x
Convex Datacenter
Página 9 de 17 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617 ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 196

Tópico: MOLAS

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0

Ricardo

A primeira coisa a destacar é que molas mais altas afastam o diferencial da carroceria e portanto alteram o cáster, o que deixa o carro bobo.

Quanto a carroceria torta, é bastante provável que molas mais altas ao afastar diferenciais e carroceria façam com que o veículo fique "tombado" para o lado em que a panhard prenda na carroceria (deslocamento lateral do eixo).

Para saber, solte as panhard, dê uma volta no quarteirão, e meça tudo de novo. Se for isso, a solução é simples, mas que exige esperiência em soldagem: descrave a panhard do chassis e a solde de novo. Insisto, não e coisa boba de fazer, tem de saber.

Quanto ao cáster, é mais complicado ainda: você precisaria descravar e resoldar a "ponta"do diferencial para recuperar o cáster adequado, provavelmente 0 grau. O ideal é nessa "volta no quarteirão" sem panhard, você passar num alinhador e verificar o cáster para saber o quantofoi alterado.

Não fique tão desesperado, provavelmente você não torceu o chassis, coisa que só poucos conseguem fazer

NeRo, depois mando meus comentários sobre sua msg, mas torcer o chassis é coisa de menino prodígio. 8) Estive em BSB nos últimos dois dias *argggghhhhhh* e estou saindo para trabalhar agora.

Eriksom

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    NeRo

Realmente, fama e chifre são coisas que os amigos "botam" nos amigos. Por isso prefiro não ter amigos

. Munhão empenado, melhor trocar.
    . Eixo empenado, eu desempenaria, e depois reforçaria os tubos.
    . desvio diagonal no chassis Desculpe a iNgUInorânÇa, quer dizer que que as longarinas não estão exatamente paralelas? Como elas são fixadas entre si pelos dois tubos em cima do eixo traseiro, isso quer dizer que eles estão tortos? Entendi errado

Não fale na Puta Velha, eu fico deprimido

Eriksom

molas

Ok.

Veja realmente a direção ficou mais boba, mas não é nenhum fim do mundo. Algum outro problema se eu nao refizer o angulo de caster ???

Quanto ao engesa estar tomabado para o lado do motorista é realmente porcausa da panhard. Quando se tira a barra ele volta ao normal.

Por que é mais adequado refazer o suporte da panhard mais para baixo em vez de "emcumpridar" a barra e deixar o suporte como está ??

esse é um negócio muito interessante. Quanto mais se mexe, mais se tem para mexer

Ainda bem que temos amigos dispostos a ajudar.

valeu.

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Ricardo.

Quanto mais inclinada ficar sua barra panhard, maior será o deslocamento lateral do diferencial considerada a mesma abertura dele (afastamento do chassis).

Se você baixar o suporte e colocar a barra mais reta/menos inclinada, o deslocamento lateral diminuirá muiiiitttto sem nenhuma perda de abertura. ( tente imaginar o movimento usando o seu braço apoiado em uma mesa para mover algum objeto)

As buchas todas agradecerão

Outra coisa mais. É muito mais fácil resoldar/aumentar os suportes do que aumentar o tamanho da panhard.

Quanto ao cáster, além de comer mais pneu e ficar mais boba (e insegura), não vejo problemas. Pelo contrário, o raio de curva talvez até diminua um pouco (a pensar melhor sobre isso ).

Eriksom

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    . Munhão empenado, melhor trocar.
    Vai ficar assim. Não tenho dinheiro. Mas claro que informarei isso ao futuro comprador.

. Eixo empenado, eu desempenaria, e depois reforçaria os tubos.
    Foi feito.
    . desvio diagonal no chassis quer dizer que que as longarinas não estão exatamente paralelas?
    Não... quero dizer que estão \ \. Pegou? Estão parelelas mas existia um desvio entre os eixos traseiro e dianteiro de 1,5cm.
    Não fale na Puta Velha, eu fico deprimido
    Toda puta que vale a pena deixa a gente deprimido de vez em quando. Mas sempre compensa.
    Abraço!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    GALERA

Comprei molas novas na ROTA 4X4 com o JOÃO , as dianteiras tem 42 cm de comprimento , elos com 14,8 cm de espessura , que segundo ÍGOR seria a mais recomendada para meu ENGESA , pois essas molas são do ENGESA MOTOR OPALA 6 CC , e o meu motor é o MWM , e ficaria bom , as trazeiras tem 40 cm de comprimento e 14,8 cm de espessuras do fio .

