x
Convex Datacenter
Página 16 de 30 PrimeiroPrimeiro ... 67891011121314151617181920212223242526 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 192 de 349
  • #181
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2



    Nesse link também tem um material muito bom sobre o motor elétrico:
    http://www.prolab-avs.com.ar/ranger/...ortransfer.htm

    Detalhe que a foto do disco é igual ao do material americano. Já estou concluindo que meu disco de contatos foi para a bilola! Antes de desmontar o painel vou tentar testar com um motor que esteja ok.

  • #182
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Segue arquivo com experiências no motor da tração.

    Baseado nas fotos que encontrei dos sistemas com o disco de contatos aberto, levantei onde estariam as posições no conector e qual seriam os resultados de um teste de continuidade entre o pino "a", que deduzo seja a "entrada" do sinal que dá a posição do motor e os demais pinos.

    De acordo com o teste meu motorzinho está ok!
    Mais um reforço na minha teoria que o problema está no módulo de controle da tração!
    Arquivos Anexos

  • #183
    Thelmo.
    No teste de bancada, quais foram os pinos(contatos) que você fechou o circuíto para cada posição, usando a foto: a, b, c, d, e.
    Fechando-se a c/ d dá o quê ?; depois a c/ c dá o, quê ?; a c/ d ?; etc.
    Ex.: Para o motorzinho girar até a posição High ? Depois, para ir até a posição Low ? Aplicou 12 V ?
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #184
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Thelmo.
    No teste de bancada, quais foram os pinos(contatos) que você fechou o circuíto para cada posição, usando a foto: a, b, c, d, e.
    Fechando-se a c/ d dá o quê ?; depois a c/ c dá o, quê ?; a c/ d ?; etc.
    Ex.: Para o motorzinho girar até a posição High ? Depois, para ir até a posição Low ? Aplicou 12 V ?
    Abraços
    Anthon
    Fiz um teste de continuidade entre o pino "a" e os demais, e o motor respondeu conforme a tabela que construí baseado na foto.

    Até onde estou entendendo o módulo "injeta" tensão no disco através do pino "a" e em função do retorno que ele recebe nos pinos "b-c-d-e", da posição da chave de acionamento da tração, dos sensores de freio e embreagem e da informação de velocidade aplica 12V ou -12V no motor fazendo ele se movimentar até atingir uma nova combinação no pinos "b-c-d-e".

    Não apliquei tensão no motor. Como ele está se movimentando de 4x2 para 4x4L estou considerando que a parte de "força" está ok!
    No próximo post vou colocar umas fotos da produção da tarde do domingo.

  • #185
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Anexo algumas fotos da produção do domingo:

    Primeira foto - lado esquerdo do painel. Onde estava o módulo que tem 04 conectores, com uma inscrição alusiva a controle eletrônico do 4x4.

    Segunda foto - um módulo que (não perguntem o porquê) eu achava que era o controle da tração. Só consegui ver um conector entrando nele na parte superior. Não consegui soltar o conector muito menos faço idéia de como retirar ele daí. Aparentemente foi feito para não sair NUNCA!

    Terceira foto local onde estava o módulo que desmontei sem os conectores na frente.

    Quarta e quinta fotos - interior do módulo que consegui desmontar. Diferente do que eu esperava, (se ele for somente para controlar a tração, deve ter alguma tecnologia alienígena!!!) não tem nenhum relé e parece mais uma placa mãe de um computador.

    Com meus limitados conhecimentos de eletrônica, inspecionei a placa toda e não encontrei qualquer sinal de curto-circuito, trilha ou componente defeituoso.
    Como não restava mais o que fazer conectei todo o sistema com a caixa e painel abertos e a tração funcionou perfeitamente!!!!

    Infelizmente como não fiz estes testes por partes o problema tanto podia ser um conector isolando (um dos 04 do módulo do lado esquerdo, o da chave de acionamento ou o do módulo do lado direito, que tentei sem sucesso desencaixar) ou uma solda fria no próprio módulo do lado esquerdo que com o mexe-remexe resolveu conduzir.

