Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Experiencia da minha propria ex. Ranger 3.0 XLT
-> Embreagem:
-Plato/disco/bomba de pedal - 140 mil km.
-Atuador - Uma troca aos 70 mil km e outra troca com 140 mil km. Vida util de uns 3 anos mais ou menos. O duro é que para trocar essa m#rd@ precisa tirar o carda traseiro, cambio e CT. Da F-1000 qualquer um troca pois é um pistãozinho acionando uma alavanca, tudo externo.
-> Amortecedores e embuchamento da suspensão dianteira:
Se a Ranger não rodar demais na terra (como a minha rodou uma época - coisa de 30km/dia em estrada com costela de vaca e andando bem), o embuchamento original, bem como as bandejas aguentarão uns 80 mil km. Se o percurso for firme pode ser que aguente mais.
Fica registrada a dica: Ranger com frente arriada é desgaste no embuchamento da bandeja INFERIOR. E não adianta apertar o parafuso da barra de torção que não funciona.
Problemas de cambagem é desgaste no embuchamento e nos pivôs SUPERIORES.
Em ambos os casos, usar buchas originais ou então as Axios-Monroe. JAMAIS usar paralela pois o trabalho para desmontar a suspensão da frente é tão grande que desanima pensar em algo genérico.
Bandejas superiores utilizar as originais ou as Cofap ou as Nakata (se achar). Sobre as bandejas Cofap (eu usei) a unica coisa ruim são as buchas. Mas nada que não possa ser trocada.
Esqueça bandejas Perfect ou Grazzimetal. É perda de tempo. Com todo respeito, são imprestáveis. É muito pior do que ruim. Cheguei a trocar bandejas superiores da Grazzimetal com apenas 3 mil km rodados (tres mil quilimetros rodados ou 45 dias de uso da época - usando em estradas asfaltadas). E as Perfect estouraram os pivos com apenas 20 mil km rodando em estradas asfaltadas e pedagiadas (numa época que viajei muito).
Trocando em miudos. Infelizmente não adianta tentar remendar a suspensão dianteira da Ranger. Ela só aceita original ou paralelo de primeirissima linha.
Abracos