Powered by vBulletin

Manutenção caseira na F1000 - contribuam

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 157 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 14151617181920212223242526272829303132333474124 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/09/2013, 08:35
    Edintruder
    Então a Waste Gate ou WG como chamamos, serve para limitar a pressão de trabalho, dessa forma usa-se um turbina menor para um motor de forma a responder mais rápido, e na medida que acelera a WG abre e evita uma sobre pressão.

Se apertar essa haste a pressão irá subir, mas a resposta virá até a pressão máxima de 1,5bar, acima disso a pressão não dará mais força pois o limite de compensação da LDA na BI é até 1,5Bar.

Quando abre a BI, naturalmente a pressão sobe pois é injetado mais diesel e gerado assim mais gases de escapamento, o que o acréscimo de pressão também está admitindo mais ar para a queima desse diesel extra que está sendo injetado.

Pressão por si só, sem injeção extra de diesel faz pouca diferença, assim, quando turbinamos um motor diesel, é necessário abrir sim o débito de diesel para compensar o ar extra admitido. Se não abrir, a diferença de torque será muito pequena.
  • 28/09/2013, 09:33
    BrunoDallanora2013
    no ford cargo com motor fto 6.6 turbinamos ele e não foi dado mais oleo precisava ver o caminhão ficou pior que aspirado ! e tambem que ele tem silenciador é mais fechado e e foi incrivel pois a turbina não enchia depois de tirado o silenciador sem dar oleo mudou bastante e depois demos oleo ai ficou guapo mas a turbina dele não tem waste gate
  • 28/09/2013, 09:43
    BrunoDallanora2013
    falando em motor de F olhem este video : https://www.youtube.com/watch?v=u1ADTmwzimo vai dizer que não é o mesmo x10 mecanico até a posição da bomba ! so acho muito ruim esses sistemas de fios e canos de diesel ,na f250 eletronica são muito fracos é cheio de plug de plastico até nas conexões de diesel ! onde deu para colocar ja ta tudo com banjo !
  • 28/09/2013, 13:12
    drosssor51
    Lega o video Bruno.... mas na minha opinião o X12 é a "pioria" do X10....kkk
    Esses sistemas eletrônicos são maravilhosos nos primeiros 5 anos......depois (não gosto nem de pensar...kk)

Me orgulho do meu 229 só ter 3 fios, um energizando a BI, um medindo temperatura do arrefecimento e por fim o ultimo medindo a pressão do óleo.

Mas considero que nós efemilzeiros temos nossas picapes de 15 anos ou mais por ser um sistema "simples de coração"... podemos rodar com confiança, que nenhum sensor de de injeção vai acender. "a temida luz amarela....kkk"

minha opinião.

Abç a todos
  • 28/09/2013, 13:16
    drosssor51
    Citação:

Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Dois assuntos:

1. Tio Eddie, a tua F1000 é com D229 com turbo adaptado, certo? Que pressão de pico ela marca no manômetro? A minha é uma TD229 e original chega a marcar 1,4 kgf.....to achando de mais...

2. Desde que comprei a F, tem o infeliz problema de não poder deixar ela desliga a subir....apenas a subir. Se deixar por um tempo assim, ao ligar ela pega e logo apaga, parecendo que não tem diesel. É necessário ir na bomba manual e bombar até sentir ela pesada, dai funciona normalmente. Fui em um bombista e ele testou a válvula de retorno estava ok. Retirou a bomba que puxa diesel do tanque e trocou os reparos (se soubesse, podia fazer em casa, muito simples, precisa apenas ter o kit de reparos da bosch) mas ainda assim está com o mesmo problema.....alguém já viu isso?

bbmor essa F1000 91/92 é a melhor do mundo (exagerado..kkk) cuida bem deste exemplar......abç
  • 28/09/2013, 19:57
    drosssor51
    ......minha visão da Válvula WG.

Esta deve andar com o acerto original, pois alterando a haste do WG, você mudará a vasão de gases do escape, assim alterando o funcionamento (vasão e rotação) da caixa seca da turbina.

Quando muito atrasada a abertura do escape há um excesso de pressão no sistema e claramente aumenta a "pegada" em baixa e média rotação... em contrapartida..... não haverá uma abertura total para saída de gases pelo escapamento "enforcando" o motor.

Quando adiantado a abertura da haste, baixa a pressão do sistema, tanto em alta como em baixa rotação, gerando excesso de diesel em todas as condições.

O ajuste ideal só pode ser feito com a turbina fora do carro....

Está é minha visão da WG....se deslizei me corrijam..

Abç
    Abç
  • 28/09/2013, 21:15
    Waldir Carlos
    My two cents:

Após a instalação do IC na EFE, uma das primeiras "vontades" que tive foi mandar "reajustar" a WG. Fui desaconselhado e me contive.

[]s
  • 28/09/2013, 22:41
    Daniel.Shimomoto
    O duro de mexer no WG é que nunca mais volta a condição normal. É uma regulagem que a fábrica faz e não dá para mexer depois.

No caso das nossas Efes traçadas, fica dificil ganhar desempenho pois elas tem a relação de diferencial reduzida para a capacidade do motor. Então só ganhariamos potencia, coisa que FELIZMENTE sobra nas Efes, seja 4.10T seja na TD-229

Agora na F- 4x2 4.10T e diferencial 2.54:1....ai deve fazer diferença sim.