    Dúvidas:
    Essa caixa que eu abri é o GEM ou é um módulo específico da tração?
    Como escutamos relés chaveando quando acionamos a tração estranhei de não encontrar nenhum nessa placa. A única coisa que poderia ser um "relé alienígena", esse cilindrinho preto, descobri que é o alto falante da sineta de "chave na igniçãoXporta aberta" e "farol acesoXchave fora da ignição"

    Onde ficam os relés que acionam o motor da tração?
    Quando acionei a tração com o painel fiquei escutando eles trabalharem, mas não consegui concluir onde estavam.

    No mínimo por enquanto Chico não vai ver meu dinheiro!!!
    Arquivos Anexos

  • #186
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Achei uma foto na net com a inscrição na tampa do módulo que abri:

    PICK-UP ELECTRONIC 4X4.

    Se ele é um pick-up electronic 4x4, o que o autofalante do alarme de chave na ignição está fazendo dentro dele???!!!
    Imagens Anexas -inscricao-modulo.jpg 
    4X4 Brasil

  • #187
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Esse módulo tem à venda no www.baretaautopecas.com.br
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #188
    Citação Postado originalmente por Wagninho Ver Post
    Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.
    onde encontro uma eletrica e conserta este motor aqui em brasilia, um abraço

  • #189
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Sistema de acionamento da tração definitivamente devolvido para a operação!

    Reforcei o isolamento de alguns fios que ficavam em atrito com aquele pedaço de conduíte (que troquei por uma fita plástica em espiral que na minha opinião ficou muito melhor).

  • #190
    Thelmo, das suas fotos, o módulo do lado direito é o GEM, e o módulo do lado esquerdo é o do 4WD.

    Muito bom, mas preocupante, saber que no seu caso foi problema de mal contato. Quase sempre, esse é um dos problemas mais chatos de ser encontrado, mas em tratando-se de Ranger...! Vide que os mal contatos do acionador do limpador de para-brisas que quando se vira o volante ou a viatura trepida, eles acionam por conta própria(A escobila loca !)

    No Manual do Proprietário que tenho, não existe descrito na relação de relés, um relé específico para o módulo 4WD, logo, esse relé deve estar embutido na placa do módulo 4WD. O que acha ?

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #191
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post

    No Manual do Proprietário que tenho, não existe descrito na relação de relés, um relé específico para o módulo 4WD, logo, esse relé deve estar embutido na placa do módulo 4WD. O que acha ?

    Abs
    Anthon
    É justamente aí que estou com dúvidas.

    A placa do módulo 4WD não tem nenhum relé (é praticamente igual a placa mãe de um computador!). Eu achei eletrônica demais para uma função tão simples.

    O que achei estranho também é que nele está instalado o altofalante do alarme de chave na ignição! não deveria ser um módulo exclusivo para o acionamento da tração?!

    E o pior é que o acionamento da tração com certeza tem relés envolvidos. Só não descobri ainda onde estão!

  • #192
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O sistema de tração pode ser feito com diversos relés, porém dá um trabalhão fazer e também fica sujeito à problemas.
    A Ford tentou reduzir a quantidade de peças e dessa forma obrigando o consumidor a trocar a peça inteira que é muito mais cara por sinal...
    A Ranger foi desenhada para os EUA aonde o pessoal tem mais dinheiro pra esse tipo de coisa e os veículos são trocados com menos tempo de uso que no Brasil. Talvez por isso o sistema de manutenção da Ford nos incomode tanto...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 26
      Última resposta: 20/10/2024, 12:39
    2. Tração 4x4 com problema
      Por Guto F-1000 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 18
      Última resposta: 29/12/2014, 01:09
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2014, 00:35
    4. Ranger Argentina - Resolver problema tração
      Por ftartari no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 28/09/2011, 21:22
    5. Tração com problema.
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 16/09/2004, 21:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade