x
Convex Datacenter
Página 15 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 567891011121314151617 ÚltimoÚltimo
Resultados 169 a 180 de 196

Tópico: MOLAS

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Falta o desfecho...

Agora que sei a capa, fica mais fácil de achar na minha biblioteca...
    Devo ter mais de um exemplar, se eu achar te mando via malote de sua empresa.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Eriksom,

Foi o Chico que disse que vc anda de camper antes do que eu???...
    Esse cara é muito mal!!!
    Onde já se viu ficar te dando esperança esse tempo todo???...

[]'s solidários com a abstinência campeira do amigo,

Alexandre
    São Paulo - SP
    CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Bem, chassis novo e suspensão 3-link eu já tenho.

Falta instalar o motor e câmbio .... colocar a carroceria no lugar ..... instalar o novo painel e só

Você acha qe demora tanto tempo assim?

Eriksom

Resolvido

Estou colocando na minha Engesa Diesel, quatro na frente, um par de Rancho 9000 regulaveis, e outro par normal a gás. Fiz assim, porque se o compressor de ar der problema (oq não é muito dificil) eu tenho pra garantir a dianteira dois amortecedores normais. Antes era os quatro reguláveis.
    Na traseira deixei como é, com um par de Rancho 9000 reguláveis tb.
    Todos eles ligados juntos (no mesmo compressor).
    Esse carro é mais utilizado em estradas e rodovias, sendo assim, posso deixa-lo bem confortável no asfalto, endurecendo tudo.
    E qt as molas, coloquei a que a Rotta 4x4 vendo, pro Diesel. São bem mais fortes doque as molas do 6c.
    Esta bala o Jipe.
    Abraço a todos.

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Eu já disse e repito: o rancho custa caro e o benefício não compensa.

De qualquer forma, combinar dois amortecedores diferentes no mesmo eixo, você estará nivelando pelo "pior", o mais preso comandará o conjunto, o mais curto dará batente etc etc.

Eriksom

Fiquei satisfeito com o resultado, como ja disse, utilizo esse veículo em expedições, e não em trilhas pesadas e fechada. Para isso tenho um Willys "incarnado".
    E é lógico, esses tipos de adapatções são feitas com o maximo de precisão, tenho um mecanico especializado em veículos off-road. Tudo oq fazemos, fazemos muito bem feito, para se fazer uma vez só.
    Óbviamente, o fim de curso (o máximo esticado) dos 2 amortecedores não são iguais, mas não vejo problema em deixar um só fazendo esse serviço, uma vez q se eu tivesse apenas 1 amortecedor (oq seria o normal), seria apenas ele q trabalharia..
    Realmente são amortecedores caro, mas eu ja os-tinha, não iria encosta-los.
    Abraço.

Usuário Avatar de Fernando Lages
    Entrada
    16/05/2004
    Local
    Porto Alegre/RS

Question

Pessoal,

Apesar de não ser o meu veículo, achei o tópico bem interessante.

Gostaria de uma informação: alguém sabe onde conseguir uma tabela com as especificações/dimensões das molas dos veículos nacionais? Já fui nos sites da Nakata, Cofap, Fabrini, e eles só têm tabelas com veículo/código da mola, ninguém informa as dimensões das molas!
    []s
    Fernando Lages - PU3LAG
    Pathfinder 1994 SE-V6 3.0L "Cachorra"

Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Agradecimentos: 2
    Olá pessoal.
    Quando coloquei o 2.8 MWM no Engesa FIII, calcei a carroceria com calços de altura de 2” e diâmetro de 3” usinados em nylon, sob os calços originais de borracha de 1” ficando então com 3” de calço, devido a motor x capuz e também em função dos 33” x 12,5 R15. Adaptei as molas dianteiras do Del Rey com ar condicionado. A mola ficou muito comprimida (elos muitos próximos de um lado e longe no lado oposto) e curvada (fazendo um arco) então as tirei e esmerilhei as extremidades para melhorar o assentamento, conforme as originais. Instalei um batente inferior interno de 2" de altura em nylon de diâmetro de 3" para limitar o fim de curso, fazendo rebaixo no centro para embutir a cabeça do parafuso de fixação. Ainda a mola ficou fazendo arco e o Engesa ficou bobo nas retas em alta velocidade. Qualquer imperfeição no asfalto e o bicho perdia a estabilidade. (Já vi diversas pessoas perguntando por isto neste Fórum) Então verifiquei que ao subir a suspensão havia alterado (negativado) o ângulo de caster, (por isso as molas estavam fazendo um arco, onde no meio os elos fechavam mais de um lado que do outro). Criei um par de chapas de mesma espessura das que são usadas para fixar a Panhard no eixo, soldei-as sob as chapas originais com nova furação (para baixo e para traz) fazendo com que o eixo girasse no sentido horário, corrigindo assim o ângulo do caster. Na traseira mandei usinar dois calços de nylon de 1” de espessura conforme desenho meu, e montei-os sob as molas, alinhando a altura traseira do Engesa que tinha ficado com a frente mais alta, continuando com as molas traseiras originais. Os amortecedores utilizei 4 dianteiros do Mercedes Bens 1113, cujas buchas são idênticas às do Engesa e tem curso que não acaba mais, inclusive na traseira devo colocar molas do Del Rey também por que o curso final do amortecedor é tanto que a mola cai se deixar abrir tudo.(Adaptei limitador de cabo). O resultado final foi o seguinte: O Engesa na reta é um espetáculo, coloco 3800 rpm de 5ª marcha e o bicho parece um carro de passeio, o velocímetro ainda não corrigi em função dos pneus 33”, mas marca150 Km / H nesta rotação. Nas curvas os amortecedores de MB1113 trabalham muito bem com as molas de Del Rey e o Engesa curva atrás de Gols, Unos, S10, etc. Considerando a altura e aerodinâmica do bicho, acho que no asfalto ficou ótimo. Quando tem estrada vazia faço BH – Acesita em duas horas e 10 min. sem correria e com muita tranqüilidade, quem conhece a estrada, digo, pista de autorama, sabe do que estou falando. Agora vamos ao que interessa: Off Road. Ficou macio, porém sem muito balanço, (efeito mola x amortecedor muito confortável), rodei durante todo o ano de 2005, quase que diariamente, uma média de 50 Km dia, em estrada de terra (passagem por plantação de Eucalipto) ruim, com facões, buracos, córregos, lama, etc e o veículo ficou com desempenho extraordinário. Já fiz algumas trilhas pesadas onde usei todo o curso dos amortecedores e o resultado foi muito bom. Puxo carreta com barco de 5,5 metros em estrada de areia, com subidas e travessias de córregos com muita erosão e pedras e nunca usei uma pá. Considerando que o conjunto molas (Custaram R$ 30,00 o par usado) x amortecedores (R$ 180,00 0 par) estão rodando a mais de dois anos com custo zero de manutenção e zero intervenção de manutenção, penso que esta opção tem um custo x benefício excelente.
    Não posto fotos das adaptações porque apesar de já ter perguntado e ter sido orientado a pesquisar, pesquisei, mas ainda não entendi como se faz. (Sou meio lento para Informática).
    Um abraço a todos e fica a dica: Engesa bobo = Caster errado.
    Franz.