A frente ficou 2 cm mais baixo que a trazeira , mas elevou mais a carroceria de como estava .
    Como estava ,com as molas originais do ENGESA ÁLCOOL 4CC a frente estava muito baixa e cheguei até a bater o carter no diferencial . Mas como eu já estava acostumado com aquelas molas , que deixavam o ENGESA bem macio , estranhei um pouco no começo . GOSTAVA DELE BEM MACIO COMO ERA , mas não era o indicado .

Coicidentemente qdo troquei as molas , coloquei dois pneus 33" nas rodas BBS tala 10" e coloquei na frente . PUT'S o ENGESA ficou praticamente indirigível , ficou maluco , querendo tomar o mato pra qquer lado que ele olhava . E qdo coloquei a terceira roda larga na trazeira melhorou bastante , estou aguardando o 4º pneu chegar pra completar e verificar se o problema vai acabar.

PERGUNTO : Se este problema continuar ? é pq aumentei a altura por ter trocado as molas? e terei que abaixar a fixação da PANHARD?
    Ou terei que suportar esta loucura do bicho até acabar com estes 33", e voltar para outro mais estreito e ficar com nojo da cara dele.

NO AGUARDO E UM ABRAÇO A TODOS

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Guilherme amigo, deixa eu ver se entendi.
    Você está andando com pneus diferentes na frente e atrás? Eles são diferentes somente na largura ou na altura também? Os pneus sempre devem ser iguais senão não dá para avaliar.

Com mola nova a frente ficou mais baixa? ou será a traseira que ficou muito alta?
    Já que você comprou da Rota, dá pra falar com eles e pedir para trocar as molas ainda.
    No manual do F1 as medidas para molas traseiras são:
    comprimento sem carga: 380mm
    Comprimento com carga de 465+28 kg (não me pergunte o pq desses valores. ) 271 mm

Até onde eu sei o Engesa suporta pneus 33 sem mexer nadinda. Mas você pode verificar o alinhamento e cáster. Verificar isso é o começo para decidir o que fazer.

Citação Postado originalmente por NeRo
    Guilherme amigo, deixa eu ver se entendi.
    Você está andando com pneus diferentes na frente e atrás? Eles são diferentes somente na largura ou na altura também? Os pneus sempre devem ser iguais senão não dá para avaliar...

...Até onde eu sei o Engesa suporta pneus 33 sem mexer nadinda. Mas você pode verificar o alinhamento e cáster. Verificar isso é o começo para decidir o que fazer.
    x2
    Eduardo Chaves Tucunduva

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    NERO

Antes de colocar as molas novas ,a frente ficou muito mais baixa que a trazeira pq mudei de motor , coloquei o MWM . QDO TROQUEI AS MOLAS E COLOQUEI AS NOVAS O engesa FICOU TODO M AIS ALTO , sendo que a frente ficou +- 2 cm mais baixa que a trazeira . talvez por eu não ter colocado as molas dianteiras do ENGESA com motor Q20B . O ÍGOR filho do JOÃO me falou se eu colocasse esta mola com o meu motor MWM , que o ENGESA ficaria muito duro , pq o motor MWM não é mais pesado que o motor do opala 6 cc e o motor Q20B é muito mais pesado, e com a mola deste (opala 6 cc )ficaria boa . Eu havia pensado em só trocar as da frente ,e ele me disse que se fizesse ísto , a trazeira iria ficar mais baixa pq as molas originais já estariam cansada . Os ENGESAS que vi por aí são todos nivelados , mesmo espaço que tem entre o pneu e o paralama dianteiro , tem no trazeiro . mas é apenas um pequeno detalhe .

