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  • #217
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    09/03/2010
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    problemas na tração reduzida da minha ranger 4x4




    Olá pessoal , sou mais um apaixonado por 4x4 e estou precisando de umas dicas dos colegas mais experientes . Comprei uma ranger 2005 desiel 4x4 motor 3.0, um canhão para andar uma excelente caminhonete e com uma vantagem ou desvantagem não sei bem ainda, o antigo proprietário nunca havia usado o 4x4 e eu como moro na área rural quase sempre estou precisando usa-la mas tem um porém o modo 4x4 rapido engata perfeitamente mas qdo preciso engatar o 4x4 reduzido ele não engata, mesmo fazendo todo o procedimento que o manual requer. Eu ja desmontei o motorzinho da tração , mesmo estando novíssimo eu testei na bancada e tudo estava ok , não perdendo tempo eu ja lubrifiquei-o e vedei com silicone para monta-lo. Fiz o teste no carro e não funcionou, aí fui até o tal modulo gem no painel desconectei e fiz uma limpeza nos contatos com um limpa contato , depois montei e tudo ficou beleza , mas depois de 2 dias o 4x4 reduzido parou de funcionar, não contente voltei a tirar o módulo e então passei um soprador em toda a placa para se acaso estivesse alguma solda trincada voltasse a ser soldada, montei e tudo ficou ok, mas depois de 2 dias veio a decepção , pergunto será que o defeito esta mesmo no modulo gem? pq que qdo retiro o cabo positivo da bateria e depois recoloco e tudo volta a funcionar? mas só dura 2 dias e volta ao que era! Existe uma solução para isso? Agradeço pela atenção desde ja.
    4X4 Brasil

  • #218
    Usuário Avatar de Quati
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    Bom pelo que você fala aí a 4x4 L entra, mais não a 4x4 H (reduzida.)

    Se a luz da reduzida fica piscando o circuito pode esta aberto em algum canto.
    No pedal da embreagem tem um botão de acionamento, igual ao do freio, ali também é um ponto de defeito para a reduzida. Para verificar, é tirar os terminais e fazer um jumper e em seguida o procedimento de acionamento da reduzida. Outro ponto é um sensor que fica na T-case.
    4X4 Brasil

  • #219
    Usuário
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    09/03/2010
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    problemas na reduzida da ranger

    Boa noite Quati, agradeço as dicas que vc me informou e logo amanhã vou fazer o jampe no sensor da embreagem e testar para certificar o problema , eu não entendi o que seguinifica a abreviação T-case . vc por gentileza poderia me esplicar? Caro colega agradeço as dicas pois esse problema ja esta me fazendo perder o gosto pelo carro vou tentar de tudo antes de desistir. Um abraço! Obrigado.

  • #220
    Usuário Avatar de Quati
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    Walmiro,
    A t-case é a caixa de transferência, e "T-Case" é abreviatura de “Transfer Case” em inglês

    É nela que fica o motor que você se refere, o que faz os acionamentos do 4x4 L e 4x4 H.

    O sensor em referencia fica no acoplamento dela com o eixo traseiro do veiculo e perto do motor que faz as mudanças da 4x4. Se o defeito for nele a reduzida não entra.
    4X4 Brasil

  • #221
    Aproveitando o tópico.

    É possível acionar o 4x4 manualmente? Ou seja, em caso de pane no sistema elétrico.

  • #222
    Usuário Avatar de Quati
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    É sim só é trabalhoso.

    Tira o motor que faz o acionamento e com um alicate de pressão uma chave que se encaixe e faz a manobra, lá tem as indicações marcadas na peça!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -t-case02.jpg  
    4X4 Brasil

  • #223
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    Citação Postado originalmente por Quati Ver Post
    ...sensor em referencia fica no acoplamento dela com o eixo traseiro do veiculo...
    Que sensor é esse?

    O único "sensor" que conheço, relacionado ao acionamento da tração que fica nessas imediações é o disco que indica a posição da CT.

  • #224
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    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Que sensor é esse?

    O único "sensor" que conheço, relacionado ao acionamento da tração que fica nessas imediações é o disco que indica a posição da CT.
    Ali tem vários sensores, mais o que eu me referi é esse aí da foto abaixo.
    O que você se refere esta no motor de passo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sensor.jpg  

  • #225
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    Citação Postado originalmente por Quati Ver Post
    Ali tem vários sensores, mais o que eu me referi é esse aí da foto abaixo.
    O que você se refere esta no motor de passo.
    Isso aí fica lá na CT?

    Os únicos fios conectados a CT, que conheço, são o chicote do motor de acionamento.

  • #226
    Usuário Avatar de Quati
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    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Isso aí fica lá na CT?

    Os únicos fios conectados a CT, que conheço, são o chicote do motor de acionamento.
    Fica!

    Acho que estamos falando de coisas diferentes!

  • #227
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...4&d=1253197393

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...3&d=1253197384


    Eu estou falando da Caixa de Transferência = esse equipamento das fotos acima.
    Vc podia mostrar onde esse sensor é montado?




    Tópico com mais fotos da CT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=60840

  • #228
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    17/09/2003
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    tbm tenho o mesmo problema

    minha ranger 2005 tbm tem o mesmo defeito, ora funciona ora nao funciona,
    aprendi a conviver com isso, porem te deixa na mao, o segredo e desligar a bateria quando realmente precisar, é encomodo, poren nao consegui solucionar ainda, aguardo seu relato, na ford eles disseram ser um problema no motorzinho, falaram pra trocar, prefiro assim doq pagarmais de 1000 em um motorzinho.
    abracos

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