusive um manual específico do tema, da própria Land Rover.
    - flanges e semi-eixos traseiros (110/130) com folga. Solução paliativa soldar, definitiva trocar por semi-eixos da Ensimec.
    - corrosão interna das portas (estrutura de ferro). Solução é manutenção periódica e borrachas / drenos sempre em dia.

    Sugestões para verificações e manutenção imediata, assim que comprar a viatura. Além de tudo que é feito ao comprar um 4x4 usado...:pensativo:

    - instalar sensor do nível de água
    - reparar o fio da solenóide da bomba injetora
    - trocar os parafusos da carroceria por inox
    - reparar o conector azul no painel (depende do ano)
    - reparar o chicote traseiro (depende do ano)
    - verificar posição do mangote superior do radiador
    - fazer o rodízio das borrachas dos pedais
    - desentupir / reposicionar dreno do ar condicionado
    - trocar os bujões plásticos do radiador
    - trocar a chave de roda original, por uma reforçada sextavada, não estriada
    - tratar as portas internamente contra ferrugem
    - instalar relê na chave do farol

    Enfim, a dica principal é: Compre um carro de PEDIGREE.8-)

    Isso é, manutenção em dia, dono zeloso, que conhece o carro que tem. Seja chato e pergunte tudo... dono detalhista é um bom sinal.

    Links interessantes:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=38030

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=38066

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37066

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25049

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36627

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36125

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5585

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=35415

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29430

    www.clubelandrover.com.br
    www.lroa.nom.com.br
    www.thespecialist.com.br
    www.landcenter.com.br
    www.landyzone.co.uk
    www.lrenthusiastforum.com
    www.landroverfaq.com

    Leve a Land num mecânico que conheça o Defender minuciosamente. Algumas oficinas especializadas fazem a avaliação gratuitamente.

    Espero que ajude!!!:!:

    Se colegas "especialistas" em outras viaturas puderem fazer um descritivo semelhante, ajudaria muito!!!:concordo:

    Abraços,
  • 24/04/2008, 16:03
    Gugu7
    Citação:

    Postado originalmente por Loras Ver Post
    Hoje?:?:

    Veja minha assinatura...:idea:

    Amanhã eu posso mudar de idéia. :concordo:

    Agora falando sério, gosto de todos. :palmas:

    Reconhecendo as qualidades e defeitos de cada um...

    Já tive CJ-5, F-75 encurtada, Defender 110 e Camper.

    Mas se pudesse teria um de cada na garagem... :mrgreen:

    Abração,

    Saiu pela tangente. hehe:p
  • 24/04/2008, 16:27
    Gugu7
    Citação:

    Postado originalmente por joaonew Ver Post
    DieselBoy:

    Este será o terceiro veículo aqui de casa. Os outros dois são carros, assim, o conforto embora desejável não é fundamental. Estou mais preocupado com manutenção, durabilidade, robustez, etc.

    JoãoNew

    No ano em questao (2001) eu evitaria a Ranger e a Hilux.
    A ranger pq apesar de o que falam de ruim do maxion ser muito exagero, a dificuldade de venda depois existe. A Hilux será 2.8 e pq não serão rodas livres automáticas.
    Ou eu procurava ano 2002 que evitava esses poréns ou 2001 eu pegava uma L200 já que vc falou que o conforto não é prioritário.
    Mas aqui vai ouvir várias opinioes OK.
  • 25/04/2008, 12:37
    Prieto 4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Gugu7 Ver Post
    Saiu pela tangente. hehe:p


    "Muretou" :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
  • 25/04/2008, 12:44
    CAVESO
    Citação:

    Postado originalmente por Loras Ver Post
    Noite de plantão calmo... os neurônios ficam aguçados!!!:!:

    Motivado pela necessidade de um colega, resolvi escrever um texto sobre como comprar uma Defender. Acho que aqui é o melhor local para postá-lo.

    Usei como fonte dicas coletadas em diversos lugares, entre os quais: Clube Land Rover, LROA, 4x4Brasil, Jipenet, LR Enthusiast, Expedition Portal, etc.

    Agradecimento especial aos membros desses canais de comunicação, que compartilharam seu conhecimento. Se alguém sentir-se lesado por encontrar informações de sua autoria aqui, favor solicitar ao moderador a edição do conteúdo, ok?:concordo:

    Então vamos lá::arrow:

    Os Defenders foram fabricados no Brasil de 1997-1998 a 2005. Antes e depois desse período, são importados da Inglaterra.

    Predominantemente, temos 2 motores no Brasil:

    200Tdi (pré 1994/95) - acompanhado pelo câmbio LT77, esse famoso pelo desgaste prematuro dos sincronizadores.

    Os 200tdi têm o peso melhor distribuído entre os eixos, pelo fato do powertrain estar posicionado mais para trás do eixo dianteiro.

    300Tdi (pós 1994) - acompanhado pelo câmbio R380, que além de mais robusto, permite o uso de um radiador de óleo sem adaptações. Basta comprar o termostato, mangueira e radiador.. O 300Tdi é 99% igual ao Maxion HS2.5 (mesmo da S-10, Sprinter, Ranger, Frontier).

