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Tópico: MOLAS

  • #181
    Usuário Avatar de haundrich
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    Velho

    Uma das coisas que podem explicar o porquê, com molas maiores, mesmo usando ranchos na posição mais dura, deixaram a viatura mais mole é : A mola mais comprida pode estar com um "k" (constante elástica da mola, para os íntimos) diferente ( e menor ) do "k" da mola original. Penso que além disso, acaba exigindo mais dos amortecedores e diminuir sua vida útil.

    Outro detalhe: Com mola mais alta e amortecedor não adequado ao curso maior, fará que o amortecedor trabalhe fora do meio curso, tornando seu funcionamento irregular.

    E por fim, a mola mais alta poderá estar "arqueando" ou "criando barriga" . Isto também afeta, de certa forma coeficiente elástico do conjunto.

    Lembrei de mais uma coisa: Molas mais altas colocam as panhards em um grau mais inclinado. Se não forem feitos os ajustes necessários para a correta geometria do carro, as panhards vão ficar, digamos assim, "brigando" e em vez de apenas ancorar o chassis ao eixo, tendem "a puxar" o chassis ao eixo, com o aumento de movimentos laterais desnecessários. Se elas estão "puxando" o chassis para baixo, fica claro o aumento de carga sobre as molas, dando a impressão de molas e amortecedore mais moles.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #182
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa, olha a solução para alinhar o cáster e acabar com a briga das barras com o chassi!!!!


    Corta;
    Alinha;
    Trava;
    Resultado da barra na bucha, olhem que trabalha de forma correta, mesmo com uma mola de 510mm (Pampa)

    Depois de travado, com o cáster no luigar, retira a barra e manda fazer o serviço correto onde se travou.

    Dirigibilidade em 100%!!

    Na suspensão trazeira está com calços de tecnil ainda, mais também mudarei o ângulo da barra para não forçar a bucha cogumelo e, colocarei molas maiores, da Rota 4x4.

    Notem a ferramenta de precisão presa à carcaça do diferencial na terceira foto!!! kkkkkkkkkkkkk

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MOLAS-dsc00328.jpg   MOLAS-dsc00329.jpg   MOLAS-dsc00337.jpg   MOLAS-dsc00340.jpg   MOLAS-dsc00343.jpg  
    4X4 Brasil

  • #183
    Olá haundrich,

    Esse forista que achou os 99112 mais moles usava molas originais...
    Estive olhando no catalogo rancho e parece que os 99112 são indicados para picapes mais leves, e com feixes de mola, o que seria uma aplicação diferente da nossa.
    A minha experiência foi a segunte:

    1-Molas originais: Comportamento de referencia.
    2-Molas originais com calço de 1": O carro ficou ligeiramente mais duro e ficou uns 2 cm mais alto.
    3-Molas de pampa sem calço: O carro ficou 1 cm mais alto em relação à situação anterior, 3cm mais alto que o original e ficou um poco mais mole que o original ( quem não conhece o carro não precebe ) .Todas essas modificações acompanharam modificações nos batentes e suporte do amortecedor para deixar o conjunto equilibrado ( amortecedor no meio do curso com carro nivelado e sem dar batente fechado quando a mola é comprimida )

    Agora minha opinião:As molas de pampa deixaram o carro mais mole, porem elas possibilitam usar amortecedor maior e portanto ter mais curso de suspensão.
    Minha ideia é usar os rancho para compensar essa "moleza", ai vem o problema, qual código do rancho usar ?
    As molas da pampa tem o mesmo diametro do fio no caso do Troller e mesma distância entre os elos, porem tem mais elos, 11 contra 9 do Troller.

