x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7

Embreagem Hidráulica - acionamento

Já procurei no Forum, encontrei detalhes de como funciona, sei das peças a usar (Merceds 608/709/ Toyo Band), mas tem 3 detalhes que não encontrei em lugar algum:

- o circuito da embreagem hidráulica é ligado no reservatório do freio ou tem um reservatório próprio ?
    - se for um reservatório próprio, qual o fluído a ser usado: de direção ou de freio ?
    - finalmente: como é a ligação pedal embreagem - cilindro superior ? Através de links (barras) ou por meio de um cabo ? É aqui que eu precisaria de mais ajuda ...

Por favor, quem puder me dar detalhes dessa instalação, agredeceria bastante. Estou p/ mudar o sistema de freios da minha Camper e já quero aproveitar e colocar embreagem hidráulica.

Obrigado
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0
    Embreagem hidraulica com reservatório próprio
    O fluido? putz tenho que confirmar..
    O acionamento entre o cilindro e a pedaleira se dá através de uma haste articulada.

O acionamento da band, ferro fundido tem vantagem é que não é de plástico, portanto, basta apenas a troca de reparo de borracha. A fixação na parede de fogo merece atenção especial com relação ao ângulo formado entre a pedaleira e o cilindro.

O reservatório tem que ficar mais alto que o cilindro. Isso complica na hora de fixar esse reservatório por causa do movimento de fechamento do capô. No meu, a mangueira ficou meio prensada, me obrigando a mudar de posição, por causa de um reforço estrutural do capô.

Além disso, tem que ensaiar antes a posição da haste e sua fixação a pedaleira. Muito longe do apoio dá fim de curso prematuro no cilindro e pedal mais pesado. Muito perto pode não dar o volume necessário para o movimento. Além disso, tem que ver se a haste não fica " pegando" na borda do cilindro, quando do movimento da pedaleira.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

O sistema de embreagem hidraulica usa fluido de freio, devendo ser observado o DOT a ser usado.

Os mais antigos, como da toy. band usa DOT 3, os sistemas mais novos, como GM ou Ford, usam o DOT 4.

Normalmente, o reservatório é próprio do sistema, sendo que os novos são separados e, como dito, observar a altura, pois a alimentação praticamente é por gravidade.

Existe alguns modelos que "reparte" o fluido do freio, havendo somente um reservatório.

Bem os demais detalhes foram bem explicado pelo haundrich.

Abraços

Kim.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    FLÁVIO

Verifiquei hoje com meu mecanico , que me dise : o fluído da embreagem hidráulica é o fluído de freio DOT 4 , se usar fluído de dir. hidr. danifica todo o sistema .

No meu ENGESA usei o cilindro superior e inferior da TOYOTA BAND. , e o cilindro superior vem conjugado o reservatório de óleo no próprio cilindro .

Se vc quizer ver , da uma olhada em frota 4x4 no ítem : ENGESA E4 87 F-1 enfim o quase CORAÇÃO VALENTE , esta na pg 4 se não me engano , da para ver certinho a posição do hirovácuo e cilindro mestre de freio e ao lado o cilindro superior da embreagem .

A aptação é simples , vc observa por onde vem o pedal da embreagem E FAZ UM BURACO NA PAREDE CORTA FOGO DE +-1 " DE DIAMETRO, e faz um suporte que fica alinhado com o mesmo , onde será feito a fixação da aste do cilindro da embreagem , como o HAUNDRICH explicou , deve ficar em uma distancia e alinhamento correto , quem irá fazer não terá dificuldade .
    É só olhar o suporte da cuíca do hidrovácuo e copiar igual , só que de menor tamanho.

E BOA SORTE
    4X4 Brasil

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Obrigado a todos pelas dicas. Porém prevejo sérias dificuldades na Camper, uma vez que o hidrovácuo fica bem na direção da pedaleira (meio óbvio, não ?! ) e não vejo como colocar o cilindro da embreagem na direção do pedal. ...
    A idéia de por embreagem hidráulica é justamente por conta do hidrovácuo, o cabo de embregam entra por detrás dele e fica numa posição meia inclinada, o que acaba deixando o acionamento pesado.

A barra articulada é da própria Toyota Band ?

Guilherme, o Engesa tem muuuito mais espaço que a Camper naquela região, pelo que vi da suas fotos. Vou tirar umas fotos e postar aqui p/ terem uma idéia.
    4X4 Brasil Razão: Erro no texto
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Taí uma foto. A parede corta-fogo não é completamente reta, ela tem uma curvatura bem depois do hidro do freio ... Tem espaço do lado oposto do hidro (lado esquerdo da foto), mas eu teria que bolar um sistema de barras articuladas Se fosse possível fazer o acionamento do cilindro superior com cabo, creio que seria muuuito mais simples ....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -camper1.jpg  

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    FPANDUR

Realmente é mais apertado .

Se eu estivesse olhando ao vivo seria outra coisa , mas vai a minha idéia: Será que não seria possível de vc esquentar ou a frio mesmo envergar a aste do pedal do freio para o lado direito ( talves até aumentando um pouco seu tamanho para ficar na mesma altura , pois qdo vc envergar , vai abaixar na altura ), chegando a cuíca mais para a direita e envergar a da embreagem para a esquerda para que caiba pelo lado do motor a cuíca do freio e do seu lado o cilindro superior da embreagem? Como é no ENGESA .

Não sei se será possível , é apenas uma idéia .

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Pode ser uma opção, sem dúvida. Como vantagem, ainda liberaria espaço p/ um hidro da S-10, caso seja necessário depois que fizer a mudança do freio da parte debaixo. Mas estou a pensar, de repente dá menos trabalho se eu fizer um sistema de barras articuladas, p/ acionar o cilindro-superior do lado esquerdo do hidro.

O problema é que ainda não tenho as peças em mãos, mas também não gostaria de gastar dinheiro comprando tudo e depois não dar p/ instalar ...

Se alguém puder me confirmar uma informação, ja me ajuda a pensar numa solução: presumo que ao apertar o pedal da embreagem, o êmbolo do cilindro superior seja empurrado, é isso mesmo ?

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Como que o pessoal das Camper faz?
    O seu servo-freio é original da camper?
    As Camper usam pedaleiras dos opalas?

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    haundrich, respondendo:
    - não sei detalhes de como o pessoal das Camper faz. Já perguntei na lista do Yahoo, esperei até por fotos que ficaram de me enviar, mas não consegui detalhes ...
    - meu servo é maior que o original. Original é do Gol, o meu é do Santana
    - sim, as Camper usam pedaleiras do Opala.

Usuário Avatar de Mourão GP
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    SETE LAGOAS/MG
    alguem já achou solução p/ o problema? FOtos seram bem vindas.Valeu.

Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Glauco p. Mourão Ver Post
    alguem já achou solução p/ o problema? FOtos seram bem vindas.Valeu.
    Os Trollers 2.8 usam o sistema da embreagem hidráulica da Toyota Bandeirantes (cilindro-mestre, cilindro-auxiliar, reservatório, atuador, flexíveis).
    Ocupam pouco espaço, observe um troller, talvez sirva como exemplo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem