Povo amado desde forum... é com prazer e alegria que venho postar a solução definitiva do barulho no motor (metralhadora,moedor de cana, kkkkkk) relatado neste topico à uns posts atras... Depois de quebrar a cabeça de varias formas resolve-mos abrir o motor para ver... Foi feito um Check-up digino de serie de tv.... Retiramos o carter, a cx de distribuição e observamos peça por peça... Antes disso tínhamos quase certeza que poderia ser a bomba de oleo lubr... Mas o que encabulava era que a bomba havia sido trocada a uns 8 meses + ou -.... Pois bem... Primeiro teste antes de sair desmontando tudo...
1º: Deixamos o motor funcionar em marcha lenta por alguns minutos ate começar o barulho de roçadeira...
2º: Desligamos o motor e em seguida retiramos o bujão superior da cx de distribuição, logo em seguida retiramos o atuador hidraulico... fizemos uma limpeza nele, retirando excesso de oleo... Depois colocamos ele novamente. Colocamos o bujão e demos o aperto... Depois ligamos o motor em marcha lenta.
3º: Depois de um minuto funcionando e motor com barulho de metralhadora resolvemos desligar... Retiramos novamente o bujão e o atuador hidr, e verificamos que o atuador não tinha nem um pingo de oleo... FALTA DE PRESSÃO DE OLEO LUBR...
Agora começa a festa....
Desmontamos o bixão e analisamos peça por peça... Foi feito limpeza no carter, no sistema de oleo , e tudo que tinha direito... E o preju agora, bomba de oleo ta cara pra dedeu,,, Fui ate um amigo e consegui uma bomba de oleo que o cliente mandou trocar, pois ela estava começando a corroer na parte de fora (devido a lavagem e o uso de produtos quimicos no motor, acumula agua entre o bloco e a cx.. muitos aqui sabem) ... A cx so tinha isso... Retirei as engrenagens planetarias e a valvula de alivio de pressão... Coloquei no lugar da minha... Montamos o motor novamente... Na hora de efetuar a troca do oleo e filtro veio a surpresa... aquela tampa do reservatorio do oleo onde vai o refil estava quebrada... ela tem uma aúste comprida que veda a parte de baixo do reservatorio... Ela tava todo muida la dentro, no caso não estava vedando a passagem e consequentemente talvez fazendo com que o motor perde-se pressão de oleo... No mais realizamos a troca dessa tampa tb... hoje faz dois dias e com uso constante... o motor não fez mais barulho, o desempenho esta otimo, e espero que fique assim por muito tempo...
A parte que doi em todos... DESPESAS:
Mão de obra: R$ 450,00
Oleo e filtro: R$ 150,00
Engrenagens da bomba de oleo: R$ 100,00 (na camaradagem)
Tampa do reservatorio do oleo: R$ 58,00 (original)
Abrcs a todos