Postado originalmente por
Miranda_MG
Pessoal,
Sem a intenção da polêmica, nosso colega Thiago tem razão. Sou novo por aqui, mas acho que devemos interromper as críticas (que sejam apenas críticas - sem amparo técnico ou de outra ordem que possa nos ser útil) nesse nosso tópico. Especificamente sobre a Hilux, mas que sirva para qualquer outro veículo. Senão fica feio; fica parecendo recalque...
Quando mencionei lá atrás a Toyota, não me referi à demora das peças para uma Hilux, mas sim para um Corolla que minha esposa teve já há alguns anos. Mas a intenção foi a de ilustrar o que o dono de qualquer empresa faz hoje tentando otimizar seus custos: peças de baixo giro não estarão em estoque. E, não estou concordando ou discordando, é a realidade do negócio. Isso por experiência própria, por relatos de amigos que conduzem as suas empresas e, no setor automotivo, pela conversa que tive com o chefe da oficina da uma CSS da VW aqui em BH na semana passada (o carro da minha esposa está no estaleiro). Mas cabe o complemento de que não deveria ter falado das Hilux que chegam para manutenção, pois embora tenha mencionado que o denominador do cálculo deveria ser considerado, fui superficial na colocação. Já que não faço a mínima idéia do que é o problema de cada e, mais crítico, se é mesmo problema.
Arrisco-me a dizer que todos aqui (assim como os donos de outros veículos nessa faixa de preço) fizeram a opção pela Ranger observando fatores racionais e passionais e, mais, tendo grana para pegar qualquer outra picape. No meu caso, por exemplo, segurança/desempenho. Logo, para esses em que a escolha foi livre e não houve (e/ou não há) restrições de acesso a outros veículos, a lista deve ter o objetivo contribuição mútua entre todos - independente da marca. Como muitos já fazem, é claro...
Já aprendi muita coisa no tópico e acho que é isso mesmo. A bola da vez é a segunda abraçadeira da gambiarra que estamos discutindo. E, quem sabe, esse relato/foto chegando aos canais adequados, não surte algum efeito? A impressão que tenho é que temos como fazer algo, pois temos ferramentas disponíveis e um pouco de tempo (já que todos o dedicam à leitura e escrita aqui). Mas não nos organizamos para isso. Denúncia no MP, textos para revistas especializadas e outras idéias causam algum ânimo e não evoluem. Nesse sentido, disponho-me a ajudar com a seguinte proposta: e se três ou quatro (ao meu ver, nem demais e nem de menos) daqui se organizassem para serem os "representantes" do tópico? De forma coordenada, poderiam ser responsáveis pela apresentação do necessário (solicitações, laudos, reclamações/elogios) aos devidos canais, pela cobrança e acompanhamento dos processos e, dando certo, pela apresentação dos resultados. Tudo isso, cobrando a irrisória taxa de R$ 50,00 mensais de cada forista... Hahahahaha... Brincadeiras à parte, deve dar algum trabalho e vai depender muito das contribuições individuais. Mas é para quem tem disposição e, mais do que isso, quer um produto/marca melhor no que for possível. Acho que tem plena condição para isso:
- Imperador: que, meu caro, me corrija se eu estiver errado, já passou pela faculdade de Direito (precisamos de alguém dessa área).
- Thiago Pereira: conhecimento técnico disponível e comentários equilibrados aqui e em outros tópicos.
- Regis: que já experimentou recentemente um perrengue grave.
- Também me disponho, mais por disponibilidade e interesse, apesar da formação em engenharia ajudar.
Contribuições ou abjeções para a proposta acima são bem vindas. E, claro, o aceite dos três primeiros caso vocês e os mesmos achem que vale a pena.
Att.
Miranda