Postado originalmente por
Edintruder
Leoss, procura pelo tópico da Ranger faleceu o motor com 456.000 km. É do Pequeno Jr.
Ele viajava com a Ranger dele sempre na casa dos 140km/h e metia em trilhas. A Ranger aguenta sim, mas a questão é o custo de mantê-la sempre em ordem que é caro. Se um rolamento começar a roncar tens que parar pois a roda tranca do nada. Esse é um dos calcanhares de aquiles.
Olá Edin e demais amigos.
Então eu dei uma lida nesse tópico e tem muita informação boa.
A muito tempo eu venho acompanhando o fórum, mas sempre anonimamente só lendo e aprendendo com todos, só fui postar algo depois de 1 ano e pouco de muito aprendizado ( e ainda vou aprender muito aqui).
O fato de eu ficar batendo na mesma tecla, e com muita teimosia, é que eu ‘’queria’’ acreditar que era possível ter e sustentar uma ranger tranquilamente.
Então edin eu acho a Ranger linda demais cara, acho ela imponente, agressiva enfim gosto demais dela. E um dos meus sonhos era ter uma Ranger. Pelo pouco que sei a F realmente é demais, durável e de manutenção muito barato. Mas para mim tenho 2 pontos negativos na F 1000 ela é muito grande e transitar em cidades grandes, que ao mesmo tempo que tem avenidas e marginais gigantescas também tem ruas muito estreitas que mal passam um carro, quanto mais uma F1000. Achar uma vaga ou estacionamento que aceite recebe-la e o simples fato de estaciona-la se torna uma grande tortura. E o segundo ponto é o que muitos aqui sofrem ou sofreram no inicio: A dona encrenca falando ai esse carro é muito grande, esse carro é muito velho, ele faz muito barulho, ele vai quebrar na estrada e bla-bla-bla.....
A sua ranger era linda, a do pequeno jr, a do raposo, rogeriogama, e tantas outras que muito aumentaram ainda mais minha vontade de ter uma.
MAS POR TUDO QUE VOÇÊ COLOCOU SABIAMENTE, PELO MENOS PRA MIM FICA INSUSTENTÁVEL TER UMA RANGER. EUGOSTO MUITO DE CARROS MAS JAMAISVOU DESFAZER DE DINHEIRO DE DIVERSÃO DA FAMILIA, PASSEIOS E OUTROS, PRA COLOCAR EM UM CARRO.VALORES VERDADEIRAMENTE ABSURDOS ( PELO MENOS NA MINHA OPINIÃO) E PARECE QUE AQUI ACABA MEU SONHO DE TER UMA.
Agora como pode cara, um carro ter tantas peças caras, e nenhum fabricante conseguir produzir peças de reposição de qualidade a um preço justo????
ISSO É DE INCONFORMAR!!!!!!!!
Um cubo original custa na casa dos 1500,00. Um de segunda linha dura 200,00, mas não dura mais que 5000km.
Se tens como sustentar peças de mais de 1000,00 sem problemas, pega a Ranger. Outro problema da Ranger é o acionamento da embreagem com peças de plástico. Do nada estraga sem dar sinal e te deixa sem acionamento de embreagem pelo caminho. Só a troca disso fica por volta dos 1500,00 do dia pra noite.
Outro problema são os bicos que não tem regulagem. Na F1000,00 paguei 80,00 na limpeza e calibragem dos 4. Na Ranger os 4 custam 1200,00.
O teste de motor da Ranger é simples, pega e põe na estrada. Pisa fundo e veja qual é a velocidade máxima dela. Se estiver boa vai nos 160km/h muito fácil. Se não passar de 140 e sinal que está na hora de fazer bomba e bicos. Se não chegar nos 130km/h, te prepara para colocar uma bomba injetora nova. É comum a bomba não passar de 100.000km sem manutenção na Ranger, coisa que num 229 ou X-10 tu mexes com mais de 300.000km se usar só diesel comum. Estamos falando de um reparo que custa de 1300 a R$2600,00.
Freios traseiros da Ranger, cada conjunto de patim custa 160,00, na F1000 as lonas custam 18,00. Um cabo de freio de estacionamento da Ranger não baixa de 80,00 e na F1000 é 30,00.
Outro problema corriqueiro que aparece na Ranger é o maldito módulo GEM que gerencia todos os sistemas elétricos e eletrônicos, e do nada resolve enlouquecer. Daí, só trocando.
São poucos detalhes, mas podia ser pior, uma S-10 por exemplo, dá mais problemas que a Ranger e tem um custo de manutenção tão alto quanto, ou podes pegar uma L200 que o motor não aguenta quase nada de judiação, transmissão curta demais e que a cada 200.00 tem que fazer uma retífica completa.
Uma Hilux 2.8 dura muito, mas é lerda demais e o motor não aguenta se turbinar. Daí as Hilux boas seriam as 3.0, qualquer uma delas, que andam bem e duram muito, porém qualquer manutenção custa os olhos da cara. Mais cara que a Ranger, inclusive, mas no somatório custa menos que a Ranger pois o conjunto dura muito mais.
Se pegar a quantidade de manutenção e peças trocadas em uma Ranger em 300.000km, verás que a lista deve ser quase três vezes maior que a Hilux! Sem exagerar!
Eu só consegui sustentar a Ranger tanto tempo pois a MO é própria, faço tudo em casa. A F1000 eu fico andando na volta procurando o que fazer nos finais de semana e não encontro nada para arrumar pois não estraga fácil. A Ranger eu tinha listas de manutenções programadas conforme recebia os meus salários ou ia dando espaço no saldo disponível do meu cartão de crédito... Era triste. Muitas vezes eu precisava viajar e não podia ir com ela pois não sabia se os rolamentos iriam suportar rodar 500km, ou ficava com receio de comer muito pneu pois as folgas de pivôs acabavam com o alinhamento dela. Repara a quantidade de Rangers com rodas dianteiras nessa posição /---\. Folgas de pivôs, folgas nos cubos, empeno de mangas de eixo dianteiras (coisa comum na Ranger) ou tudo isso somado. Gastava rios de $$$ para deixar as rodas |---|, e em poucos meses estavam /---\ de novo...