Powered by vBulletin

Ford EcoSport 4WD enfrenta a trilha

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 214 de 252 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 114164204205206207208209210211212213214215216217218219220221222223224 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/09/2009, 11:47
    jipeiromirim
    Aleluia!!!
  • 08/09/2009, 11:50
    alvaro.jrc
    Citação:

Postado originalmente por Giovani Ver Post
    O tópico mudou de endereço.

[]'s

Sábia decisão.
  • 09/09/2009, 19:03
    Marcelo-HPE
    1 Anexo(s)
    Palio Locker( Strada ) na trilha leve ... tentou acompanhar né , mas ....
    Sorte que Band estava em prontidão . hehehehehee
  • 09/09/2009, 22:15
    neilsonhenriques
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Palio Locker( Strada ) na trilha leve ... tentou acompanhar né , mas ....
    Sorte que Band estava em prontidão . hehehehehee

:putz:

FIAT e seus carros "adventure".

A trilha tá tão light (pelo menos ali onde estão os dois carros) que tá mais pra estradinha de chão ... :pensativo:

Aproveitando, vou fazer uma pergunta de ignorante. :mrgreen:

Alguém sabe me dizer o que é esse mecanismo blocante desses off-roaders da FIAT ? É só pra diminuir a velocidade de rotação do pneu pro carro não cavar um buraco ?

Um abraço ! :concordo:
    Neilson
  • 09/09/2009, 22:49
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Alguém sabe me dizer o que é esse mecanismo blocante desses off-roaders da FIAT ? É só pra diminuir a velocidade de rotação do pneu pro carro não cavar um buraco ?

Um abraço ! :concordo:
    Neilson

Copiei o post abaixo de outro topico:
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Olha como funciona o E-Locker da Eaton nos Fiat ... tirado do site www.oficinabrasil.com -- cadastra no site e coloca locker na busca

Funcionamento do sistema E-Locker

A Fiat Automóveis apresentou recentemente uma nova gama de automóveis com o sobrenome Locker (Palio, Doblò e Idea Adventure), os primeiros veículos leves nacionais comercializados com a tecnologia de diferencial blocante eletrônico.
    Diferentemente de um sistema 4x4, o sistema que equipa os carros da montadora italiana unifica os semi-eixos por meio de um processo elétrico, permitindo ao motorista sair de situações críticas em que o pneu esteja com dificuldades de aderência.
    Desenvolvido pela Eaton e batizado com o nome de E-Locker pela sistemista, a tecnologia apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos como equipamento de série dos veículos Hummer H2 e H3.
    O dispositivo pode ser ativado somente com o veículo parado e freio acionado. Ao pressionar o botão ELD (sigla inglesa para diferencial blocante eletrônico), um sinal é enviado para a central de comando, posicionada atrás do painel de instrumentos, que verifica a rotação da roda e a posição do pedal de freio. Atendidas as condições estabelecidas, a central ativa o E-Locker. Por questões de segurança o sistema emite um sinal sonoro assim que o veículo atingir 15 km/h e é desativado automaticamente com 20 km/h.
    Podemos ver na imagem detalhada do diferencial os componentes que constituem este sistema. No interior da caixa satélite existe uma bobina eletromagnética e o anel rampa. Assim que a bobina é energizada, o anel rampa se movimenta e desloca o pino trava, posicionado na carcaça do diferencial. Este pino empurra o anel trava que têm como objetivo travar a arruela fixada na planetária. Este é o processo que unifica os semi-eixos. Atrás da planetária existe uma mola retorno, que tem a função de retornar o anel trava quando o sistema for desativado.
    http://www.oficinabrasil.com/imgfoto...cker-ago08.jpg

Funcionamento do Trac-lock
    Outro sistema semelhante ao blocante-eletrônico é o blocante convencional, mais conhecido como "Trac-lock", lançado no Brasil em 2001 pela Dana. Esta tecnologia também proporciona ao motorista sair de situações criticas idênticas ao E-Locker. O blocnate convencional funciona assim que uma das rodas perde aderência ao solo. Os anéis e pratos de fricção, posicionados atrás da planetária, serão travados devido ao aquecimento gerado pelo atrito das peças. A roda que está em solo mais aderente receberá maior torque, proporcionando a tração necessária.
    http://www.oficinabrasil.com/imgfoto...lock-ago08.jpg

[]'s
  • 09/09/2009, 23:01
    Giovani
    Citação:

Aproveitando, vou fazer uma pergunta de ignorante. :mrgreen:

Olá Neilson!

Complementando a resposta do Elmer...

