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Tópico: MOLAS

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  • #1
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    Nero

    pelo que li no tópico que você aponta (muito bom, aliás) pode ser um dos problemas dele. Minha sugestão é eliminar os outros possíveis antes (mais fácil e mais barato)

    Esqueci de dizer que na minha Camper eu havia trocado a caixa de direção por uma do Opala original e, com isso, também o braço pitman por um da D-20, bem maior = mais comprido e mais baixo (ele é em forma de "degrau", digamos assim). Logo, a barra está muito mais "horizontal" e quase paralela a panhard (na realidade, ela está mais baixa/horizontal que a panhard). Como estava usando terminais de Mercedes, eles seguram muito do movimento. Na atual reforma, sai a caixa do Opala, e vamos testar a caixa da D-40, por fora da longarina. Um dia acaba essa maldita reforma

    Se você não fala, eu não lembro. Deve ser a idade

    Eriksom

  • #2
    Usuário Avatar de NeRo
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    Citação Postado originalmente por CARLOS MOREIRA
    e os dados do manual (pg 1-3 GEOMETRIA), sobre cáster informa: "Ângulo de cáster (em ordem de marcha) - 3 graus e 50 min", diferente da sua informação. Fiquei em dúvida
    Outra coisa, vc sabe o que quer dizer EM ORDEM DE MARCHA?
    Fala Carlão... seus dados batem com o meu Manual do Proprietário, então pode ficar tranquilo. Pelo menos está de acordo com o papel.
    Agora, versar sobre termos técnicos já não é comigo, Ordem de Marcha é o carro pronto para rodar. Já Condição Estática Nominal não vou falar nada pra não dizer besteira. Vou perguntar para um alinhador que sempre me faz esse seviço.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Caio
    Pessoal,

    Na Camper que eu comprei a panhard foi removida e colocada uma bandeja, como se fosse um towbar.Foram usados tubos de 2" com chapa de 3/16" fechando o meio do triangulo.
    Dois pontos do triangulo ancoram nas longarinas do chassi e terceiro ponto como se fosse a bola do engate vai no eixo.A peça não é chapada tem uma angulação.Tudo muito bem dimensionado e com buchas.


    Alguem já viu esse sistema em algum jipe para saber das limitações ou vantagens comparada com as panhard.

    PS: Já estou com as primeiras fotos do inicio da reforma para montar o album antes e depois
    Vai ser vermelha mesmo
    Lá tem alguns detalhes da bandeja.
    Não recordo o nome correto deste sistema, Caio. Se entendi bem, é semelhante a suspensão traseira do JPX. A grande vantagem é que neste sistema elimina qualquer deslocamento lateral em função do curso, quando em superfície uniforme. Ao contrário dos engesas, onde há deslocamentos, ainda que mínimo.

    Eu considero o sistema interessantel, já andei pensando em colocar no meu, mas vi algumas dificuldades, prinicipalmente questão de espaço. Aguardo fotos suas, para ver como ficou.

    Uma possível desvantagem: Acredito que quando uma roda fica mais baixa que a outra, a tendëncia é que a rótula central que fica em cima da bolota do diferencial descreva um pequeno raio, de forma a empurrar uma dessas barras contra o chassis. E como o chassis fica bem ancorado nesse sistema, então acaba restringindo o movimento de descida de somente um dos lados do eixo. Não sei dizer o quanto isso chega influenciar no desempenho do sistema. E também depende de sua pretenção na utilização de sua viatura, se é para viajar, trilha ou rockcrawler

    falouws
    Flávio Schurt

  • #4
    a tendëncia é que a rótula central que fica em cima da bolota do diferencial descreva um pequeno raio
    Ela está instalada no meio do eixo e não no diferencial, como estou em reforma não consegui ver os limites (RTI) para observar o movimento da bandeja.
    Assim que der tiro umas fotos no fim de curso da susp.
    Quando comprei a viatura fiquei um pouco preocupado por não ser original,mas pela construção da peça notei que não tinha cara de gambiarra além do que o ex-proprietário me garantiu que o sistema era seguro e testado.

  • #5
    Pode ter varios tipos de problema de geometrica de suspensão.
    Como relatado, ela vai descrever uma arco que não existe com a Panhard, assim tudo vai mudar, incluindo a inclinação diferente do pino mestre.

