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Manutenção caseira na F1000 - contribuam

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  • 30/09/2013, 15:38
    Edintruder
    A Femil tinha quebrado as colunas traseiras próximo das rótulas da tampa. Com a buraqueira diária não tem lata que resista, e para piorar ela tinha capota de fibra que força muito esses pontos de solda.
  • 30/09/2013, 16:50
    drosssor51
    A minha não tem trincas na caçamba...mas embaixo...próximo ao mancais da tampa....percebo um pouco mais aberto do lado esquerdo do que do direito.......
    Tenho que fechar..
  • 30/09/2013, 22:30
    bbmoro
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    bbmor essa F1000 91/92 é a melhor do mundo (exagerado..kkk) cuida bem deste exemplar......abç

    Drossor! Sem dúvida estou cuidando bem!! Desde a infância temos F1000 em casa e cresci mexendo em uma 82 que tivemos por uns 15 anos, dai o gosto pelo modelo! Faz um ano que encontrei essa relíquia, e como já era sabido, só alegria!!!! Segue uma foto das máquinas que temos hoje. abração!!
    Anexo 433193
  • 02/10/2013, 00:25
    drosssor51
    ..Qual é a descrição desta preta??? é 4x4??? é x10?

    abç
  • 02/10/2013, 13:09
    bbmoro
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    ..Qual é a descrição desta preta??? é 4x4??? é x10?

    abç

    na real a foto não mostra bem as cores por ser a noite...é azul, HSD 97 do velho....temos desde 2009, trocou pela 82 que tinha.....a outra é vermelha, 91, TD229 de fábrica.
  • 03/10/2013, 00:57
    drosssor51
    9 Anexo(s)
    Bom dia pessoal......

    Após reforços no chassis e principalmente a substituição de um rebite quebrado por parafuso, percebi uma boa diferença na dirigibilidade do Fordão.

    Ficou tudo mais justo e mais firme... a frente parou de "passarinhar" kkk

    Em contra partida.... o travamento das pontas do chassis começou a estralar durante as manobras, barulho bemmmm chato.

    Eu já estava pensando em substitui-lo pela barra de 1.1/4" igual a do Baratti e agora igual a do Zeca também.
    O imprevisto é que de um furo a outro no chassis passa uma peça da cabine....que eu deveria rebate-la para a barra ir para posição desejada, mas não o fiz.

    Mesmo assim troquei o travamento do chassis.........

    FOTOSSS.......

    Travamento antigo.... (fotos velhas...antes do reforço)
    Como já tinha comentado....chapa dobrada e aparafusada + perfil "U" soldado na chapa
    Anexo 433500Anexo 433501Anexo 433502

    Os parafusos estralavam como o naufrágio do titanic........:screwy:

    PORTANTO........ Solução:

    Anexo 433505Anexo 433503

    Arco de serra... e muita coragem....kkk ( no dia seguinte sonhei com uma poli corte).

    Tirei os travamento....pensa num troço pesado...... alem de travamento fazia a função de lastro....junto com o mwm..
    Chuto uns 18Kg....

    Como a barra não passa pelos furos do chassis... pensei em algo mais simples.... um travamento bem básico.... sem a possibilidade de estralos... e claro... o mais próximo possível da caixa de direção...

    Resultado:

    Anexo 433511Anexo 433512Anexo 433513Anexo 433514

    Os barulhos provenientes da travamento velho foram sanados..... no começo desconfiei que esta barra não seria suficiente para o esforço gerado durante o esterço do volante...masss... ficou ótimo.... muito firme .... e agora. bem mais leve....(chuto uns 3 kg para esta barra).




    CONTINUA..........
  • 03/10/2013, 01:10
    drosssor51
    4 Anexo(s)
    Como já pretendia travar as pontas do chassis com barra de 1.1/4"....... comecei a usinagem....

    comprei uma barra de aço SAE 1045 trefilado (pouco mais resistente e com acabamento superficial melhor) CARO BAGARAI..!!!
    comprei porquitas de 1.1/4" UNC 7 fios. (putz monstro) mais arruelas lisas e de pressão

    Segue as fotoss..


    Anexo 433515Anexo 433516Anexo 433517Anexo 433518


    Esta barra foi carinhosamente apelidada de "prisioneiro de Itaipu" por uns amigos.....kkkk


    O dilema agora é:

    Já está bom.....do jeito que está agora.......
    MAssssss..... A barra está pronta.........kkkkkkk (falta pintar)

    Se colocar a barra... terei que mexer naquela pecinha chata na cabine...... rebate-la... ou corta-la....(tenho dó...kkk)

    .....O que acham???? troco outra vez o travamento?????
    Mantenho os dois travamentos?????
    ouuuu deixo do jeito que está...????

    Pitacos...serão muito bem vindos....

    Saudações Diego
  • 03/10/2013, 10:13
    Rodrigo Baratti
    Já que o prisioneiro de Itaipu tá pronto coloca os dois....vai jogar a grana fora?!?!

    Qto a pecinha chata da lataria, não corta não, dá uma rebatidinha até entrar bem justa, coloca uma borracha entre as partes metalicas para evitar barulho com o atrito e boa!!

    []'s
  • 03/10/2013, 14:10
    bbmoro
    Drossor, primeiro pitaco é na confecção da barra. Sugiro um retoque na usinagem. Aquela transição da rosca para o corpo da barra deveria ter um raio ou pelo menos um chanfro para aliviar as tensões. Como essa barra vai ser tracionada, essa transição "seca" fica muito sujeita a quebrar por fadiga.
  • 03/10/2013, 20:53
    Waldir Carlos
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...m-dscf1334.jpg



    Pelo visto, material de boa qualidade! Hein, Diego?



    []
  • 04/10/2013, 00:01
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Já que o prisioneiro de Itaipu tá pronto coloca os dois....vai jogar a grana fora?!?!

    Qto a pecinha chata da lataria, não corta não, dá uma rebatidinha até entrar bem justa, coloca uma borracha entre as partes metalicas para evitar barulho com o atrito e boa!!

    []'s

    Jogar dinheiro fora..nunca...kkkkk
    Caso não utiliza-la passarei a barra para algum amigo efemilzeiro.... mas vou coloca-la sim..!
    preciso só resolver a tal da latinha....

    Vlw pela dica.. to analisando com carinho.

    Citação:

    Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Drossor, primeiro pitaco é na confecção da barra. Sugiro um retoque na usinagem. Aquela transição da rosca para o corpo da barra deveria ter um raio ou pelo menos um chanfro para aliviar as tensões. Como essa barra vai ser tracionada, essa transição "seca" fica muito sujeita a quebrar por fadiga.

    bbmoro.... concordo com o raio.... mas ali não é o diâmetro critico da barra, bem no centro tem uma redução no diâmetro para 25,4mm..... próximo a rosca tem quase 32mm.

    Fora que essa barra é um exagero... SUPER HIPER dimensionada...kkkk tipo prisioneiro de itaipu..kk poderia ser feita com um tubo mecânico fácil fácil...
    Mas...valeu pela dica.....!!

    Citação:

    Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...m-dscf1334.jpg



    Pelo visto, material de boa qualidade! Hein, Diego?



    []

    Opa Waldir..... aço 1045 comum, mas é de qualidade, tem até laudo de composição química.
    Tem também um processo de fabricação mais apurado...que é a trefilação.. (normal é laminação).

    A nossa efe merece uma desta ...hein....abç
  • 04/10/2013, 08:30
    Waldir Carlos
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post

    Opa Waldir..... aço 1045 comum, mas é de qualidade, tem até laudo de composição química.
    Tem também um processo de fabricação mais apurado...que é a trefilação.. (normal é laminação).

    A nossa efe merece uma desta ...hein....abç

    Legal. [Tô de butuca. Rs].



    []s
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