Postado originalmente por
LUIZ170686
no caso do freio da minha F4000 também era muito duro de pisar, e foi piorando com o tempo, tanto que tinha que dosar o pé tinha que ser forte porém não muito intenso senão travava a roda...troquei hidrovácuo, revisei lonas e pastilhas e nada, alguns até diziam que era normal, até que um dia travou de vez que a camionete nem saia do lugar, e isso em outra cidade fiquei desesperado. botava 1ª marcha tinha que acelerar forte pra andar uns 5 metros forçado pra cacete, e ai parava de vez num saia de jeito nenhum, nem ré nem em 1ª...esperei uns 10 minutos e o freio destravou (que alivio), só que ai não podia pisar nele novamente que ele travava. a sorte que eu só tinha que andar em estrada, e ai vim tranquilo pra não precisar usar o freio. chegando aqui fui num cara especialista em freio desse cara das antiga e.... era simplesmente um flexível de freio que levava o fluído de freio para as duas pinças dianteiras que estava entupindo, por isso o pedal ficava duro pra acionar e depois foi travando cada vez mais pois ele foi obstruindo a passagem do fluído tanto pra frear quanto para liberar os freios. agora tá "molinho molinho", uma manteiga kkkk...e gastei R$ 40 incluindo mão de obra. desculpa o texto ai é que eu tenho que contar a história pra explicar o fato... aaahhhh nem preciso dizer que o primeiro cara que fez o serviço de revisão do freio pra mim era um burro né! pois disse que revisou tudo e não viu esse flexível entupido??? duro esse mechânicos...
Abraços.