x
Convex Datacenter
Página 16 de 30 PrimeiroPrimeiro ... 67891011121314151617181920212223242526 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 192 de 349
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Nesse link também tem um material muito bom sobre o motor elétrico:
    http://www.prolab-avs.com.ar/ranger/...ortransfer.htm

Detalhe que a foto do disco é igual ao do material americano. Já estou concluindo que meu disco de contatos foi para a bilola! Antes de desmontar o painel vou tentar testar com um motor que esteja ok.

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Segue arquivo com experiências no motor da tração.

Baseado nas fotos que encontrei dos sistemas com o disco de contatos aberto, levantei onde estariam as posições no conector e qual seriam os resultados de um teste de continuidade entre o pino "a", que deduzo seja a "entrada" do sinal que dá a posição do motor e os demais pinos.

De acordo com o teste meu motorzinho está ok!
    Mais um reforço na minha teoria que o problema está no módulo de controle da tração!
    Arquivos Anexos

Thelmo.
    No teste de bancada, quais foram os pinos(contatos) que você fechou o circuíto para cada posição, usando a foto: a, b, c, d, e.
    Fechando-se a c/ d dá o quê ?; depois a c/ c dá o, quê ?; a c/ d ?; etc.
    Ex.: Para o motorzinho girar até a posição High ? Depois, para ir até a posição Low ? Aplicou 12 V ?
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Thelmo.
    No teste de bancada, quais foram os pinos(contatos) que você fechou o circuíto para cada posição, usando a foto: a, b, c, d, e.
    Fechando-se a c/ d dá o quê ?; depois a c/ c dá o, quê ?; a c/ d ?; etc.
    Ex.: Para o motorzinho girar até a posição High ? Depois, para ir até a posição Low ? Aplicou 12 V ?
    Abraços
    Anthon
    Fiz um teste de continuidade entre o pino "a" e os demais, e o motor respondeu conforme a tabela que construí baseado na foto.

Até onde estou entendendo o módulo "injeta" tensão no disco através do pino "a" e em função do retorno que ele recebe nos pinos "b-c-d-e", da posição da chave de acionamento da tração, dos sensores de freio e embreagem e da informação de velocidade aplica 12V ou -12V no motor fazendo ele se movimentar até atingir uma nova combinação no pinos "b-c-d-e".

Não apliquei tensão no motor. Como ele está se movimentando de 4x2 para 4x4L estou considerando que a parte de "força" está ok!
    No próximo post vou colocar umas fotos da produção da tarde do domingo.

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Anexo algumas fotos da produção do domingo:

Primeira foto - lado esquerdo do painel. Onde estava o módulo que tem 04 conectores, com uma inscrição alusiva a controle eletrônico do 4x4.

Segunda foto - um módulo que (não perguntem o porquê) eu achava que era o controle da tração. Só consegui ver um conector entrando nele na parte superior. Não consegui soltar o conector muito menos faço idéia de como retirar ele daí. Aparentemente foi feito para não sair NUNCA!

Terceira foto local onde estava o módulo que desmontei sem os conectores na frente.

Quarta e quinta fotos - interior do módulo que consegui desmontar. Diferente do que eu esperava, (se ele for somente para controlar a tração, deve ter alguma tecnologia alienígena!!!) não tem nenhum relé e parece mais uma placa mãe de um computador.

Com meus limitados conhecimentos de eletrônica, inspecionei a placa toda e não encontrei qualquer sinal de curto-circuito, trilha ou componente defeituoso.
    Como não restava mais o que fazer conectei todo o sistema com a caixa e painel abertos e a tração funcionou perfeitamente!!!!

Infelizmente como não fiz estes testes por partes o problema tanto podia ser um conector isolando (um dos 04 do módulo do lado esquerdo, o da chave de acionamento ou o do módulo do lado direito, que tentei sem sucesso desencaixar) ou uma solda fria no próprio módulo do lado esquerdo que com o mexe-remexe resolveu conduzir.

Dúvidas:
    Essa caixa que eu abri é o GEM ou é um módulo específico da tração?
    Como escutamos relés chaveando quando acionamos a tração estranhei de não encontrar nenhum nessa placa. A única coisa que poderia ser um "relé alienígena", esse cilindrinho preto, descobri que é o alto falante da sineta de "chave na igniçãoXporta aberta" e "farol acesoXchave fora da ignição"

Onde ficam os relés que acionam o motor da tração?
    Quando acionei a tração com o painel fiquei escutando eles trabalharem, mas não consegui concluir onde estavam.

No mínimo por enquanto Chico não vai ver meu dinheiro!!!
    Arquivos Anexos

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Achei uma foto na net com a inscrição na tampa do módulo que abri:

PICK-UP ELECTRONIC 4X4.

Se ele é um pick-up electronic 4x4, o que o autofalante do alarme de chave na ignição está fazendo dentro dele???!!!
    Imagens Anexas -inscricao-modulo.jpg 
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Esse módulo tem à venda no www.baretaautopecas.com.br
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Wagninho Ver Post
    Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.
    onde encontro uma eletrica e conserta este motor aqui em brasilia, um abraço

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Sistema de acionamento da tração definitivamente devolvido para a operação!

Reforcei o isolamento de alguns fios que ficavam em atrito com aquele pedaço de conduíte (que troquei por uma fita plástica em espiral que na minha opinião ficou muito melhor).

Thelmo, das suas fotos, o módulo do lado direito é o GEM, e o módulo do lado esquerdo é o do 4WD.

Muito bom, mas preocupante, saber que no seu caso foi problema de mal contato. Quase sempre, esse é um dos problemas mais chatos de ser encontrado, mas em tratando-se de Ranger...! Vide que os mal contatos do acionador do limpador de para-brisas que quando se vira o volante ou a viatura trepida, eles acionam por conta própria(A escobila loca !)

No Manual do Proprietário que tenho, não existe descrito na relação de relés, um relé específico para o módulo 4WD, logo, esse relé deve estar embutido na placa do módulo 4WD. O que acha ?

Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post

No Manual do Proprietário que tenho, não existe descrito na relação de relés, um relé específico para o módulo 4WD, logo, esse relé deve estar embutido na placa do módulo 4WD. O que acha ?

Abs
    Anthon
    É justamente aí que estou com dúvidas.

A placa do módulo 4WD não tem nenhum relé (é praticamente igual a placa mãe de um computador!). Eu achei eletrônica demais para uma função tão simples.

O que achei estranho também é que nele está instalado o altofalante do alarme de chave na ignição! não deveria ser um módulo exclusivo para o acionamento da tração?!

E o pior é que o acionamento da tração com certeza tem relés envolvidos. Só não descobri ainda onde estão!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    O sistema de tração pode ser feito com diversos relés, porém dá um trabalhão fazer e também fica sujeito à problemas.
    A Ford tentou reduzir a quantidade de peças e dessa forma obrigando o consumidor a trocar a peça inteira que é muito mais cara por sinal...
    A Ranger foi desenhada para os EUA aonde o pessoal tem mais dinheiro pra esse tipo de coisa e os veículos são trocados com menos tempo de uso que no Brasil. Talvez por isso o sistema de manutenção da Ford nos incomode tanto...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 26
      Última resposta: 20/10/2024, 12:39
    2. Tração 4x4 com problema
      Por Guto F-1000 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 18
      Última resposta: 29/12/2014, 01:09
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2014, 00:35
    4. Ranger Argentina - Resolver problema tração