Powered by vBulletin

COMPARATIVO: Picapes com câmbio MECÂNICO: FRONTIER SEL X TRITON X HILUX

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 63 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718192060 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/01/2008, 12:59
    Homero
    Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    magon,

nem tanto, lembre que o mercado europeu ainda é voltado pros mec, principalmente no esportivos, fazendo com que muitos usuarios esperem pra receber determinado veículo pela opção de câmbio mec...Agora, particularmente nada melhor do que um mec em um carro esporte, mas cá entre nós em uma pickup ou sedã só vai um AT...

Sérjão

Creio que da para entender a preferencia do europeu por cambio mecanico :-A europa sempre conviveu com escasses de recursos.Combustível sempre foi mais caro que USA e esses sempre foram perdulários e amantes do conforto e cambio AT era obrigatório quase sempre.Antigamente os AT faziam o veiculo consumir mais .Um dos motivos era o conversor de torque que sempre "patinava" e roubava potencia significativa uma vez que T X RPM X 1,4 = Potencia e por exemplo , aproximadamente para uma Hilux , em determinadas situações acelerando , supondo uns 500 rpm de "patinação"(diferença entre entrada e saida do conversor) comtorque de 35 kg possíveis , a potencia consumida pelo conversor seria algo como 25cv! que são alimentados com combustível que esquentam o oleo da transmissão e é dissipado pelo radiador.(desperdiçados)
    Mais recentemente(Dodge Dart 1970 aproximadamente) introduziram o bloqueador do conversor de torque que trava o conversor e assim em regime essa perda de potencia e combustível desaparece se equivalendo a uum cambio mecanico.Alguns cambios só bloqueiam o conversor na ultima marcha , a Hilux bloqueia em 3º e 4º e o novo civic em todas as marchas .Então esses cambios permitem que o consumo fique praticamente empatado com a mesma versão mecanica.Mais moderno o CVT bloqueia o conversor assim que o veiculo começa a se movimentar e alem disso o gerenciamento eletronico consegue escolher para cada situação qual a rotação ótima do motor no momento adequado e com isso consumo e desempenho(arrancada principalmente ) ficam melhores que a versão mecanica.Tão bom que a FIA proibiu de se usar CVT na Formula 1 .

Para esportivos , tem Ferrari com cambio que troca de marchas em 0,1 segundo , mecanico ,mas "automatizado" , sem embreagem e borboletas no volante , até ja tewm Meriva com cambio automatizado (não troca rápido como a ferrari).

Acho que os cambios mecanicos com embreagem irão desaparecer...

Voltando as pickup...

O cambio AT da Hilux e Triton são muito semelhantes , eu diria de mesma geração pois a Hilux tem o botão OD de forma diferente , na Hilux a mudança entre D e 3 simplesmente liga ou desliga um contato eletrico , exatamente como o da L200/triton , só a forma é diferente.

O cambio da SEL infelizmente não se tem informação , certamente bloqueia o conversor de torque mas não sei em qual marchas se alguem souber por favor informe.

SHIMOTO , muito boa sua tabela comparativa mas a relação do diferencial da Hilux está incorreta , voce deve ter tirado da revista carro esse valor mas o correto é 3,727 enão 3.58.

Homero
  • 16/01/2008, 13:08
    Fred Bailune
    Citação:

