Dicas motorzinho 4x4 ranger Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas: a.Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4. b.Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.
Os procedimentos abaixo foram feitos por mim, não é nenhum dado técnico alem da minha própria experiência. Não faça no seu carro se vc não tem o conhecimento suficiente. Se um profissional fizer o serviço oriente-o quanto os itens A e B acima, que vc vai ser feliz.
1.Muito cuidado com o chicote elétrico que o faz funcionar, mantenha-o bem preso de forma que ele não fique roçando em alguma outra parte do carro.
Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).
Felizmente um eletricista resolveu com uma solda. (OBS: Fiquei de olho nos procedimentos o tempo todo sem constrange-lo é claro).
2.Se for preciso desmontar o motorzinho, muito cuidado e calma. Solte os quatro parafusos chave 10 que o prende à caixa de trasferencia. Assim que remove-lo vc vera três parafusos tipo torks (com a cabeça em forma de uma estrela) esse parafusos retiram uma peça na forma de um disco de cor cinza e dá acesso às engrenagens.
Antes de retirar o disco marque com um lápis ou alguma outra coisa, o ponto em que ele se encontra, (como se fosse um distribuidor) pois ali existe uma regulagem e é melhor manter a original. Não tente abrir esse disco, pois certamente vc vai quebrar; Dentro dele tem uma espécie de pista e alguns contatos, que servem para informar a posição em que se encontra tração. Nas engrenagens verifique se estão devidamente lubrificadas: Atenção: Acredito que seja necessário uma lubrificação especial ali, pois coloquei uma graxa comum, e ela deteriorou a buchinha de plástico que existe lá. Conclusão: Não houve torneiro q conseguisse refazer a peça perfeitamente, acabei comprando outro motor de segunda mão. Após essa experiência passei a lubrificar as engrenagens com vaselina (eu usei a de farmácia mesmo) não sei se vai lubrificar 100%, mas com ctz não vai agredir a bucha. Cuidado também com uma peça de plástico branca e um oring preto bem fino. Eles ficam presos na engrenagem maior, na parte que vai encaixar no eixo da caixa de trasnferencia. Não danifique ou perca-os 3.Se for realmente preciso chegar ao induzido do motor retire os três parafusos de chave phlips. Cuidado com molinhas das escovas que podem pular e perder. Ao fechar vá com calma pois vai dar um certo trabalho pois vai ter q travar as escovas para depois encaixar o induzido no lugar. Para travar as escovas, e só puxar o fiozinho dela para trás e encaixar em uma cavidade próxima, aproxime o induzido mantendo apenas uma pequena abertura para q vc possa soltar o fio da escova através de alguma ferramenta fina, ai então ouvirá o clik dela encostando no induzido. Feche e aparafuse.
4.Na hora de colocar o sistema no lugar, provavelmente vc verá que o motor não vai mais entrar pois a posição das engrenagens mudou então observe que o eixo da caixa de transferência é em forma de um triangulo então com alguma ferramenta que não o danifique, gire-o ate uma posição que encaixe. Obs: Se ficar duro para um lado gire para outro, não quebre!
É conveniente colocar um pouco de silicone “alta temperatura” nas superfícies que se encontram (Caixa de trasferencia do carro e o motorzinho).
5.Monte tudo observando o primeiro item e teste o funcionamento.
Dicas motorzinho 4x4 ranger Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas: a.Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4. b.Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.
(...) Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).
(...) Grande abraço.
Alex...com a minha aconteceu isso com 3 mil km....
A Ford arrumou ela bonitinho...e ainda me devolveu lavada!!!
Alex, pelo visto temos mais um professor pardal aqui! já desmontei muita coisa na minha Ranger, porém esse motorzinho na minha é só alegria!
Tenho uma lista de serviços que farei em breve:
- Troca dos rolamentos e retentor do alternador;
- Limpeza e troca de óleo do sistema da DH;
- Troca das ponteiras axiais de direção;
- Limpeza e reengraxamento das homocinéticas e tulipas da transmissão dianteira;
- Reengraxamento dos rolamentos dianteiros;
- Troca do rolamento do eixo da ventuinha.
Alex...com a minha aconteceu isso com 3 mil km....
A Ford arrumou ela bonitinho...e ainda me devolveu lavada!!!
Boas dicas!!!
Abraços
Eu acho esse motorzinho uma "Frescura" da Ford e outras montadoras. Um carro para esses fins não precisa desses mimos. Quem dera tivesse a boa e velha alavanca.
Alex, pelo visto temos mais um professor pardal aqui! já desmontei muita coisa na minha Ranger, porém esse motorzinho na minha é só alegria!
Tenho uma lista de serviços que farei em breve:
- Troca dos rolamentos e retentor do alternador;
- Limpeza e troca de óleo do sistema da DH;
- Troca das ponteiras axiais de direção;
- Limpeza e reengraxamento das homocinéticas e tulipas da transmissão dianteira;
- Reengraxamento dos rolamentos dianteiros;
- Troca do rolamento do eixo da ventuinha.
É Ed, temos q nos virar pois se ficarmos nas mãos dos "profissionais" já viu né. Bom saber que tem mais professores pardais por aqui, so assim não faltarão dicas.
Eu acho esse motorzinho uma "Frescura" da Ford e outras montadoras. Um carro para esses fins não precisa desses mimos. Quem dera tivesse a boa e velha alavanca.
Abraços
Você sabe, Alex, no caso é mais estético o botaozinho...Eu honestamente prefiro botão...acho feio a alavanca...Depois deste "enrosco" o sistema nunca mais me deu qualquer dor de cabeça!
É uma faca de dois gumes: A Ranger tem acionamento elétrico mas não tem roda livre. A Hilux tem acionamento manual da CT mas tem roda livre elétrica...acaba saindo a mesma coisa.
O mais inteligente (na minha opinião) é o sistema de roda livre da F-250: A vácuo, mas com a opção de se travar manualmente.
O que você usou/usa para proteger os fios do motor da CT, bem como o motor da CT???
Abraços
Shimomoto
A fiação ja tem uma proteção própria, o importante é deixar ela bem fixa no proprio suporte que tem perto dela. Tem alguns mecanicos relachados que podem deixar ela solta, o que pode gerar atrito com outras partes do carro desgastando a proteção e o os fios, o que pode produzir um curto circuito como aconteceu com a minha.
É so vc dar uma olhadinha pra ver se os fios estão todos bem presos, (so não vai mecher se tiver td em ordem ok?)
Já o motor em si não uso nenhuma proteção extra, apenas um silicone de alta temperatura entre o motor e a CT (Visto que o meu teve q ser aberto).
Se a ford fez a manutenção no seu, eu acredito q esteja ok, além disso se vc mecher pode perder a garantia se tiver.
Em relação aos fios, na minha tive que refazer esse chicote todo depois que o meu cachorro comeu os fios... Usei uma fita de pvc para prender e proteger os fios e prendi junto ao chassis com uma abraçadeira de nylon.
Parabéns por todas as dicas dos companheiros. Estou repassando-as não so ao meu irmão que é proprietário de uma Ranger, mas também ao meu cumpadre e mais alguns amigos proprietários de Ranger.
Aos Rangeiros de plantao, o melhor site que ja encontrei ate hoje sobre dicas para Ranger é dos ermanos! hehehe... , mas ha dicas para TUDO!!! http://www.clubranger4x4.com.ar/