x
Convex Datacenter

Aleluia!!!
    João (jipeiromirim)
    Jimny 99/00

Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    O tópico mudou de endereço.

[]'s
    Sábia decisão.
    TRITON HPE 3.5 V6

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Palio Locker( Strada ) na trilha leve ... tentou acompanhar né , mas ....
    Sorte que Band estava em prontidão . hehehehehee
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ford EcoSport 4WD enfrenta a trilha-dsc01294.jpg  
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Palio Locker( Strada ) na trilha leve ... tentou acompanhar né , mas ....
    Sorte que Band estava em prontidão . hehehehehee

FIAT e seus carros "adventure".

A trilha tá tão light (pelo menos ali onde estão os dois carros) que tá mais pra estradinha de chão ...

Aproveitando, vou fazer uma pergunta de ignorante.

Alguém sabe me dizer o que é esse mecanismo blocante desses off-roaders da FIAT ? É só pra diminuir a velocidade de rotação do pneu pro carro não cavar um buraco ?

Um abraço !
    Neilson

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Alguém sabe me dizer o que é esse mecanismo blocante desses off-roaders da FIAT ? É só pra diminuir a velocidade de rotação do pneu pro carro não cavar um buraco ?

Um abraço !
    Neilson
    Copiei o post abaixo de outro topico:
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Olha como funciona o E-Locker da Eaton nos Fiat ... tirado do site www.oficinabrasil.com -- cadastra no site e coloca locker na busca

Funcionamento do sistema E-Locker

A Fiat Automóveis apresentou recentemente uma nova gama de automóveis com o sobrenome Locker (Palio, Doblò e Idea Adventure), os primeiros veículos leves nacionais comercializados com a tecnologia de diferencial blocante eletrônico.
    Diferentemente de um sistema 4x4, o sistema que equipa os carros da montadora italiana unifica os semi-eixos por meio de um processo elétrico, permitindo ao motorista sair de situações críticas em que o pneu esteja com dificuldades de aderência.
    Desenvolvido pela Eaton e batizado com o nome de E-Locker pela sistemista, a tecnologia apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos como equipamento de série dos veículos Hummer H2 e H3.
    O dispositivo pode ser ativado somente com o veículo parado e freio acionado. Ao pressionar o botão ELD (sigla inglesa para diferencial blocante eletrônico), um sinal é enviado para a central de comando, posicionada atrás do painel de instrumentos, que verifica a rotação da roda e a posição do pedal de freio. Atendidas as condições estabelecidas, a central ativa o E-Locker. Por questões de segurança o sistema emite um sinal sonoro assim que o veículo atingir 15 km/h e é desativado automaticamente com 20 km/h.
    Podemos ver na imagem detalhada do diferencial os componentes que constituem este sistema. No interior da caixa satélite existe uma bobina eletromagnética e o anel rampa. Assim que a bobina é energizada, o anel rampa se movimenta e desloca o pino trava, posicionado na carcaça do diferencial. Este pino empurra o anel trava que têm como objetivo travar a arruela fixada na planetária. Este é o processo que unifica os semi-eixos. Atrás da planetária existe uma mola retorno, que tem a função de retornar o anel trava quando o sistema for desativado.

Funcionamento do Trac-lock
    Outro sistema semelhante ao blocante-eletrônico é o blocante convencional, mais conhecido como "Trac-lock", lançado no Brasil em 2001 pela Dana. Esta tecnologia também proporciona ao motorista sair de situações criticas idênticas ao E-Locker. O blocnate convencional funciona assim que uma das rodas perde aderência ao solo. Os anéis e pratos de fricção, posicionados atrás da planetária, serão travados devido ao aquecimento gerado pelo atrito das peças. A roda que está em solo mais aderente receberá maior torque, proporcionando a tração necessária.
    []'s

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Aproveitando, vou fazer uma pergunta de ignorante.

Olá Neilson!

Complementando a resposta do Elmer...