    "Prefira os 300Tdi pela facilidade de encontrar peças. Mas não dispense um 200Tdi se o carro for uma jóia."

    Dos 300Tdi prefira os anos acima de 1998. Os anteriores podem ter problemas não solucionados pelos antigos donos: caixa de transferência e correia dentada.

    "Os últimos anos dos 300Tdi, foram os carros melhor montados."

    O consumo de ambos os motores gira na faixa de 10km/l e sua durabilidade 400mil km.

    Os Defendes "novos" (pós 2006) têm novo painel, novo motor e câmbio (Ford Transit). Poucos rodam no Brasil atualmente. Têm maior eletrônica embarcada, sendo esse detalhe a maior crítica dos puristas.

    Independente da opção de motor, peças de funilaria e transmissão são caras.

    Uma alternativa é importar diretamente. Diminue consideravelmente os custos.

    A manutenção é cara como qualquer 4x4. A possibilidade e vontade do "faça você mesmo" diminui bastante o custo. Manutenção PREVENTIVA é essencial. A própria Land Rover fornece os manuais de oficina (Workshop Manual) com as tabelas de revisão recomendada.:palmas:

    O chassi tem perfil fechado, o que dificulta bastante uma inspeção criteriosa em busca de corrosão. Saber com quais produtos o carro era lavado, como e com que periodicidade ajuda. Cuidado especial com carros litorâneos!!!:!:

    O chassis do Defender costuma corroer na ponta dianteira das longarinas e na travessa traseira principalmente.

    Ledo engano afirmar que toda a carroceria é de alumínio. A estrutura interna das portas e a parede corta fogo são outros locais comuns de corrosão. Fique atento!!:!:

    Entre 110 e 90 existem poucas diferenças. Entre elas, me recordo do eixo traseiro e do tanque de combustível. As 110 têm o eixo Salisbury, as 90 eixo Rover. Algumas 110 saíram com eixo Rover também.

    O espaço na 90 é consideravelmente menor. Pelo menor entrei-eixos a 90 pula mais. No entanto ela é mais ágil e em trilhas apertadas leva vantagem.

    Alguns problemas crônicos do Defender::arrow:

    - rolamento do alternador. Solução é trocar pelo da Sprinter no 300tdi e do Fiesta no 200tdi.
    - entrada de água. Solução é revisar tudo com silicone. Existe inclusive um manual específico do tema, da própria Land Rover.
    - flanges e semi-eixos traseiros (110/130) com folga. Solução paliativa soldar, definitiva trocar por semi-eixos da Ensimec.
    - corrosão interna das portas (estrutura de ferro). Solução é manutenção periódica e borrachas / drenos sempre em dia.

    Sugestões para verificações e manutenção imediata, assim que comprar a viatura. Além de tudo que é feito ao comprar um 4x4 usado...:pensativo:

    - instalar sensor do nível de água
    - reparar o fio da solenóide da bomba injetora
    - trocar os parafusos da carroceria por inox
    - reparar o conector azul no painel (depende do ano)
    - reparar o chicote traseiro (depende do ano)
    - verificar posição do mangote superior do radiador
    - fazer o rodízio das borrachas dos pedais
    - desentupir / reposicionar dreno do ar condicionado
    - trocar os bujões plásticos do radiador
    - trocar a chave de roda original, por uma reforçada sextavada, não estriada
    - tratar as portas internamente contra ferrugem
    - instalar relê na chave do farol

    Enfim, a dica principal é: Compre um carro de PEDIGREE.8-)

    Isso é, manutenção em dia, dono zeloso, que conhece o carro que tem. Seja chato e pergunte tudo... dono detalhista é um bom sinal.

    Links interessantes:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=38030

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=38066

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37066

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25049

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36627

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36125

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5585

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=35415

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29430

    www.clubelandrover.com.br
    www.lroa.nom.com.br
    www.thespecialist.com.br
    www.landcenter.com.br
    www.landyzone.co.uk
    www.lrenthusiastforum.com
    www.landroverfaq.com

    Leve a Land num mecânico que conheça o Defender minuciosamente. Algumas oficinas especializadas fazem a avaliação gratuitamente.

    Espero que ajude!!!:!:

    Se colegas "especialistas" em outras viaturas puderem fazer um descritivo semelhante, ajudaria muito!!!:concordo:

    Abraços,


    Loras,

    Você que sabe tudo de Land, explique-me uma coisa:

    O que fez (ou quem foi o gênio) a Land ter optado por um dos piores motores a diesel já fabricados (maxion hsd) para equipar as Lands?????

    O jipe é uma "Lenda", mas com esse motor.....
  • 25/04/2008, 12:52
    RABUGENTO
    Será que tem mão da Rainha?
  • 25/04/2008, 13:36
    CAVESO
    Citação:

    Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Será que tem mão da Rainha?

    Parece que na hora de definir o motor ela delegou o trabalho ao Bobo da corte....mrgreen:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 246 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920212262112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:18.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy