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  • #121
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    essa ta beeemmmmm melhor! ainda acho feias essas tipo sedan, mas sem duvida esta melhor que as outras postadas hehehe

    sobre o motor nao sei nada.

  • #122
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Leonardo Diccini
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  • #123
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    Citação Postado originalmente por leoab Ver Post
    F1000 Tropical 2.5TD HSD C.D. FORD 97/97 Bordo - Dourados - 513892 - SHOPCAR
    esta parece que ta bonita, o único problema é o motor Maxion. Quem já teve camionete com este motor, é muito ruim mesmo? não vou carregar carga, apenas passeio, a maioria em asfalto.
    Tive uma Ranger 2001 com esse motor. É muito melhor do que os merdânicos falam. Anda bem, silencioso, vibra pouco, acelera bem, é econômico e dura muito. Da Ranger inteira, com certeza esse é o melhor item. Compra sem medo.

    Se eu encontrar uma preta XLT com o HSD inteira pra rolo, vou tentar pegar para a patroa. Ela acha muito bonitas as XLT's pretas, e o HSD garante economia e desempenho.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #124
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Tive uma Ranger 2001 com esse motor. É muito melhor do que os merdânicos falam. Anda bem, silencioso, vibra pouco, acelera bem, é econômico e dura muito. Da Ranger inteira, com certeza esse é o melhor item. Compra sem medo.

    Se eu encontrar uma preta XLT com o HSD inteira pra rolo, vou tentar pegar para a patroa. Ela acha muito bonitas as XLT's pretas, e o HSD garante economia e desempenho.
    Valeu Edin. acho que para meu uso este motor da conta, só vou usar em cidade e viajem em asfalto. Parece ser um motor mais leve e econômico que o MWM, entretanto não tem a mesma durabilidade. caso fique com ela você poderia de dar umas dicas sobre alguns itens mecânicos a serem analisados. Parece que tem que conferir correia dentada e parte de arrefecimento.

  • #125
    Já tive ranger com esse motor tb. É bem mais silencioso que o MWM 229, é bem mais esperto e econômico tb. Porém acho o maxion de manutenção mais cara que o MWM. Questão de gosto tb, o MWM tem um roncão de caminhão, bem mais bonito. Tb é bem mais rústico e tem melhor revenda. Mas é como o Edin falou, Maxion 2.5 é melhor do que muita gente fala. A maioria nem sabe de nada e mete o pau. Entretanto meu meca sempre defendia ele. Acertadinho, é o mesmo que andar de carro de passeio. Abco.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #126
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    O que vcs aconselham dar uma olhada antes de fechar negocio? parece que a camionete tem 187.000 km

  • #127
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    Amigo, não tem muito o que olhar. Veja funcionamento dela, eventuais vazamentos, barulhos, nível e cor do líquido de arrefecimento. Dê uma volta, passe as marchas, pise na embreagem. Freie. Faça curvas, vire para um lado e outro. Enfim, um teste normal. Se tiver um mecânico diesel de confiança, peça a ele para olhar o motor. Basicamente isto. Correia dentada, tensores, óleos, etc você já troca assim que comprar, independente do estado em que se encontram. Ok? Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #128
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    O mau desse motor se resume na falta de espaço para mexer nele. Na maioria das manutenções é necessário desmontar muitas coisas para realizar a manutenção desejada, porém a Ranger tem um cofre de motor muito menor que a F1000.

    Faz uns testes simples nesse motor:
    1 - Com o motor ainda frio, solta a tampa amarela de cima da tampa de válvulas e liga o motor. Acelera direto pela bomba injetora e veja se a tampa fica no lugar. Ela pode dançar mas não pode saltar do lugar. Se ao acelerar ela cair é sinal de perda de compressão para o cárter;

    2 - Ele tem que pegar fácil e responder prontamente ao toque do acelerador. Ele acelera igual a um motor a gasolina. Se acelerar igual a um MWM é possível que o ponto da bomba esteja um pouco atrasado, demanda um ajuste fino apenas ou serviço de bomba injetora;

    3 - Anda com ela, e aperta sem dó. Pode fumacear preto a vontade, mas não pode ter fumaça azul ou fumaça branca. 1a, 2a e 3a marchas o motor tem que passar dos 4000rpm, 4a e 5a não espera isso. Em rodovia, em 5a marcha ela tem que empurrar até 3500rpm. Se não chegar nos 3500rpm aponta desgaste de bomba e bicos ou bomba atrasada. De qualquer forma se não alcançar os 3500rpm em 5a negocia um bombista;

    4- Nesse regime de pé no bucho, a temperatura não pode passar muito do meio. Se a temperatura subir pode ter problema de cabeçote, coisa rara nesse motor mas possível uma vez que o cabeçote é de alumínio;

    5 - Vazamentos de óleo pode ser normal nesse motor, mas NÃO pode vazar pelo alternador ou pela turbina. A entrada da turbina é normal ficar suja de óleo pois a recirculação de gases é feita antes da turbina, então considera como normal, porém o lado do escape da turbina tem que estar seco;

    6 - Confere o nível de água depois do pau que deres nela. Se baixou pode estar com vazamento em alguma conexão, selo ou reservatório.

    Se estiver tudo ok e fechares o negócio, a manutenção preventiva desse motor é bem simples. Basicamente trocar rolamentos dos tensores, troca do kit de correia dentada-tensor-polia (original), filtros e óleo.

    Comparado com o MWM, esse motor tem que trocar todos os filtros e o óleo a cada 7000km e correia dentada a cada 80.000km. As peças só compra original que são bem baratas. Um MWM troca óleo e filtros a cada 10.000km e só. Porém é comum ter gente que troca com 20.000km e o motor trabalha anos a fio sem problemas.


    O principal não podes esquecer na hora da compra! Faz como todo mundo e fala mau do HSD. Diz que é kinder ovo, que dá problema do nada. Que tá tudo bem e pode trancar indo na padaria da esquina, etc. Desmerece o motor que quando fores vender o comprador fará o mesmo contigo...

    Mas quando fores testar, pode pisar sem medo pois a BI limita o rpm em 4640rpm, antes do vermelho. Na minha ex-Ranger o meu HSD virava a 5200rpm! kkk Só nos ajustes básicos da BI! E mesmo assim não quebrou!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #129
    Usuário Avatar de leoss
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O mau desse motor se resume na falta de espaço para mexer nele. Na maioria das manutenções é necessário desmontar muitas coisas para realizar a manutenção desejada, porém a Ranger tem um cofre de motor muito menor que a F1000.

    Faz uns testes simples nesse motor:
    1 - Com o motor ainda frio, solta a tampa amarela de cima da tampa de válvulas e liga o motor. Acelera direto pela bomba injetora e veja se a tampa fica no lugar. Ela pode dançar mas não pode saltar do lugar. Se ao acelerar ela cair é sinal de perda de compressão para o cárter;

    2 - Ele tem que pegar fácil e responder prontamente ao toque do acelerador. Ele acelera igual a um motor a gasolina. Se acelerar igual a um MWM é possível que o ponto da bomba esteja um pouco atrasado, demanda um ajuste fino apenas ou serviço de bomba injetora;

    3 - Anda com ela, e aperta sem dó. Pode fumacear preto a vontade, mas não pode ter fumaça azul ou fumaça branca. 1a, 2a e 3a marchas o motor tem que passar dos 4000rpm, 4a e 5a não espera isso. Em rodovia, em 5a marcha ela tem que empurrar até 3500rpm. Se não chegar nos 3500rpm aponta desgaste de bomba e bicos ou bomba atrasada. De qualquer forma se não alcançar os 3500rpm em 5a negocia um bombista;

    4- Nesse regime de pé no bucho, a temperatura não pode passar muito do meio. Se a temperatura subir pode ter problema de cabeçote, coisa rara nesse motor mas possível uma vez que o cabeçote é de alumínio;

    5 - Vazamentos de óleo pode ser normal nesse motor, mas NÃO pode vazar pelo alternador ou pela turbina. A entrada da turbina é normal ficar suja de óleo pois a recirculação de gases é feita antes da turbina, então considera como normal, porém o lado do escape da turbina tem que estar seco;

    6 - Confere o nível de água depois do pau que deres nela. Se baixou pode estar com vazamento em alguma conexão, selo ou reservatório.

    Se estiver tudo ok e fechares o negócio, a manutenção preventiva desse motor é bem simples. Basicamente trocar rolamentos dos tensores, troca do kit de correia dentada-tensor-polia (original), filtros e óleo.

    Comparado com o MWM, esse motor tem que trocar todos os filtros e o óleo a cada 7000km e correia dentada a cada 80.000km. As peças só compra original que são bem baratas. Um MWM troca óleo e filtros a cada 10.000km e só. Porém é comum ter gente que troca com 20.000km e o motor trabalha anos a fio sem problemas.


    O principal não podes esquecer na hora da compra! Faz como todo mundo e fala mau do HSD. Diz que é kinder ovo, que dá problema do nada. Que tá tudo bem e pode trancar indo na padaria da esquina, etc. Desmerece o motor que quando fores vender o comprador fará o mesmo contigo...

    Mas quando fores testar, pode pisar sem medo pois a BI limita o rpm em 4640rpm, antes do vermelho. Na minha ex-Ranger o meu HSD virava a 5200rpm! kkk Só nos ajustes básicos da BI! E mesmo assim não quebrou!

    depois de um post destes eu vou qerer acrescentar o que?
    edin ja falou tudo. segue a risca esse post que concerteza faras uma otima compra....inclusive ja salvei este post para no futuro se Deus quiser quando for comprar a minha caminhonete seguirei passo a passo

  • #130
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    Citação Postado originalmente por leoss Ver Post
    depois de um post destes eu vou qerer acrescentar o que?
    edin ja falou tudo. segue a risca esse post que concerteza faras uma otima compra....inclusive ja salvei este post para no futuro se Deus quiser quando for comprar a minha caminhonete seguirei passo a passo
    .
    Valeu pessoal. As recomendações de vcs são muito uteis. Este semana vc ver a camionete e ver se da negocio. Quando passarem por rio verde do mato grosso pago uma cerveja rss

  • #131
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    mas um mwm é beeeemmm mias disposto e divertido... ultrapassagem bem mais segura tb!

  • #132
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    Não é não. O HSD acelera mais que o MWM. Sem dizer que tens como usar marchas mais curtas no HSD. a 4a marcha, nas F1000 MWM aspiradas ou nas F1000 4x4 vai até 100km/h e numa HSD leva nos 120km/h com mais vigor que a 5a da MWM. O MWM Acelera mais só subindo, no plano acelera menos que o HSD.

    Justamente o MWM é bem lerdo nas respostas, porém ele não apresenta o Turbo lag de 2 segundos que o HSD tem. A resposta do MWM é instantânea ao pedal, e o HSD tem que aguardar cerca de 2 segundos até a turbina "encher" o intercooler e admissão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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