Postado originalmente por Homero Ver Post
    Creio que da para entender a preferencia do europeu por cambio mecanico :-A europa sempre conviveu com escasses de recursos.Combustível sempre foi mais caro que USA e esses sempre foram perdulários e amantes do conforto e cambio AT era obrigatório quase sempre.Antigamente os AT faziam o veiculo consumir mais .Um dos motivos era o conversor de torque que sempre "patinava" e roubava potencia significativa uma vez que T X RPM X 1,4 = Potencia e por exemplo , aproximadamente para uma Hilux , em determinadas situações acelerando , supondo uns 500 rpm de "patinação"(diferença entre entrada e saida do conversor) comtorque de 35 kg possíveis , a potencia consumida pelo conversor seria algo como 25cv! que são alimentados com combustível que esquentam o oleo da transmissão e é dissipado pelo radiador.(desperdiçados)
    Mais recentemente(Dodge Dart 1970 aproximadamente) introduziram o bloqueador do conversor de torque que trava o conversor e assim em regime essa perda de potencia e combustível desaparece se equivalendo a uum cambio mecanico.Alguns cambios só bloqueiam o conversor na ultima marcha , a Hilux bloqueia em 3º e 4º e o novo civic em todas as marchas .Então esses cambios permitem que o consumo fique praticamente empatado com a mesma versão mecanica.Mais moderno o CVT bloqueia o conversor assim que o veiculo começa a se movimentar e alem disso o gerenciamento eletronico consegue escolher para cada situação qual a rotação ótima do motor no momento adequado e com isso consumo e desempenho(arrancada principalmente ) ficam melhores que a versão mecanica.Tão bom que a FIA proibiu de se usar CVT na Formula 1 .

Para esportivos , tem Ferrari com cambio que troca de marchas em 0,1 segundo , mecanico ,mas "automatizado" , sem embreagem e borboletas no volante , até ja tewm Meriva com cambio automatizado (não troca rápido como a ferrari).

Voltando as pickup...

O cambio AT da Hilux e Triton são muito semelhantes , eu diria de mesma geração pois a Hilux tem o botão OD de forma diferente , na Hilux a mudança entre D e 3 simplesmente liga ou desliga um contato eletrico , exatamente como o da L200/triton , só a forma é diferente.

O cambio da SEL infelizmente não se tem informação , certamente bloqueia o conversor de torque mas não sei em qual marchas se alguem souber por favor informe.

SHIMOTO , muito boa sua tabela comparativa mas a relação do diferencial da Hilux está incorreta , voce deve ter tirado da revista carro esse valor mas o correto é 3,727 enão 3.58.

Homero

Homero,

Parabéns pelas explicacoes, como funciona o conversor no caso do cambio da Pajero? Quando eu coloco no modo sequencial o carro fica exatamente como um mecanico, inclusive corta o giro se eu nao trocar a marcha !!! A outra coisa a velocidade de troca de marchas é bem rapida, nada comparada com a da F1 mas funciona com bastante agilidade, tanto para aumentar como para reduzir.

Acho que o cambio da SEL deve ser igual ao meu.

Abs
  • 16/01/2008, 16:35
    murilloaquino
    O unico problema do cambio da TRITON é que ele é o mesmo da l200 outddor, ou seja, NÃO tem o GERENCIAMENTO eletronico, tal qual as mais novas hj tem e a té a minha pajero 2006 tem tambem, por isso ele é uma geração atrasada.No caso da pajero sport, como exemplo, ela tambem não tem o OD off, e não sinto falta, talvez pela agilidade do cambio em perceber um momento de ultrapassagem e segurar uma marcha na subida.
  • 16/01/2008, 16:44
    jeisonk
    Citação:

....

Caramba Homero, quanto tempo, bem vindo de volta ao fórum, ficou um ano afastado não é?

Cara, se aparecer um pessoal meio pentelho aí, não liga não, a maioria é gente boa. :mrgreen:

Muito bom poder contar com tuas experiências pra quebrar a cabeça dura da gente.

Abraços cara.
  • 16/01/2008, 17:45
    Lages
    Bruno...

Passei hoje na concessionária em que comprei a minha Frontier SEL e como era de se esperar os caras não souberam informar quando começa a venda das 08/08, mas caso você queria as 07/08 o preço é o mesmo, R$ 112.000,00 com protetor de caçamba e lona marítima, provavelmente você consiga ai em BH este preço, qualquer coisa é só falar..
  • 16/01/2008, 18:21
    SÉRGIO HOLANDA
    :palmas::palmas::palmas:

Grande Homero,

parabéns pela aula, é por pessoas como você que vale a pena estar no fórum...

Sérjão

Citação:

Voltando as pickup...

Homero

• 16/01/2008, 18:56
    Waldir Carlos
    Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    :palmas::palmas::palmas:

Grande Homero,

parabéns pela aula, é por pessoas como você que vale a pena estar no fórum...