Parece mentira, mas um bloqueio como esse, garante mais tração do que um 4x4 sem bloqueio nos 2 eixos.

Claro que nesses carrinhos isso não "aparece" pq, não tem altura, suspensão, motor e pneu de jipe. Mas numa situação hipotética, considerando apenas uma falta de tração dum lado da pista, ele seria capaz de passar onde um 4x4 normal ficaria.

[]'s
  • 09/09/2009, 23:20
    neilsonhenriques
    Elmer,

Foi mal. Eu deveria ter usado a pesquisa. Não me passou pela cabeça que esse mecanismo já tivesse sido discutido. Esse fórum realmente é muito completo. Obrigado. :concordo:

Giovanni,

Paguei a língua então. :oops:
    O sistema parece interessante e bem útil.

Os controles eletrônicos de tração que equipam os crossovers (Freelanders, SantaFés e bichos do gênero) são uma forma automática desse tipo de bloqueio ou uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa ?

Obrigado e um abraço !

Neilson
  • 10/09/2009, 00:21
    Giovani
    Citação:

Elmer,

Foi mal. Eu deveria ter usado a pesquisa. Não me passou pela cabeça que esse mecanismo já tivesse sido discutido. Esse fórum realmente é muito completo. Obrigado. :concordo:

Giovanni,

Paguei a língua então. :oops:
    O sistema parece interessante e bem útil.

Os controles eletrônicos de tração que equipam os crossovers (Freelanders, SantaFés e bichos do gênero) são uma forma automática desse tipo de bloqueio ou uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa ?

Não precisa ficar pedindo desculpas Neilson... Nem eu sabia que já tinha sido discutido o assunto, eu ia postar a imagem do bloqueio quando vi que o Elmer respondeu...:mrgreen:

É interessante sim. Na minha opinião a Fiat deu de 10x0 no kakareco da Ford.

Sobre os controles eletrônicos de tração, são coisas diferentes sim. Eles atuam nos freios, freiando a roda que perde aderência, com isso o diferencial passa a força para a outra roda. Só que isso ocorre tão rápido e tantas vezes, que vc nem percebe.

[]'s
  • 10/09/2009, 01:02
    Giovani
    Achei esse vídeo bem interessante, sobre o ESP, programa eletrônico de estabilidade.

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=pvEXJVZ64oY&feature=player_embedded]YouTube - Mercedes-Benz Classe A ESP[/ame]

[]'s
  • 10/09/2009, 08:44
    Marcelo-HPE
    O problema todo é que esse bloqueio da Strada , desarma a 20km/h , geralmente quando vc precisa pegar embalo para atravessar um atoleiro ou encarar uma subida enlameada , o bloqueio sai de sena ,justo na hora que mais se precisa de tração . em pequena erosões a baixa velocidade ele deve ser util.
    Só pra ter uma noção ,o bloqueio 100% da l200 outdoor desarma a 60km/h .
    abs
  • 10/09/2009, 09:04
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    O problema todo é que esse bloqueio da Strada , desarma a 20km/h , geralmente quando vc precisa pegar embalo para atravessar um atoleiro ou encarar uma subida enlameada , o bloqueio sai de sena ,justo na hora que mais se precisa de tração . em pequena erosões a baixa velocidade ele deve ser util.
    Só pra ter uma noção ,o bloqueio 100% da l200 outdoor desarma a 60km/h .
    abs

A L200 tem bloqueio na traseira.
    A Strada tem na dianteira, onde um esterçamento da direção com bloqueio acionado pode provocar uma quebra.

[]'s
  • 10/09/2009, 10:54
    neilsonhenriques
    Citação:

Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Não precisa ficar pedindo desculpas Neilson... Nem eu sabia que já tinha sido discutido o assunto, eu ia postar a imagem do bloqueio quando vi que o Elmer respondeu...:mrgreen:

É interessante sim. Na minha opinião a Fiat deu de 10x0 no kakareco da Ford.

Sobre os controles eletrônicos de tração, são coisas diferentes sim. Eles atuam nos freios, freiando a roda que perde aderência, com isso o diferencial passa a força para a outra roda. Só que isso ocorre tão rápido e tantas vezes, que vc nem percebe.

[]'s

Giovanni,

Eu fiquei duplamente com vergonha: por não ter usado a pesquisa e por ter desdenhado do mecanismo sem conhecer a funcionalidade. :oops:

Entendi o lance do controle de tração. :concordo:

Valeu !

Um abraço,
    Neilson
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 214 de 252 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 114164204205206207208209210211212213214215216217218219220221222223224 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:20.