A Femil tinha quebrado as colunas traseiras próximo das rótulas da tampa. Com a buraqueira diária não tem lata que resista, e para piorar ela tinha capota de fibra que força muito esses pontos de solda.
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A Femil tinha quebrado as colunas traseiras próximo das rótulas da tampa. Com a buraqueira diária não tem lata que resista, e para piorar ela tinha capota de fibra que força muito esses pontos de solda.
A minha não tem trincas na caçamba...mas embaixo...próximo ao mancais da tampa....percebo um pouco mais aberto do lado esquerdo do que do direito.......
Tenho que fechar..
Drossor! Sem dúvida estou cuidando bem!! Desde a infância temos F1000 em casa e cresci mexendo em uma 82 que tivemos por uns 15 anos, dai o gosto pelo modelo! Faz um ano que encontrei essa relíquia, e como já era sabido, só alegria!!!! Segue uma foto das máquinas que temos hoje. abração!!
Anexo 433193
..Qual é a descrição desta preta??? é 4x4??? é x10?
abç
Bom dia pessoal......
Após reforços no chassis e principalmente a substituição de um rebite quebrado por parafuso, percebi uma boa diferença na dirigibilidade do Fordão.
Ficou tudo mais justo e mais firme... a frente parou de "passarinhar" kkk
Em contra partida.... o travamento das pontas do chassis começou a estralar durante as manobras, barulho bemmmm chato.
Eu já estava pensando em substitui-lo pela barra de 1.1/4" igual a do Baratti e agora igual a do Zeca também.
O imprevisto é que de um furo a outro no chassis passa uma peça da cabine....que eu deveria rebate-la para a barra ir para posição desejada, mas não o fiz.
Mesmo assim troquei o travamento do chassis.........
FOTOSSS.......
Travamento antigo.... (fotos velhas...antes do reforço)
Como já tinha comentado....chapa dobrada e aparafusada + perfil "U" soldado na chapa
Anexo 433500Anexo 433501Anexo 433502
Os parafusos estralavam como o naufrágio do titanic........:screwy:
PORTANTO........ Solução:
Anexo 433505Anexo 433503
Arco de serra... e muita coragem....kkk ( no dia seguinte sonhei com uma poli corte).
Tirei os travamento....pensa num troço pesado...... alem de travamento fazia a função de lastro....junto com o mwm..
Chuto uns 18Kg....
Como a barra não passa pelos furos do chassis... pensei em algo mais simples.... um travamento bem básico.... sem a possibilidade de estralos... e claro... o mais próximo possível da caixa de direção...
Resultado:
Anexo 433511Anexo 433512Anexo 433513Anexo 433514
Os barulhos provenientes da travamento velho foram sanados..... no começo desconfiei que esta barra não seria suficiente para o esforço gerado durante o esterço do volante...masss... ficou ótimo.... muito firme .... e agora. bem mais leve....(chuto uns 3 kg para esta barra).
CONTINUA..........
Como já pretendia travar as pontas do chassis com barra de 1.1/4"....... comecei a usinagem....
comprei uma barra de aço SAE 1045 trefilado (pouco mais resistente e com acabamento superficial melhor) CARO BAGARAI..!!!
comprei porquitas de 1.1/4" UNC 7 fios. (putz monstro) mais arruelas lisas e de pressão
Segue as fotoss..
Anexo 433515Anexo 433516Anexo 433517Anexo 433518
Esta barra foi carinhosamente apelidada de "prisioneiro de Itaipu" por uns amigos.....kkkk
O dilema agora é:
Já está bom.....do jeito que está agora.......
MAssssss..... A barra está pronta.........kkkkkkk (falta pintar)
Se colocar a barra... terei que mexer naquela pecinha chata na cabine...... rebate-la... ou corta-la....(tenho dó...kkk)
.....O que acham???? troco outra vez o travamento?????
Mantenho os dois travamentos?????
ouuuu deixo do jeito que está...????
Pitacos...serão muito bem vindos....
Saudações Diego
Já que o prisioneiro de Itaipu tá pronto coloca os dois....vai jogar a grana fora?!?!
Qto a pecinha chata da lataria, não corta não, dá uma rebatidinha até entrar bem justa, coloca uma borracha entre as partes metalicas para evitar barulho com o atrito e boa!!
[]'s
Drossor, primeiro pitaco é na confecção da barra. Sugiro um retoque na usinagem. Aquela transição da rosca para o corpo da barra deveria ter um raio ou pelo menos um chanfro para aliviar as tensões. Como essa barra vai ser tracionada, essa transição "seca" fica muito sujeita a quebrar por fadiga.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...m-dscf1334.jpg
Pelo visto, material de boa qualidade! Hein, Diego?
[]
Jogar dinheiro fora..nunca...kkkkk
Caso não utiliza-la passarei a barra para algum amigo efemilzeiro.... mas vou coloca-la sim..!
preciso só resolver a tal da latinha....
Vlw pela dica.. to analisando com carinho.
bbmoro.... concordo com o raio.... mas ali não é o diâmetro critico da barra, bem no centro tem uma redução no diâmetro para 25,4mm..... próximo a rosca tem quase 32mm.
Fora que essa barra é um exagero... SUPER HIPER dimensionada...kkkk tipo prisioneiro de itaipu..kk poderia ser feita com um tubo mecânico fácil fácil...
Mas...valeu pela dica.....!!
Opa Waldir..... aço 1045 comum, mas é de qualidade, tem até laudo de composição química.
Tem também um processo de fabricação mais apurado...que é a trefilação.. (normal é laminação).
A nossa efe merece uma desta ...hein....abç