Qdo coloquei só 2 pneus largos na frente é que o bicho ficou DOIDO , mas na próxima 3º feira estarei com os 4 no lugar , e se continuar DOIDO , vou fazer novo alinhamento , pois com estas modificações deve ter mudado todos os ângulos e graus da suspensão não concordam ?

ATÉ BREVE

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Pois é amigo...
    Seu carro está 2 cm mais alto na traseira, a mola original, pelo manual, tem 38 a que você comprou, 40. Volte as molas traseiras anteriores e veja como fica.
    Quanto a direção estar boba, deve ser Cáster devido a nova altura das molas... tem que verificar...

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

\\ ou ||

Citação Postado originalmente por NeRo
    Não... quero dizer que estão \ \. Pegou? Estão parelelas mas existia um desvio entre os eixos traseiro e dianteiro de 1,5cm.
    NeRo, fala sério, que papo é esse de "pegou". Me inclua fora dessa

Ou seja, seu pequeno Engesa está com os torto qui-nem-qui caminhão velho? Não seria o caso de soltar a carroceria, reposicionar a frio no | | correto e reforçar a solda nas travessas para ele não "correr" ainda mais?

No dia em que a Puta Velha ficar pronta (se for antes do Juízo Final ou antes do final de meu juízo) em coloco todos os detalhes da atual reforma, pois, creio, que me livrei de TODOS os problemas, originais, é claro

Eriksom

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Guilherme

Não tem jeito, molas maiores ou calços de mola SEMPRE alteram o cáster . Pela sua descrição, seu cáster foi BASTANTE alterado. Ele ficou com a cara enfiada pro chão, ou seja, vai "passarinhar" muito e PARA SEMPRE se você não fizer o item 1 abaixo. Claro que usar pneus diferentes atrás piora um pouco, pois provavelmente seu carro está sendo empurrado meio de atravessado.

Vejamos as duas coisas possíveis de fazer:

1 - descravar e resoldar as pontas do seu diferencial dianteiro para voltar ao cáster normal, que acho que no original é Zero (a conferir). Ou seja, trabalho pesado e para ser feito por gente que saiba o que está fazendo. Existe isso em Campos/RJ [oops, nenhum preconceito contra sua cidade, esclareço logo. Meu mecânico, por exemplo, está em Cabo Frio, pois não conheço nenhum que saiba fazer isso no Rio]

2 - se o seu motor estava batendo o cárter no diferencial, você teria duas opções mais fáceis: retrabalhar o cárter para ele não bater ; ou, refazer o calço do motor para jogar o dito para cima (se é que é possível, só vendo)

Note, esse serviços são muiiitttoo mais fáceis de serem executados, mas também não são simples, tem de saber fazer. O item 1 eu não recomendo exceto para aqueles mecânicos que entendem muito do serviço (são raros). Eu acho que o item 2 é o melhor a fazer.

Infelizmente, sua compra de molas não foi bem planejada. Eu sempre fico puuuttoo da vida com essa receitas de bolo que costumam vender por aí . Nada contra o João, pessoa que prezo muito e tem seriedade, mas o filho dele deveria ter perguntado mais a você, e depois perguntado ao João o que fazer, antes de te vender errado, ou melhor, te vender algo que exige profundas alterações no veículo. Porém, o João é sério. Vale a pena perguntar a ele como solucionar o problema.

É isso.

Eriksom

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bandeirante - Fita entre as Lâminas das Molas - Fiat
      Por Francisco Bicalho no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 55
      Última resposta: 10/11/2013, 08:02
    2. MOLAS ENGESA
      Por Adriano Braga no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 112
      Última resposta: 20/11/2009, 20:23
    3. Dúvidas quanto a transformação de um GM 4.1 para 4.4!
      Por Lucas Nassif no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 254
      Última resposta: 04/10/2009, 13:58
    4. Tratamento nas Molas
      Por ROBSON CJ5 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 31/08/2009, 21:44
    5. Respostas: 16
      Última resposta: 22/08/2008, 12:18

Permissões de Postagem