  • #184
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por AnBeLuZuK Ver Post
    Olá haundrich,

    Esse forista que achou os 99112 mais moles usava molas originais...
    Estive olhando no catalogo rancho e parece que os 99112 são indicados para picapes mais leves, e com feixes de mola, o que seria uma aplicação diferente da nossa.
    A minha experiência foi a segunte:

    1-Molas originais: Comportamento de referencia.
    2-Molas originais com calço de 1": O carro ficou ligeiramente mais duro e ficou uns 2 cm mais alto.
    3-Molas de pampa sem calço: O carro ficou 1 cm mais alto em relação à situação anterior, 3cm mais alto que o original e ficou um poco mais mole que o original ( quem não conhece o carro não precebe ) .Todas essas modificações acompanharam modificações nos batentes e suporte do amortecedor para deixar o conjunto equilibrado ( amortecedor no meio do curso com carro nivelado e sem dar batente fechado quando a mola é comprimida )

    Agora minha opinião:As molas de pampa deixaram o carro mais mole, porem elas possibilitam usar amortecedor maior e portanto ter mais curso de suspensão.
    Minha ideia é usar os rancho para compensar essa "moleza", ai vem o problema, qual código do rancho usar ?
    As molas da pampa tem o mesmo diametro do fio no caso do Troller e mesma distância entre os elos, porem tem mais elos, 11 contra 9 do Troller.
    AnBeLuZuK

    Foi bom você comentar isso.

    Quanto aos rancho, não poderei te ajudar ainda, não pesquisei o suficiente e por enquanto fica ainda sonho de consumo (assim como minha suspensão a ar) (playbas, esqueçam que suspa a ar é para subir e descer jipe para se aparecer no shopping) (meu esquema é manter o engesa nivelado em qualquer condição de carga e trilha);

    Explicar que a suspensão mais "dura" ou "mole", se eu pensar bem, é complicado definir.

    Penso que não é o seu caso, mas vou contar o que acontece no meu engesa atualmente, talvez possa acontecer com os demais colegas. E assim torna o assunto mais claro:

    Coloquei molas mais altas, do Rota4x4. Os amortecedores são de MB-608. Estão trabalhando fora da faixa ideal. Mas até que dá para ir levando. Ficou macio do jeito que eu queria. Agora só readequar os amortecedores para o comprimento certo.

    Então ele ficou "macio" , mas ao mesmo tempo, intolerante as pequenas irregularidades (costela de vaca, exemplo). Grandes buracos, erosão, trilha, ficou danado de macio.
    Mas andar a 60km/h num estrada de terra, ele transmite todas as vibrações para o chassis, desconfortável.

    Porque isso? Me corrijam , mas penso que o ângulo da barra longitudinal ficou alterado. Em vez de trabalhar praticamente na horizontal, ficou mais inclinado. E isso deve fazer com que "capte" todas as vibrações do terreno, transferindo para o eixo y do conjunto (sobra para o chassis).

    Aí que entra o esquema do Kim acima, de reposicionar os ângulos das buchas, que irá resolver o problema de desgaste prematuro das mesmas.

    Quando as forças que surgem no eixo Y, eu tenho dúvidas que irei debater oportunamente.

    Em resumo, estaticamente meu engesa é macio. Mas fica "duro" quando em velocidade sobre irregularidades pequenas da estrada.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #185
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    Citação Postado originalmente por AnBeLuZuK Ver Post
    Olá haundrich,

    Agora minha opinião:As molas de pampa deixaram o carro mais mole, porem elas possibilitam usar amortecedor maior e portanto ter mais curso de suspensão.
    Minha ideia é usar os rancho para compensar essa "moleza", ai vem o problema, qual código do rancho usar ?
    As molas da pampa tem o mesmo diametro do fio no caso do Troller e mesma distância entre os elos, porem tem mais elos, 11 contra 9 do Troller.
    AnBeLuZuK

    Quanto a essa última parte, o que posso somar é o seguinte:

    Vc falou que as molas de pampa tem mesmo diâmetro do fio dos Trolhas, e se o aço destas molas também for igual, então deveriam ter o mesmo "k".

    Mas para uma mola de mesmo comprimento, se eu encomendar a fábrica uma mola com um "elo" a mais, isso faz a mola ficar "mais macia".

    Menos elos, o fio da mola trabalha mais em pé, e deixa a mola mais "dura"
    Mais elos, o fio da mola trabalha mais deitado, deixando a mola mais macia.