E já que o assunto é potencia x transmissão x WG, esses tempos andei pensando em melhorar o desempenho e a economia do Efão.

Trocar o diferencial é fora de questão pois a relação mais longa para o Dana 44 IFS é 3,07:1.

A possibilidade seria a troca da transmissão, do cambio Clark 2625B/FS2305B pelo FSO2305 da Silverado a gasolina/diesel Maxion S4, cuja primeira macha situa-se entre a primeira e a segunda do nosso Clark e a ultima marcha é overdrive 0,75:1, o que permitiria um trafego rodoviário a umas 2000 rpms a 120 km/h.

Algum forista mais experiente saberia dizer se externamente as transmissões tem a mesma dimensão e furação, só mudando internamente? Porque se for, e especialmente a parte traseira aceitar o acomplamento da CT BW1356, vai ser a minha empreita para o Efão: trocar o cambio.

Abraços

Citação:

Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    My two cents:

Após a instalação do IC na EFE, uma das primeiras "vontades" que tive foi mandar "reajustar" a WG. Fui desaconselhado e me contive.

[]s

Amigo Wdi;

Cada vez que você comenta desse Intercooler, mais eu me convenço a distância do meu Efão para se aproximar em conservação e cuidado da sua EFE.

Esse final de semana fiquei chateado. Embora a caçamba do Efão esteja praticamente intacta, localizei um desagradável trinco junto ao suporte que prende a tampa da caçamba. Preciso arrumar. Com urgência.

Abraços
  • 29/09/2013, 13:32
    BrunoDallanora2013
    quanto a caixa de marcha acredito que tenha um eaton igualzinha a da f com 5ª longa mas ainda não descobri !

o WG acho que é bobagem os tem muitos motores turbinados que não tem este WG e não muda nada ! na 4x2 que andavaquando mexi deu diferença mas muito pouco o que fiz foi calçar o WG fazendo com que a turbina trabalhe direto e em baixa rotação já ficava chiando e cantava como tivesse pente ! isto sem tirar ao silenciador

quanto ao trinco na caçamba nas f 85 era comum tanto que se soldava uma travessa para dar aguentar e outros colocavam corrente mas nas 92 para cima nunca tinha visto so que tenha carregado peso que forçou as guardas da caçamba para fora
  • 29/09/2013, 13:46
    BrunoDallanora2013
    na verdade pelo que vi no video é o mesmo x10 so que com sistema common rail , até a bomba de alta presão vai no mesmo lugar que a bomba injetora , não é bem assim ja tem caminhões com mais de 10 anos e eletrônicos e deram problemas mecânicos normal como os mecânicos em partes do motor e não no sistema eletronico mas claro quando pifa é bem mais caro !

mas achei legal o x12 pois até os bicos injetores são no mesmo lugar do mecanico , assim podendo ser substituido sem tirar a tampa de valvula e balancim como na f250 que o bicos ficam dentro da tampa e se chegar a vazar pode ir diesel para o sistema de lubrificação ! so não sei quanto a vibração do motor o cummins com bicos retos em cima do pistão faz com que vibre menos ,e o x12 é de lado .

quanto ao monte de fios e sensores são estes que proporcionam o melhor desenpenho dando a quantidade certa de diesel e de ar .

Na f250 ja levei varios sustos com sensores e luzes mas nunca deixou na mão mesmo quando pifou o sensor da turbina ela andava e não cortava com bicos estragados tambem o engraçado do sensor da turbina é que o motor fica super fraco agora tirando os fios é um baita motor super forte e se não fosse eletronico não andava nem a metade !
  • 29/09/2013, 20:33
    Waldir Carlos
    Citação:

Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Amigo Wdi;

Cada vez que você comenta desse Intercooler, mais eu me convenço a distância do meu Efão para se aproximar em conservação e cuidado da sua EFE.

Esse final de semana fiquei chateado. Embora a caçamba do Efão esteja praticamente intacta, localizei um desagradável trinco junto ao suporte que prende a tampa da caçamba. Preciso arrumar. Com urgência.

Abraços

Relaxa, Shimo. Tua F apresenta um bom estado de conservação. Claro, que estamos tratando de veículos com quinze - ou mais - anos de uso. Com relação à parte de chaparia e pintura, é simples corrigir. Relembrando:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...1000-a-18.html

Detalhe: na EFE, a tampa da caçamba tinha uma "imperfeição". Corrigida, com uso de ferramental [foto] apropriado.

https://lh5.googleusercontent.com/-A...%252520080.JPG

[]s
  • 30/09/2013, 13:12
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post

Não esquenta não....na Branquinha esse trinco já passa dos 20 cm e a tampa tá firme ainda!!:shock:
    Ele vai subindo e descendo pelo canto do encosto da tampa....Qdo se sobe na tampa ela se mexe consideravelmente, mas fechada fica ok.

Qdo visitar o funileiro eu arrumo esse e outros tantos - suporte do paralamas dianteiro (2 lados), teto com 2 furos de antena e amassado, trinca na cx de ar (por baixo do assoalho), podres na borracha do vidro e por fim pinto ela de branco novamente!!! kkkk

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 157 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 14151617181920212223242526272829303132333474124 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:43.