x
Convex Datacenter
Página 17 de 30 PrimeiroPrimeiro ... 789101112131415161718192021222324252627 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 193 a 204 de 349
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Edin,

Esse sistema só recebe umas 10 entradas (uns 4 contatos de posição da CT, sensores de velocidade, embreagem e freio. Esqueci alguma coisa?) e basicamente tem duas saídas que se alternam entre 12V e terra fazendo o motor "ir e voltar".

De forma simplificada PIC com uns 18 pinos e dois relés seriam suficientes fazer esse controle. Lógico que esse circuito na prática teria alguns acessórios (supressor de surto, transitor para acionar as bobinas dos relés e uma meia dúzia de resistores e diodos). Mas a placa do módulo de controle da tração tem muuuuito mais do que isso.

Usuário Avatar de romuloprando
    Entrada
    17/07/2007
    Agradecimentos: 0
    Thelmo, o que vc desmontou foi o GEM. Nele tem sinais de velocidade, abertura de portas, faróis, lavador do pára-brisa, ignição, Air bag, etc... o outro módulo, suspeito que seja o 4WD.

Aliás, percebi hoje na minha pickup quando fui fazer balanceamento, que as RL estão acopladas, quando tirou os pneus eu girei o cubo, e os semi-eixos giraram também, percebi que tinha uma mangueira de vácuo solta e a coifa da homocinética(?) estava destruída(!), preciso fazer uma revisão nesse sistema... Alguém (Edin) tem alguma dica de como proceder?
    Ranger XLT 06 NGD 3.0 4x4 CD, Branca
    EX Vectra GT-X 09 Preto
    EX Ranger XL 98 HSD 2.5 4x4 CS, Prata

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Opa!
    Dá um jeito nessa coifa urgentemente!
    Vais ter que desmontar a RL e suspensão, solta a manga dos pivôs e tira a homocinética.
    Tens que segurar o semi eixo e puxar a homocinética para passar pelo anel trava. É bem duro pra tirar o semi eixo da homocinética.

Lava com diesel ou querosene e seca com ar comprimido de maneira que não fique nenhum resíduo de poeira ou graxa velha. Compra a coifa nova e graxa mra homocinética e monta tudo de novo.

As RLs deverão ser montadas as duas acopladas ou soltas. No caso em 4x2 deverão ser colocadas manualmente em soltas.

Coloca uma AVM e te esquece das RL até a próxima geração.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por romuloprando Ver Post
    Thelmo, o que vc desmontou foi o GEM. Nele tem sinais de velocidade, abertura de portas, faróis, lavador do pára-brisa, ignição, Air bag, etc... o outro módulo, suspeito que seja o 4WD.
    Pois foi exatamente este ponto que ficou em dúvida. Se a outra caixinha é o acionamento da tração pq no GEM tem escrito "PICK-UP ELECTRONIC 4X4"?

Entrada
    17/07/2007
    Pois é, Thelmo. Na minha tem a mesma inscrição. Mas podemos supor que existem várias versões do GEM, assim em nossas pickups seriam usadas a versão 4x4, que com certeza faz alguma comunicação com o módulo do 4x4, e em outras como 4x2, usariam outra versão do GEM provavelmente com o título "PICKUP ELECTRONIC 4X2", esse, talvez, sem comunicação com outro módulo. Mais tarde vou dar uma olhada nos esquemas elétricos que tenho em mãos, pra tentar confirmar isso.
    EX Vectra GT-X 09 Preto

Entrada
    17/07/2007
    Olha aí Thelmo:

Na primeira foto a localização do módulo do 4x4 (contendo relés), próximo ao GEM, e na segunda foto, o próprio! Agora, aquele outro módulo que fica do lado oposto ao GEM, eu num faço a menor idéia do que seja.

Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -091006_131750.jpg   -091006_131827.jpg  
    EX Vectra GT-X 09 Preto

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Na minha msg 179 tem um anexo com umas fotos do meu módulo desmontado.

Pelas fotos achei que nossas viaturas são beeem diferentes. Sua peça da segunda foto estava do lado direito? Não encontrei essa peça na minha!

Minha principal dúvida é saber onde estão os relés que comando o motor da tração.

Boa Noite a todos.
    Hoje fiz os testes que o Mestre Edin me ensinou pra verificar o funcionamento do 4x4 em minha ranger. Desaclopei uma das rodas livre, que estava aclopada, manualmente. Virei a chave acionei o 4x4 com o motor desligado.
    Aconteceu algo, no mínimo, curioso. Apos alguns barulhos de reles o motor da CT acionou e tracionou a dianteira em ambos os lados, juntamente com a RL.
    Desliguei entao a traçao, apos alguns barulhos o Motor da CT acionou e desligou a traçao. Porem nao desaclopou a RL. que funciona a vacuo.
    Creio eu, que isso ocorreu pq o vacuo ja nao era suficiente para desaclopar a RL.
    Agora a pergunta. Quando eu acionar o 4x4, agora com o carro funcionando a RL irá desaclopar atraves do comando de liberaçao de vacuo para a RL?
    Abs
    Leo
    Ranger xl 2000 4x4.

Entrada
    17/07/2007
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Na minha msg 179 tem um anexo com umas fotos do meu módulo desmontado.

Pelas fotos achei que nossas viaturas são beeem diferentes. Sua peça da segunda foto estava do lado direito? Não encontrei essa peça na minha!

Minha principal dúvida é saber onde estão os relés que comando o motor da tração.
    Não, não; com certeza nossas VTRs são iguais. Essa peça que seguro na segunda foto, ao que tudo indica, contém os relés de acionamento da tração, pois tirei essas fotos hoje na hora do almoço enquanto colocava um toca cd na VTR, e acionando a tração, dá pra sentir (ui!) os relés armando dentro dessa "caixinha". Ela fica localizada na sua ESQUERDA, olhando de frente para o painel, logo abaixo e um pouco mais pra frente do módulo GEM que vc desmontou. Na sua primeira foto da msg 179, dá pra ver um chicote descendo, essa caixinha está por lá nesse chicote, tenho certeza. A minha estava caída, fora do encaixe na parede do painel, eu que coloquei ela no lugar correto que aparece na minha primeira foto.
    EX Vectra GT-X 09 Preto

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Leo, em relação à isso não sei pois a minha não tem RL, porém experimenta ligar e desligar a 4x4 com o motor funcionando para garantir que irá desacoplar as RL e confere.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Ok,vou fazer isto, mas acho que irá funcuonar ao contrário do que deveria, ao acionar irá desaclopar, pq nao existe sensores, somente a solenóide. aciona para aclopar e aciona para desaclopar.
    Grato.
    Leo.
    Ranger xl 2000 4x4.

Este Sistema deixa a desejar.....
    Leo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 26
      Última resposta: 20/10/2024, 12:39
    2. Tração 4x4 com problema
      Por Guto F-1000 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 18
      Última resposta: 29/12/2014, 01:09
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2014, 00:35
    4. Ranger Argentina - Resolver problema tração