Sérjão

Assino embaixo! Assim que me cadastrei aqui no 4x4, janeiro de 2006, portanto bem recente, tive a oportunidade de ler algumas explicações do Homero , muitas perfeitamente pontuadas e tidas como "aulas", tipo essa acima. Em seguida, ele se afastou do fórum; uma pena!

Constatar o retorno de uma pessoa que detém esse nível de conhecimento e maturidade, sinaliza um permamente aprendizado para todos nós. Não só no que diz respeito às questões técnicas. Algumas mensagens escritas por ele no passado, algumas até um tanto polêmicas, nos permite ter a percepção de que se trata de alguém que pode ser encarado com relevante parcela de "valor".

[]s
  • 16/01/2008, 19:31
    Eduardo Eustaquio
    Tenho um conhecimento de básico para bem abaixo de intermediário em mecânica. Tem certas mensagens que vejo neste fórum que são como vocês mesmos disseram uma verdadeira aula. Os rapazes que conhecem as rangers e como adaptá-las tanto em suspensão como em motor para tirar um melhor desempenho no off-road, o pessoal que conhece os veículos da Mitsubishi, o Daniel com aquela planilha de comparativo, o pessoal que sabe muito sobre os casos das toyotas e por ai vai.

Esta mensagem do colega Homero é uma delas. Uma mensagem como essa é que enobrece este fórum.

Como não há muito que fazer o mínimo que eu posso fazer é agradecer ao colega pelas grandiosas explicações. Obrigado Homero
  • 16/01/2008, 21:43
    lealrenato
    Citação:

Postado originalmente por WCarlos_902 Ver Post
    Assino embaixo! Assim que me cadastrei aqui no 4x4, janeiro de 2006, portanto bem recente, tive a oportunidade de ler algumas explicações do Homero , muitas perfeitamente pontuadas e tidas como "aulas", tipo essa acima. Em seguida, ele se afastou do fórum; uma pena!

Constatar o retorno de uma pessoa que detém esse nível de conhecimento e maturidade, sinaliza um permamente aprendizado para todos nós. Não só no que diz respeito às questões técnicas. Algumas mensagens escritas por ele no passado, algumas até um tanto polêmicas, nos permite ter a percepção de que se trata de alguém que pode ser encarado com relevante parcela de "valor".

[]s

:palmas::palmas::palmas::palmas: homero

muito boa a explicação.
    tb concordo q a embreagem tende a acabar, mas o passar de marchas, isso não.
    alguns carros mais simples, digamos assim, como o citroen picasso, tem o sistema "tiptronic" junto com o at propriamente dito.
    essa conjugação, na minha opinião é o tchan. infelizmente so na pajero full, prado.
    os cambio at de L 200 triton, nissan e toyota não tem esse dispositivo, o q é uma pena.

mais uma vez, excelente explanação

renato leal

L 200 outdoor
  • 16/01/2008, 22:26
    Bruno Sander
    Publicação: O que consguí até agora ????
    Pessoal...
    Para não passar a impressão de que eu abrí um tópico SÓ PARA COLOCAR TODOS AO MEU INTEIRO DISPÔR E NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDAFE DA ESCOLHA... Tenho o seguinte (Confirmado e concretizado) até agora:

1. Conseguí uma Nissan Frontier SEL Mecânica PRETA Completa (incluindo protetor de caçamba e capota Marítima) 07/08 - na Armando Veículos (SP) http://www.armandoveiculos.com.br/ni...ulos_novos.php - depois de MUITO e MUITO "choro" por exatos R$108.500,00 !!!!!!!!!!!
    Preço excelente. Eles me entregam o carro (ou melhor, eu busco o carro lá na semana que vem) se eu quiser fechar logo o negócio.
    Segundo o vendedor, posso SIM emplacar o carro no Espirito Santo (meu Tio mora em Linhares) onde o IPVA do 1º ano é de 1% e do 2% ano em diante é de 2%.
    Amanhã ele me dará a resposta a respeito do Seguro (Valor)!

2. Aquí em BH, na Misaki, conseguí este mesmo carro (07/08) por exatos R$110.000,00. Mas, sem protetor de caçamba e capota marítima.

