Postado originalmente por
Edintruder
Certa vez peguei uma moto do meu irmão nessas condições de pagamento "facilitadas". Não era a moto que eu queria, peguei pra aproveitar a oportunidade, porém era ruim de venda e me deu muita dor de cabeça até eu "me livrar" dela. Manutenção cara e péssima de venda. Exatamente como a Ranger 2.5. Manutenção cara e péssima de venda.
Eu também prefiro hoje esperar mais um pouco e pegar algo que eu quero de verdade.
Quando comprei a minha Ranger em 2004, eu tinha uma carta de crédito contemplada por sorteio. Essa carta de crédito era para comprar uma F1000, porém como era consórcio e estava ainda em andamento, eu tinha um limite de 3 anos de uso para alienar ao consórcio. Dessa forma me obriguei a pegar a Ranger para pegar uma picape diesel como que queria.
Fiquei com a Ranger por 5 anos, mas me arrependo hoje de não ter aberto mão da carta de crédito e pegado direto a F1000 como era o meu objetivo inicial. Hoje estou com uma F1000 oriunda de trabalho em entregas de orti-fruti e muita coisa pra arrumar. Já são quase 5 anos e não gastei 1/5 em manutenção que eu gastei com a Ranger, mesmo ela sendo semi-nova.
Peguei a Ranger com 47.000km e rodei até os 160.000km, nesse período troquei 8 cubos de rodas dianteiras, 2 conjuntos de rolamentos do eixo traseiro, 6 ponteiras de direção completas, 2 balanças superiores, 1 embreagem, 2 conjuntos de atuadores hidráulicos de embreagem, 1 conjunto de pivôs inferiores, e mais um monte de outras coisas, como cruzetas, homocinética do cardam dianteiro e amortecedores.
Na minha F1000 velha de guerra, troquei 2 conjuntos de rolamentos dianteiros, fiz freios, dois conjuntos de embuchamento dianteiro, um barramento de direção, um conjunto de pivôs dianteiro, um conjunto de buchas e parafusos traseiro e uma penca de cruzetas. Mas de mecânica, NADA. Embreagem nunca mexi em nada, caixa de direção troquei pois consegui quebrar por alterações que fiz nela e freios mexi para fazer melhorias.
A F1000 possui uma concepção de fabricação muito diferente da Ranger, não tem como comparar. A Ranger é mais voltada para o conforto e desempenho geral, a F1000 é um projeto muito parecido com um caminhão pequeno. Se comparares a mecânica de um 1113 com uma F1000 4x2, verás diferenças de eixo dianteiro apenas. O resto é similar em projeto. Algo feito para trabalho pesado e para durar.
Sem botar no trabalho, a minha Ranger tive que ressoldar a caçamba por 2 vezes, pois a lata é muito fina e começa a se rasgar em diversos pontos. A cabine também rasga, tanto que a Ford reforçou nos modelos de 2002 em diante.
Leoab, a decisão de pegar a Ranger é tua, mas essas impressões eu preferia que alguém tivesse me dado antes de eu pegar a Ranger e gastar montanhas de dinheiro nela, sendo que o meu desejo era a F1000. Como vejo algo parecido com o que ocorreu comigo, me obrigo a te passar essas informações.
Infelizmente em 2004 quando comprei a Ranger, a internet não tinha essa gama de informações que temos hoje, e só encontrei esse fórum depois que já estava com a Ranger na garagem há alguns meses, porém na época esse fórum ainda era muito "acanhado" com informações da Ranger e da F1000 assim como eram poucos foristas graduados dando informações concretas sobre os modelos. Na época tinha muita gente defendendo que o meu é melhor, e os problemas sérios pouco surgiam nos tópicos.