Tenho um Fase II com MWM Diesel 2.8, comprei as molas mais altas na Rota 4x4, mas ainda preciso comprar os amortecedores, e, estou cada vez mais convencido da eficiência dos Rancho.
    Pergunto: Para essas molas mais altas, qual o modelo exato da linha Rancho que preciso comprar???
    Agradeço desde já a atenção de todos.
    [ ]'s.

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    Olá pessoal.
    Quando coloquei o 2.8 MWM no Engesa FIII, calcei a carroceria com calços de altura de 2” e diâmetro de 3” usinados em nylon, sob os calços originais de borracha de 1” ficando então com 3” de calço, devido a motor x capuz e também em função dos 33” x 12,5 R15. Adaptei as molas dianteiras do Del Rey com ar condicionado. A mola ficou muito comprimida (elos muitos próximos de um lado e longe no lado oposto) e curvada (fazendo um arco) então as tirei e esmerilhei as extremidades para melhorar o assentamento,
    ..... ................
    Então verifiquei que ao subir a suspensão havia alterado (negativado) o ângulo de caster, (por isso as molas estavam fazendo um arco, onde no meio os elos fechavam mais de um lado que do outro). Criei um par de chapas de mesma espessura das que são usadas para fixar a Panhard no eixo, soldei-as sob as chapas originais com nova furação (para baixo e para traz) fazendo com que o eixo girasse no sentido horário, corrigindo assim o ângulo do caster
    ...........

Franz.
    E aeh Franz

O seu engesa não arria bastante quando carregado? por causa destas molas?
    Eu desisti dessas molas por causa disto. Apesar de que não encontrei as molas exatas para delrey ar condicionado,,, ninguém na região conhecia tais molas.... havia testado várias molas de pampa e delrey, e ficava começava a arriar já até enchendo o tanque...

Tem foto do seu esquema de chapa ?, não entendi bem como vc corrigiu o caster sem mexer no eixo ou nas barras longitudinais...
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Olá Pessoal,

estou reavivando este topico para saber se alguem tem novidades neste assunto.
    Meu jipe é outro mas a questão é semelhante.
    Também estou querendo trocar os amortecedores do meu jipe.
    Minha dúvida é parecida com a do Marx'z.
    Qual rancho colocar com molas mairores ? O 99116 e 99118 são indicados para o Troller.
    Mas estou querendo algo maior, acho que seria semelhante ao caso do engesa com molas maiores.
    Coloquei molas de pampa no bugão que são maiores que as originais.
    Pelo catalogo escolhe-se o 99112, porem outro forista relatou aqui que ficou mais mole que os originais. Mesmo na posição mais dura !
    Os rancho tem diferença de pressão entre os diferentes modelos ? Sempre se fala que para especificar apenas veirificar o tamanho aberto e fechado...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bandeirante - Fita entre as Lâminas das Molas - Fiat
      Por Francisco Bicalho no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 55
      Última resposta: 10/11/2013, 08:02
    2. MOLAS ENGESA
      Por Adriano Braga no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 112
      Última resposta: 20/11/2009, 20:23
    3. Dúvidas quanto a transformação de um GM 4.1 para 4.4!
      Por Lucas Nassif no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 254
      Última resposta: 04/10/2009, 13:58
    4. Tratamento nas Molas
      Por ROBSON CJ5 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 31/08/2009, 21:44
    5. Respostas: 16
      Última resposta: 22/08/2008, 12:18

Permissões de Postagem