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Manutenção caseira na F1000 - contribuam

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  • 18/09/2014, 11:03
    Zé V8
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Zé..... se esta estourando rolamento é porque esta concentrando esforço nesta região, teoricamente o rolamento duraria mais que as buchas... mas é uma ideia...

    Drossor, lembro-me que o ultimo que troquei ficou com uma pequena folga de cara o que só fez aumentar. Ontem comprei um novo completo dentro do cartucho e adivinha só, já tem folga o rolamento sem usar. Esforço ali não tem pois troquei recentemente os calços de cabine que antes até havia algum apoio na própria coluna. Segunda feira tá indo pra oficina pra trocar o setor hidráulico então vou trocar também a junta elástica de novo pra assegurar que também não force nada.
  • 18/09/2014, 20:57
    BrunoDallanora2013
    Citação:

    Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Edin, o incrivel é que ontem comprei um novo e já tem uma baita folga sem ter sido usado, ou seja, vem de fábrica com folga. Por isso a idéia de aproveitar somente o cartucho e colocar um rolamento de qualidade mas que segundo os especialistas não existe nenhum naquela medida. Hoje fui ao torneiro e vamos tentar uma solução colocando uma bucha de PU auto lubrificante dentro do cartucho e vamos ver no que vai dar. A idéia de trocar a coluna é boa mas estou tentando postergar ao máximo esta atitude.


    aqui na firma te uma 85 e a chave é como falou ! nunca tinha reparado na folga do volante , tem bem pouca e nunca foi mexida ! se for fácil mexer coloca fotos depois para ver se dou uma arrumada nela !

    sabe como colocar a sinaleiras traseiras das mais novas tricolor com luz de ré nas 85 ? tenho aqui um par original novinho mas não da certo o suporte onde prende é diferente !
  • 18/09/2014, 21:38
    Zé V8
    Bruno, pra trocar o tal rolamento tens que retirar o volante, a capa de plastico que da acabamento as chaves de seta e limpador, depois soltar as chaves seta e limpador as deixando conectadas aos seus terminais(ficam dependuradas). Feito isto verás 3 parafusos phillips ao redor do tubo da coluna que deverás tirar para soltar o cartucho do rolamento e também dentro do catucho preso ao eixo da coluna e pressionando o rolamento tem uma pequena chaveta que deve ser aberta para sair de dentro de um entalhe do eixo. Depois disto tudo vem o pior, extrair o cartucho de dentro da coluna o que no caso da tua F85, se for original ainda, será um parto laborioso. Mas te aviso por antecipação, se for original e estiver com pouca folga deixa quieto a não ser que consigas um original. Os paralelos que comprei já vem com folga de fábrica não valendo a pena a trabalheira aliás, problema que estou enfrentando atualmente. Quanto as lanternas traseiras é o seguinte, ao tirar as lentes vermelhas originais, verás que a carcaça da lanterna é presa em umas orelhas na própria lata e as lentes são presas em outras orelhas que ficam mais perto da extremidade de fora. Terás que cortar as orelhas que estão mais para fora para poder fixar as modernas ao fundo. Tem mais uma coisa, para que a lanterna nova não fique muito ao fundo terás de usar algo para fazer de bucha entre a parte de trás da lanterna por onde passa o parafuso para que ela fique alinhada com o alojamento. Ford abraço amigão.
  • 18/09/2014, 22:00
    BrunoDallanora2013
    Citação:

    Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Bruno, pra trocar o tal rolamento tens que retirar o volante, a capa de plastico que da acabamento as chaves de seta e limpador, depois soltar as chaves seta e limpador as deixando conectadas aos seus terminais(ficam dependuradas). Feito isto verás 3 parafusos phillips ao redor do tubo da coluna que deverás tirar para soltar o cartucho do rolamento e também dentro do catucho preso ao eixo da coluna e pressionando o rolamento tem uma pequena chaveta que deve ser aberta para sair de dentro de um entalhe do eixo. Depois disto tudo vem o pior, extrair o cartucho de dentro da coluna o que no caso da tua F85, se for original ainda, será um parto laborioso. Mas te aviso por antecipação, se for original e estiver com pouca folga deixa quieto a não ser que consigas um original. Os paralelos que comprei já vem com folga de fábrica não valendo a pena a trabalheira aliás, problema que estou enfrentando atualmente. Quanto as lanternas traseiras é o seguinte, ao tirar as lentes vermelhas originais, verás que a carcaça da lanterna é presa em umas orelhas na própria lata e as lentes são presas em outras orelhas que ficam mais perto da extremidade de fora. Terás que cortar as orelhas que estão mais para fora para poder fixar as modernas ao fundo. Tem mais uma coisa, para que a lanterna nova não fique muito ao fundo terás de usar algo para fazer de bucha entre a parte de trás da lanterna por onde passa o parafuso para que ela fique alinhada com o alojamento. Ford abraço amigão.

    valeu pelas dicas a sinaleira é bom levar num funileiro que tem pratica deve ser fácil e depois instalar um bulbo para ré ja que original não tem ! é a folga é pouca mas da uma sensação ruim no volante !
  • 18/09/2014, 23:26
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Drossor, lembro-me que o ultimo que troquei ficou com uma pequena folga de cara o que só fez aumentar. Ontem comprei um novo completo dentro do cartucho e adivinha só, já tem folga o rolamento sem usar. Esforço ali não tem pois troquei recentemente os calços de cabine que antes até havia algum apoio na própria coluna. Segunda feira tá indo pra oficina pra trocar o setor hidráulico então vou trocar também a junta elástica de novo pra assegurar que também não force nada.


    Zé... pensando aqui com meus botões....kkk

    A coluna de direção tem movimento axial (tipo telescópio), se por algum motivo esse movimento estiver dificultoso.. ou travado, os esforços entre cabine e chassis descarregariam nos rolamentos da coluna.....

    Sera...??? :putz:
  • 18/09/2014, 23:38
    Ramon Pires
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Zé... pensando aqui com meus botões....kkk

    A coluna de direção tem movimento axial (tipo telescópio), se por algum motivo esse movimento estiver dificultoso.. ou travado, os esforços entre cabine e chassis descarregariam nos rolamentos da coluna.....

    Sera...??? :putz:

    É pra isso que tem quela peça de borracha na junção da coluna com o setor, ela tem um curso p amortecer essas oscilações...
  • 19/09/2014, 08:49
    Zé V8
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Zé... pensando aqui com meus botões....kkk

    A coluna de direção tem movimento axial (tipo telescópio), se por algum motivo esse movimento estiver dificultoso.. ou travado, os esforços entre cabine e chassis descarregariam nos rolamentos da coluna.....

    Sera...??? :putz:

    Drossor. realmente teus botões não estão erradoskkkkkkkk. Logo que comprei ela fiz a troca do tal rolamento, recondicionei o setor hidráulico e troquei a junta elástica. Os calços de cabine estavam completamente arriados e quando passei em uma saliencia o curso da junta elastica não foi suficiente fazendo com que a trava do rolamento o estourasse de maneira que cheguei a ouvir as esferas rolando por dentro da coluna. Mas depois disso troquei os calços, troquei o rolamento e tudo ficou na altura normal e com os movimentos certos. O ultimo que troquei a alguns meses quando instalei já saiu andando com folga. Ford abraço.
  • 19/09/2014, 23:02
    drosssor51
    1 Anexo(s)
    Senhores... não é da junta elástica que estou falando..... a minha nem tem essa junção.

    Deem uma olhada na minha ...
    Anexo 477950

    Ela está desmontada... mas dá para ver bem que uma corre dentro da outra.... e esse movimento é que "compensa" o movimento da cabine em relação ao chassi....

    Agora.... não sei se as quadradas tem esse recurso.... pois coluna de direção retrátil é da década de 90.....

    Abç..
  • 22/09/2014, 13:43
    Zé V8
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Senhores... não é da junta elástica que estou falando..... a minha nem tem essa junção.

    Deem uma olhada na minha ...
    Anexo 477950

    Ela está desmontada... mas dá para ver bem que uma corre dentro da outra.... e esse movimento é que "compensa" o movimento da cabine em relação ao chassi....

    Agora.... não sei se as quadradas tem esse recurso.... pois coluna de direção retrátil é da década de 90.....

    Abç..

    Drossor, das antigas até 92 a coluna é presa em uma junta elástica de borracha que é presa ao eixo do setor. A tal junta é que serve para absorção das torções da carroceria e chassi. Ford abraço.
  • 23/09/2014, 11:17
    Edintruder
    Essa junta elástica faz muita diferença. Essa foto é da coluna telescópica, que serve para reduzir o movimento do conjunto em impactos frontais e no caso de picapes com cabine, trabalha junto dos coxins. Certa vez eu soldei a junta elástica e muito ruído e vibração do chassis paravam pelo painel e minhas mãos. COloca uma junta elástica que o ruído reduzirá muito assim como as peças da coluna irão durar muito mais.
  • 23/09/2014, 11:28
    Zé V8
    Ontem foi realizada a troca do setor hidraulico da minha F84. Comprei um setor usado, levei para um especialista em direção hidraulica, foi todo aberto, limpo, revisado e trocado os reparos. Colocado no lugar ficou virando menos para a direita do que para a esquerda. Agora me disseram que vão ter de tirar fora o setor para centraliza-lo e depois instalá-lo novamente. Ve se não é uma bosta um troço destes. Porque os caras já não verificam isto antes de colocar a peça no carro. Hoje em dia tá dificil, o pessoal ta só preocupado em cobrar e bem, mas qualidade que é bom não existe mais.
  • 23/09/2014, 11:38
    max_santos
    Bom Dia! Edintruder, vi o seu comentário e está acontecendo isso com minha F1000 94, troquei pivôs, troquei esta coluna telescópica(coloquei genuína Ford) e ainda sinto muita vibração no painel e no volante. Posso instalar a junta elástica na 94 também? Pesquisei em alguns catálogos e não consta a junta elástica na 94. Mais uma vez muito obrigado!
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