Grande Drossor, vou te explicar, andando qualquer movimento que faço a resposta é instantanea, ou seja, o minimo toque já vira.
Versão Imprimível
Grande Edin, era isto que queria te perguntar, a regulagem é naquela meia lua com quatro dentes? Uma outra coisa que notei agora, talvez fosse igual antes e também não comparei com minha F89, é que tu vira o volante até o fim do curso das rodas mas o volante vai mais um pouco se forçares, isto é normal? A regulagem de centralizar pode ocasionar o desgaste prematuro das peças? Dá uma luz aí Edin, como disse antes eu não manjo de caixa de direção. Ford abraço.
Fala BBMoro, bom, não manjo de caixa de direção, mas se for somente folga existe um parafuso de regulagem na tampa do setor, é um parafuso sextavado 17 com um parafuso de fenda no meio. Tem uma coisa, não pode apertar demais senão fica travado o movimento dando peso ao volante podendo acarretar em um maior desgaste ou até o travamento da peça. Se tal regulagem não adiantar aí vais ter de mexer nos componentes internos. Te digo outra coisa, verifique também a folga das barras embaixo, às vezes a mínima folga nas barras já faz ter a sensação de folga. Ford abraço.
As folgas podem aparecer nos roletes dos mancais dos eixos do setor, nas esferas recirculantes dentro do pistão ou entre os dentes. Nos dentes tem o ajuste de projeção do eixo de saída, que é cortado em ângulo e tem ajuste. As demais peças só com a troca do kit.
O sistema do setor é muito simples. O complicado é conter a pressão de 100bar dentro do setor somente pelos retentores. Sempre tem algo vazando...
Edin, eu queria saber sobre aquelas duvidas que postei acima, principalmente aquela questão das rodas chegarem ao final do curso e o volante girar um pouco mais sendo que ao soltar aquele um pouco mais volta para a posição do limite das rodas. Outra coisa, por que ao dar marcha a ré com o volante torcido as rodas viram um pouquinho mais?
Senhores.... Comprei um tapete de caçamba de E.V.A. ..... da marca ZK Tapetes....
Vem de Barra bonita... talvez chegue ainda esta semana...
Vamos ver no que dá....
tipo este..
https://www.google.com.br/search?q=Z...JM%3B500%3B375
Essa forçada diretamente força nas buchas dos braços oscilantes, força em flexão do chassis e forçam os pivôs. O sistema hidráulico empurra tudo sem piedade, por isso racha muito as F1000. Repara que atrás das mangas de eixo tem um parafuso de batente que limitam o movimento de giro das rodas. Experimenta ajustar esses parafusos de forma que não limitem esse movimento do volante. Dessa forma com certeza deixará de forçar no chassis e nas buchas.
Sempre algo cederá ao esforço.
Pois é Zé, já usei todos esses recursos, troquei barras de direção, ajustei o parafuso do setor e aquela borracha da torre da direção tb está boa.....não vai ter jeito, vou ter que gastar uma grana com o conserto nesse setor.
Talvez exagerei um pouco, mas que é quase isso é heheheh, no asfalto é complicado, principalmente se quer desviar de alguma coisa súbita.
Bom dia Edin, entendi, mas tem uma coisa que observei, com o ajuste dos batentes como estão, ao girar até o fim do curso os pneus ficam a cerca de um centimetro de encostar nos tirantes da suspensão, logo se eu alterar tal regulagem vai começar a raspar ou tal regulagem seria coisa de milimetros para sanar tal problema?
Olha Zé, eu acho que esse pouco que o volante gira a mais no final de curso é normal. Eu não tenho certeza se existe uma válvula de alívio no sistema, mas é mais ou menos isso que eu acho que acontece. Voce chega no final de curso das rodas, continua forçando o volante até um limite que o sistema hidráulico abre alguma coisa para aliviar e não estourar nada. Acredito que a maneira de não aocntecer mais isso seria se o as partes internas do setor tivessem um batente antes do batente das rodas....na minha opinião, taca le pau! Só cuida pra não forçar o volante nessa faixa. A minha tb é assim, no final de curso das rodas tem um pouquinho a mais que sempre tento evitar.
abraço
Zé, o que o Bruno falou está correto. No cilindro hidráulico do setor tem uma válvula de fim de curso que abre e escapa pressão para o lado oposto do setor, porém esses parafusos de batentes nas rodas não deixam o setor chegar no final do curso, e acaba forçando tudo com a força do sistema hidráulico. Na minha F1000 os batentes encostam e falta um espaço no setor para o final de curso. Com isso o meu setor cuspiu os retentores um par de vezes. Os pneus rasparem nos tirantes não causam maiores problemas do que a pintura sempre gasta nos tirantes. Mas é preferível deixar roçarem nos tirantes do que destruir as buchas antes do tempo.