Zé V8, quanto fica para ter um setor sem folga $$$$ ??
obrigado
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Zé... não sei bem como é na efe quadrada... mas só precisa tirar o Pitman.... centralizar a caixa (em número de voltas mesmo).. depois remontar o pitman.
Depois deste procedimento.. é provável que o volante fique torto... ai alinha no estriado da junta elástica..
Um ajuste fino pode ser feito com alinhamento de direção.
No setor da F250 não tem como alinhar dessa forma pois o pitman tem encaixes que permitem movimentos de 90, 180, 270 ou 0°. Então tem que alinhar nas barras e ajustar no estriado fino da coluna.
Ricarvalhal, fora o valor do setor que foi de R$1300,00, gastei R$655,00 o que consistiu na troca do reparo, limpeza, mangueiras, óleo, o filtro segundo o mecanico foi brinde. Agora, se tiver de mandar para dar banho de cromo, troca de esferas aí a coisa passa de R$1000,00. Se tua F apresenta apenas uma pequena folga podes tentar o ajuste que fica na testa do setor, um parafuso de fenda circundado por um sextavado, só tem que cuidar para não apertar demais sob pena de aumentar o desgaste, ficar mais pesado o volante dificultando o retorno do mesmo em manobras. Ford abraço.
Pois é Edin, me falaram que na F1000 é assim, mas será que é necessário abrir o setor para fazer isto ou só tira o pitman e gira o eixo? To agoniado com esta merda não gosto de ficar mexendo várias vezes numa coisa que deveria ter sido resolvida de uma só vez já que foi para um cara especializado nisto.
Em tempo, para a direita ela vira quase 1/4 de volta a menos.
Zé,
1° levanta a roda dianteira esquerda do chão;
2° alinha as rodas;
3° tira o pitmann do setor (normalmente dá trabalho);
4° alinha o setor, virando o volante de batente a batente encontrando exatamente o centro do movimento;
5° coloca o pitmann com as rodas o mais reto possível;
6° alinha o volante, tirando e colocando reto ou ajustando no estriado fino da coluna.
Eu acho mais fácil tirar o volante e colocar centralizado que me contorcer e soltar estriado da coluna de direção. Porém na 97 com o x-10, tem a turbina no lado a 5 cm e fica embaixo do servo-freio. Então é bem apertado, e talvez na tua seja muito mais fácil de afrouxar a conexão da coluna e alinhar direto na coluna.
Na minha F1000 eu levava cerca de 40 minutos para fazer esse serviço, mas apanhava para tirar o pitmann.
Edin, muito obrigado pela informação e o roteiro. Só de saber que não é necessário abrir o setor já é uma baita notícia. Um amigo me disse que tinha de desmontar o setor para mexer dentro e bla bla bla. Em mecanica existem duas coisas que eu não manjo sendo a primeira delas caixa de direção hidráulica e caixa de cambio restrito apenas as relações de cada marcha e barulhos referentes a algum ronco de rolamento. Quanto ao volante vou alinhar tirando ele tendo em vista que tenho que trocar o rolamento da coluna. Falando nisto fiz uma peça para substituir o rolamento usando a capsula de encaixe no tubo da coluna. Levei ao torneiro e usamos o PU auto lubrificante para fazer uma bucha que foi colocada no lugar do rolamento. Me disseram que este tipo de PU além de não sofrer desgaste também não faz ruido pelo atrito com o eixo da coluna de direção mas ainda assim vou montar com bastante graxa. Mais uma vez Edin obrigado pela informação e um Ford abraço.
Zé, o setor tem que dar quase 4 voltas. Se sem o pitmann ele não der as 3 voltas e meia e mais um pouco, daí realmente terás que abrir o setor, mas pelo teu relato não é esse o caso.
Valeu Edin, assim fico mais tranquilo, amanhã vou resolver isto e depois relato o resultado. Ford abraço.