    Daria para vc encomendar uma mola com um elo a menos, e usar os mesmos ranchos.

    Para
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #186
    Olá haundrich,

    As molas da pampa são mairores que a do Troller, a do Troller tem aprox 400mm, e a da pampa tem uns 500 mm.
    Ambas tem aprox a mesma distancia entre os elos e eu não notei diferença no diam. do fio medido com o paquimetro, em ambas 13,9mm, em varias medidas e por pessoas diferentes, mas com o mesmo paquimetro.
    Agora, a do Troller tem as pontas desbastadas para melhor assentamento, mas a da pampa não, então elas ficam meio barrigudas quando montadas.
    Quanto aos amortecedores, tem uma tabela com os tamanhos e forças em outro topico, que é bem interessante.

  • #187
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    Molas

    No meu caso , eu estava quase comprando as molas maiores da ROTA 4X4 que o HAUNDRICH colocou no dele , meu ENGESA com molas originais era muito mole , aí por nescessidade troquei os amortecedores trazeiros pelos do MB 1113 , melhorou bastante as inclinações nas curvas , como sabem , sou pé pesado , mas continuava muito mole a frente , meus pneus 33" roçavam no para-choque qdo passava em buracos maiores , mesmo tendo feito um corte em meia lua por dentro do para-choque , acabei trocando os amortecedores dianteiros pelos do MB 1113 , iguais aos trazeiros .

    IMPRESSIONANTE : RESOLVI TODOS OS PROBLEMAS , FICOU ÓTIMO , ficou mais durinho , nas curvas quase não deita mais , não roçou o pneu mais no para-choque , o ENGESA ficou bem firme , mas macio ao mesmo tempo , nas costelas de vaca das estradas de terra , passa como se fosse de asfalto .
    Nem penso mais em trocar as molas .

    Para deixar o bicho um pouco mais alto , penso em colocar calços na carroceria de no MÁXIMO 2" , e pronto , BOM , BONITO , CONFORTÁVEL , SEGURO , BARATO .

    RECOMENDO , pena de não estou perto de vcs para vcs experimentarem o CORAÇÃO VALENTE . Pois só andando que vcs podem comparar e chegar suas próprias conclusões , palavras não dizem tanto qto a experiencia de andar no BICHÃO .

  • #188
    Guilherme,

    Muito legal esse seu relato.
    Pela tabela dos amortecedores, e pelos relatos do pessoal, o Troller e o Engesa tem um conjunto semelhante de molas e amortecedores e comportamento, outro colega colocou os amortecedores do 1113 num Troller e teve opinião semelhante à sua.
    Saudações,
    Andre

  • #189
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por AnBeLuZuK Ver Post
    Guilherme,

    Muito legal esse seu relato.
    Pela tabela dos amortecedores, e pelos relatos do pessoal, o Troller e o Engesa tem um conjunto semelhante de molas e amortecedores e comportamento, outro colega colocou os amortecedores do 1113 num Troller e teve opinião semelhante à sua.
    Saudações,
    Andre
    Legal saber sobre o resultado dos amortecedores 1113.

    No caso de se o cara não abrir mão dos Ranchos, irá encontrar algum na mesma dureza, só que "regulável" , dos amortecedores MB 1113?
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  • #190
    Só para reforçar a ideia.
    Coloquei na minha Camper, os amortecedores do 1113. Na frente e atras. E ficou muito muito bom.
    Como comprei o carro a pouco tempo, não sei as molas que estou usando. Mas acredito que sejam as originais do engesa a diesel.
    Mas pretendo aumenta-las um pouco.
    PB

  • #191
    Opa,

    consegui atualizar a tabela dos amortecedores.
    Os da F250 tem pressão semelhante aos do 1113, só que são com gás.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MOLAS-amortecedores_v4.jpg  

  • #192
    Pela sua tabela, os da f250 tem as mesmas dimensões (ou muito proximo) mas são mais macios. Pois necessitam de menos força para a extensão e para a compressão.
    Eu fiquei com o 1113 e estou gostando. Mas não tenho como comparar.
    PB

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