3. Conseguí na Osaka (Manhuaçú-MG) uma Hilux SRV Mecânica 08/08 (para me entregarem ATÉ 1º de Março de 2008) por R$114.000,00. Mas, vem sem couro, protetor de caçamba ou capota marítima.

4. Na Green Minas (aquí em BH) me propuseram um "Negócio" que achei um pouco estranho.
    É o seguinte:
    Faço o consórcio de um Corolla no valor de R$56.565,00 (pela Rodobens Consórcio) em 60X de R$1.136,53. O Grupo vai "abrir" em Março e a 1ª audiência será dia 20.
    Eu daria um lance de cerca de R$35.000,00 e já pegaria logo a carta de crédito no valor de R$56.565,00.
    A Hilux SRV Mecânica 08/08 pela Rodobens Consórcio me custaria exatos R$111.2000,00 (também sem couro, protetor ou capota). Desta forma a diferença de valores eu pagaria À VISTA como um "adicional" à carta de crédito. Ou seja, teria que acrescentar mais cerca de R$55.000,00 na hora (em Cash). NA PRÁTICA, NO DIA 20 DE MARÇO EU TERIA QUE ESTAR COM R$90.000,00 DISPONÍVEIS, em mãos (35 do lance + 55 da diferença).
    Assim, a Green Minas teria uma prazo LEGAL de, NO MÁXIMO, 30 dias para me entregar o carro (08/08). Ou seja, até 30 de Abril, com certeza eu estaria com o carro em mãos! E, ainda me sobraria 29 parcelas de R$1.136,53 para pagar do Consórcio.
    Valor FINAL DO CARRO: R$123.191,00 (Isto pagando R$90.000,00 à vista)!

5. Conseguí no Banco do Brasil (o meu banco) uma taxa de Financiamento (para o valor de R$45.000,00) já pré-aprovada de 1.32% --> 24X de R$2.276,44.
    Isto, caso eu decida, por exemplo pagar R$70.000,00 à vista (Cash) e ter um capital TOTAL de R$115.000,00!

O que vocês acham a respeito?
    Qual o conselho?
    O que fariam em meu lugar?
    Vale a pena esperar até Março pela Hilux 08/08 e pagar R$114.000,00 por ela (Sem couro, protetor e capota), ou é melhor comprar logo a Nissan Frontier SEL 07/08 em SP por R$5.500,00 A MENOS e buscar ainda este Mês?
    Obs. O valor do Seguro da Nissan está ficando cerca de R$1.000,00 mais barato para mim.

Pronto!
    Agora aguardo o comentário e sugestão de vocês!
  • 16/01/2008, 22:31
    Bruno Sander
    Sobre a minha ex-L200 Outdoor HPE.
    Se vocês tiverem "um pouquinho" de paciância, PROMETO, até meados da semana que vem dizer, em detalhes, quanto conseguí por ela e como conseguí!
    Mas, por favor, aguardem até a próxima semana.
    Agora, o que preciso é resolver:
    Espero a Hilux 08/08 por R$114.000,00 para Março (e até lá vou juntando mais $ para financiar um valor menor), ou compro logo a Frontier SEL 07/08 (R$5.500,00 mais barato e completa) e financio os R$45.000,00 com esta taxa?
    O que vale mais a pena?
  • 16/01/2008, 22:51
    shimomoto
    Citação:

(...)

Homero

Homero;

Primeiramente obrigado pelo elogio.

Obrigado também pelo toque acerca do diferencial da Hilux. Mas quando montei a tabela não recorri as revistas (prometi a mim mesmo que não as compraria, tamanha a quantidade de bobagens). No caso específico da Hilux, Ranger, F-250 e S-10, somente consegui informações mais detalhadas no site dos respectivos fabricantes na argentina (no caso da Toyota; http://www.toyota.com.ar/cars/new_ca..._imv/specs.asp)

Parece que nossos "hermanos" são mais ligados em coisas técnicas que nós...

Mas já corrigi. Quero fazer algo completo!

Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 63 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718192060 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:06.