  • #6
    Pode ter varios tipos de problema de geometrica de suspensão.
    Geometrica= geometria

    Tipos de problema= Pode danificar algo no chassi??? Vai perder curso???
    Vibração??? desgaste prematuro????

    Esse arco seria na rótula??? Acho que só com as fotos vai ficar mais claro.

  • #7
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    Caio,

    o que você descreve é o eixo traseiro ou dianteiro? Pela sua descrição estou achando que é o dianteiro, mas ...... De qualquer forma, tá com cara de ser o sistema do JPX. Se bem feito, é ótimo.

    Quem (e onde) fez? Você comprou de quem essa Camper?

    Aqui no 4x4Brasil na parte mesma do Engesa/Camper tem uma foto não sei onde da suspensão traseira de um engesa, creio que feita pelo cara da Ensimec (esqueci o nome). Compare se é igual ao que você fala.

    Mande fotos

    Eriksom

  • #8
    Citação Postado originalmente por Caio
    Tipos de problema= Pode danificar algo no chassi??? Vai perder curso???
    Vibração??? desgaste prematuro????

    Esse arco seria na rótula??? Acho que só com as fotos vai ficar mais claro.
    O problema pode ser só perda de curso até compontamentos malucos.
    Pode ocorrer por exemplo se o eixo girar (giro no sentido de quando se olha o veiculo de lado) alterando a inclinação do pino mestre.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Citação Postado originalmente por Caio
    Tipos de problema= Pode danificar algo no chassi??? Vai perder curso???
    Vibração??? desgaste prematuro????

    Esse arco seria na rótula??? Acho que só com as fotos vai ficar mais claro.
    O problema pode ser só perda de curso até compontamentos malucos.
    Pode ocorrer por exemplo se o eixo girar (giro no sentido de quando se olha o veiculo de lado) alterando a inclinação do pino mestre.
    Com certeza o eixo não é suportado apenas por este triângulo, tem as barras longitudinais, originais ou não do engesa/camper que seguram o eixo para não "girar"...

    Quais outros problemas podem ocorrer com este sistema ?

    Sempre ouvi dizer que este sistema é superior à panhard em vários aspectos, inclusive curso da suspensão...

    []'s...

  • #10
    o que você descreve é o eixo traseiro ou dianteiro?
    O sistema tá instalado em ambos os eixos.


    Quem (e onde) fez? Você comprou de quem essa Camper?
    Foi feito em uma oficina de Goiania (o ex-dono era de lá), mas comprei a Camper em SP.
    Como o preço estava bom tive que abrir mão e pegar a transferencia do F1, porem estou acertando o alinhamento, arrumando os coxins e fazendo um forro para reduzir um pouco o ronco de ré engatada

    Foi soldado um perfil "L" de 1/4" do lado do diferencial virado para frente e instalado a rótula.

    As fotos estão vindo

  • #11
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    Caio,

    Não fique tão impressionado com previsões apocalipticas. Tire as fotos, mande para cá, mande também para camper@camper.com.br para o Ricardo Farias (diga que fui eu que pedi para ele analisar e te passar o que souber sobre o ex-dono ... aliás, ele é o Nelcivone?)

    Pode ser que tenha sido bem feito, e você tenha uma boa solução. Vamos ver o que é nas fotos antes de dar um palpite qualquer.

    Não se esqueça de dar um procurada nas páginas recentes aqui da seção Engesa/Camper sobre a foto que lhe falei.

    Eriksom

  • #12
    Não fique tão impressionado com previsões apocalipticas

    Obrigado Eriksom,

    Não sou nenhum "expert" em mecanica ,mas tenho uma boa noção de projeto estrutural e em muitos casos o tal "bom senso" vale muito. Bom senso não é matéria de faculdade isso se aprende com a experiencia.

    O que eu analisei na compra foram a qualidade das soldas, dimensionamento das peças, acabamento e a palavra de quem estava vendendo.

    Essa última é a mais dificil,mas jipeiro ainda preza muito isso

    PS: As barras longitudinais continuam lá firmes e fortes e com as tais buchas de poliuretano.

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