Parece mentira, mas um bloqueio como esse, garante mais tração do que um 4x4 sem bloqueio nos 2 eixos.

Claro que nesses carrinhos isso não "aparece" pq, não tem altura, suspensão, motor e pneu de jipe. Mas numa situação hipotética, considerando apenas uma falta de tração dum lado da pista, ele seria capaz de passar onde um 4x4 normal ficaria.

[]'s

Elmer,

Foi mal. Eu deveria ter usado a pesquisa. Não me passou pela cabeça que esse mecanismo já tivesse sido discutido. Esse fórum realmente é muito completo. Obrigado.

Giovanni,

Paguei a língua então.
    O sistema parece interessante e bem útil.

Os controles eletrônicos de tração que equipam os crossovers (Freelanders, SantaFés e bichos do gênero) são uma forma automática desse tipo de bloqueio ou uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa ?

Obrigado e um abraço !

Neilson

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Elmer,

Foi mal. Eu deveria ter usado a pesquisa. Não me passou pela cabeça que esse mecanismo já tivesse sido discutido. Esse fórum realmente é muito completo. Obrigado.

Giovanni,

Paguei a língua então.
    O sistema parece interessante e bem útil.

Os controles eletrônicos de tração que equipam os crossovers (Freelanders, SantaFés e bichos do gênero) são uma forma automática desse tipo de bloqueio ou uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa ?
    Não precisa ficar pedindo desculpas Neilson... Nem eu sabia que já tinha sido discutido o assunto, eu ia postar a imagem do bloqueio quando vi que o Elmer respondeu...

É interessante sim. Na minha opinião a Fiat deu de 10x0 no kakareco da Ford.

Sobre os controles eletrônicos de tração, são coisas diferentes sim. Eles atuam nos freios, freiando a roda que perde aderência, com isso o diferencial passa a força para a outra roda. Só que isso ocorre tão rápido e tantas vezes, que vc nem percebe.

[]'s

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Achei esse vídeo bem interessante, sobre o ESP, programa eletrônico de estabilidade.

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=pvEXJVZ64oY&feature=player_embedded]YouTube - Mercedes-Benz Classe A ESP[/ame]

[]'s

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    O problema todo é que esse bloqueio da Strada , desarma a 20km/h , geralmente quando vc precisa pegar embalo para atravessar um atoleiro ou encarar uma subida enlameada , o bloqueio sai de sena ,justo na hora que mais se precisa de tração . em pequena erosões a baixa velocidade ele deve ser util.
    Só pra ter uma noção ,o bloqueio 100% da l200 outdoor desarma a 60km/h .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    O problema todo é que esse bloqueio da Strada , desarma a 20km/h , geralmente quando vc precisa pegar embalo para atravessar um atoleiro ou encarar uma subida enlameada , o bloqueio sai de sena ,justo na hora que mais se precisa de tração . em pequena erosões a baixa velocidade ele deve ser util.
    Só pra ter uma noção ,o bloqueio 100% da l200 outdoor desarma a 60km/h .
    abs
    A L200 tem bloqueio na traseira.
    A Strada tem na dianteira, onde um esterçamento da direção com bloqueio acionado pode provocar uma quebra.

[]'s

Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Não precisa ficar pedindo desculpas Neilson... Nem eu sabia que já tinha sido discutido o assunto, eu ia postar a imagem do bloqueio quando vi que o Elmer respondeu...

É interessante sim. Na minha opinião a Fiat deu de 10x0 no kakareco da Ford.

Sobre os controles eletrônicos de tração, são coisas diferentes sim. Eles atuam nos freios, freiando a roda que perde aderência, com isso o diferencial passa a força para a outra roda. Só que isso ocorre tão rápido e tantas vezes, que vc nem percebe.

[]'s
    Giovanni,

Eu fiquei duplamente com vergonha: por não ter usado a pesquisa e por ter desdenhado do mecanismo sem conhecer a funcionalidade.

Entendi o lance do controle de tração.

Valeu !

Um abraço,
    Neilson

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem