Postado originalmente por
Carlão - SP
Diário de bordo viagem a Bonito/MS
Fala ai parceiros de NR, tava meio sumido pois fiz uma viagem a Bonito/MS de uma semana rodando 2.500km ida e volta e cá estou pra postar algumas coisas, segue:
Essa viagem foi feita com 4 ocupantes sendo 2 adultos e 2 adolescentes, mais 4 malas (bagagem) sempre com o ar ligado e com 35 libras nos 4 pneus...os primeiros 850km foram feitos com etanol, velocidade bem alta sempre pé embaixo, mas bem embaixo mesmo, no modo "sistema bruto" fez 4,0 km/l e ralei com Hilux, Amarok e Frontier e mesmo elas sendo diesel comeram poeira, ta certo que não foi tão fácil assim, teve alguns pegas de mais de 30km bem legais, sem loucuras, só acelerando forte e os caras das outras camionetes também acelerando forte mas bem conscientes sem fazer loucuras, um amigo meu foi junto com um Frontier 2013 (190cv) e ficou surpreso com o desempenho da Ranger, só que pra andar forte assim ela cobra caro pois bebe prá carvalho, mas pra mim valeu a pena, voltando a Frontier do meu amigo, ele só me passaria em subidas em que eu perdesse o embalo pois a Frontier tem um final muito forte, realmente cresce no retrovisor, mas como ele nunca tinha andado tão forte assim não conseguiu me ultrapassar, acho q mais por medo da velocidade e falta de braço do que por falta de força da camionete.
O restante da viagem foi só na gasolina e fez media de 6,2 km/l no mesmo sistema de pilotagem, que achei bem interessante, pois fez 55% mais que com etanol, só que sacrifica um pouca a potência pois na gasolina vc percebe que ela fica um pouco mais fraca.
Estava andando com 30 libras na cidade, e achei q com 35 libras pula muito, principalmente quando peguei um pedaço da estrada com bastante remendo e o pouco que andei na terra, falando em terra se acelerar um pouco mais forte e dar uma marcada nas famosas "costelas de vaca" é bem fácil de sair fora da estrada, culpa dos pneus que ficaram muito duros, mas não mexi, deixei assim mesmo.
O barulho do ar o famoso cloc, cloc de vez em quando aparece, e a folga que tem dentro da coluna de direção que aumentou não sei se foi também por ter deixado ela mais dura com os pneus com 35 libras, mas ta me incomodando bastante, como ta perto da 3° revisão vou deixar pra mexer quando parar ela.
A caçamba entra bastante poeira, e o foda q era poeira vermelha que sujou todas as malas, quanto a água se entrou foi bem pouco apesar de ter pego chuva no caminho.
Outra coisa que incomoda é a falta do descanso do pé esquerdo, viagem longa tem hora q vc não sabe mais onde coloca a perna e senti falta.
Resumo, ela anda bem pra flex esticando as marchas até o talo e não perdendo o embalo nas subidas, mas cobra bem por isso, esse negócio de cortar o combustível a 176 km/h também enche o saco pois algumas vezes deu pra perceber que conseguiria chegar nos 190 km/h (na descida) se não fosse esse limitador.
Viagem bem tranquila, só tem q ficar esperto no etanol pois como a autonomia fica baixa e é fácil ficar com aquele frio na barriga de que vai acabar o combustivel antes de chegar no próximo posto, na ultima abastecida com etanol cheguei no posto com 15km de autonomia rsrsrsrs foi tenso
Acho q é isso...
Um abraço!
Carlão