
Postado originalmente por
Eduardo Velo
Olha como funciona o E-Locker da Eaton nos Fiat ... tirado do site
www.oficinabrasil.com -- cadastra no site e coloca locker na busca
Funcionamento do sistema E-Locker
A Fiat Automóveis apresentou recentemente uma nova gama de automóveis com o sobrenome Locker (Palio, Doblò e Idea Adventure), os primeiros veículos leves nacionais comercializados com a tecnologia de diferencial blocante eletrônico.
Diferentemente de um sistema 4x4, o sistema que equipa os carros da montadora italiana unifica os semi-eixos por meio de um processo elétrico, permitindo ao motorista sair de situações críticas em que o pneu esteja com dificuldades de aderência.
Desenvolvido pela Eaton e batizado com o nome de E-Locker pela sistemista, a tecnologia apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos como equipamento de série dos veículos Hummer H2 e H3.
O dispositivo pode ser ativado somente com o veículo parado e freio acionado. Ao pressionar o botão ELD (sigla inglesa para diferencial blocante eletrônico), um sinal é enviado para a central de comando, posicionada atrás do painel de instrumentos, que verifica a rotação da roda e a posição do pedal de freio. Atendidas as condições estabelecidas, a central ativa o E-Locker. Por questões de segurança o sistema emite um sinal sonoro assim que o veículo atingir 15 km/h e é desativado automaticamente com 20 km/h.
Podemos ver na imagem detalhada do diferencial os componentes que constituem este sistema. No interior da caixa satélite existe uma bobina eletromagnética e o anel rampa. Assim que a bobina é energizada, o anel rampa se movimenta e desloca o pino trava, posicionado na carcaça do diferencial. Este pino empurra o anel trava que têm como objetivo travar a arruela fixada na planetária. Este é o processo que unifica os semi-eixos. Atrás da planetária existe uma mola retorno, que tem a função de retornar o anel trava quando o sistema for desativado.
Funcionamento do Trac-lock
Outro sistema semelhante ao blocante-eletrônico é o blocante convencional, mais conhecido como "Trac-lock", lançado no Brasil em 2001 pela Dana. Esta tecnologia também proporciona ao motorista sair de situações criticas idênticas ao E-Locker. O blocnate convencional funciona assim que uma das rodas perde aderência ao solo. Os anéis e pratos de fricção, posicionados atrás da planetária, serão travados devido ao aquecimento gerado pelo atrito das peças. A roda que está em solo mais aderente receberá maior torque, proporcionando a tração necessária.
