Powered by vBulletin

COMPARATIVO: Picapes com câmbio MECÂNICO: FRONTIER SEL X TRITON X HILUX

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 63 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920212262 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/01/2008, 09:43
    Fred Bailune
    Citação:

Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    Minha exata impressão. Andei com um Audi A4 Avant durante 1 ano, e só usei o Tiptronic no primeiro dia ou quando ia me "exibir" da novidade para alguém.... sinceramente.... o resto sempre foi no AT....

Depois de 1 ano eu me perguntava? para que serve o tiptronic mesmo? heehe só se o neguinho tiver muita tesão para trocar de marcha..... até porque, nos esportivos, ao pisar fundo no acelarador o câmbio entra em modo esportivo e nada perde para a troca manual...

Homero,

Ja fiz esse teste e o carro anda mais no Tiptronic do que no automatico, principalmente porque no automatico ele nao estica tudo que poderia, ja no sequencial vc vai ate onde achar melhor. Nao percebi nenhuma diferenca de tempo de troca entre fazer isso com giro baixo ou alto, em ambos os casos a troca é feita em uma velocidade mutio satisfatoria.

Ramonpoa,

Acho que a utilidade do cambio sequencia em Picapes e carros esportivas sao bem diferentes. O cambio tiptronic é muito bom para ser usado em serras, o carro nunca entra na curva "solto", vc nao corre o risco dele resolver passar uma marcha no meio da curva!!!!! (nesse caso para cambos os carros) e em trilhas. Minha Pajero antiga era AT (4 marchas nao sequencial) e o grande problema é quando vc precisa manter uma marcha apenas, isso vc nao consegue com o automatico, mesmo colocando no L, 2 ou 3 porque em 2 o carro usa a 1 e a 2 e no 3 ele usa a 1, 2 e a 3 marcha!!!! Logo o tempo de resposta é mais lento que o no sequencial e vc nao consegue andar com o carro com um giro alto por algum tempo.

Eu ja corri Raid e Rali com 3 Pajeros 3.5 (uma manual, a outra automatica 4 marchas e essa agora). Na manual as respostas eram muito mais rapidas do que a automatica e nessa agora a diferenca nao é significativa para a manual.

Abs
  • 17/01/2008, 09:51
    Fred Bailune
    Citação:

Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    :palmas::palmas::palmas::palmas: homero

muito boa a explicação.
    tb concordo q a embreagem tende a acabar, mas o passar de marchas, isso não.
    alguns carros mais simples, digamos assim, como o citroen picasso, tem o sistema "tiptronic" junto com o at propriamente dito.
    essa conjugação, na minha opinião é o tchan. infelizmente so na pajero full, prado.
    os cambio at de L 200 triton, nissan e toyota não tem esse dispositivo, o q é uma pena.

mais uma vez, excelente explanação

renato leal

L 200 outdoor

Renato,

A Prado nao tem cambio sequencial de 5 marchas nao, acho que é Automática de 4 velocidades com controle eletrônico (ECT).

Abs
  • 17/01/2008, 10:07
    lealrenato
    Citação:

Postado originalmente por Fred Bailune Ver Post
    Renato,

A Prado nao tem cambio sequencial de 5 marchas nao, acho que é Automática de 4 velocidades com controle eletrônico (ECT).

Abs

:pensativo::pensativo:fred
    estou surpreso. q um carro como a prado não tenha cambio sequencial.
    :palmas:o cambio ideal, at e sequencial, dessa forma qdo se quer, ocarro esta nas maos com o sequencial, e qdo se esta num engarrafamento, transito intenso das cidades, usa-se o at.

vlw

:concordo::concordo:renato leal
  • 17/01/2008, 12:36
    Homero
    Citação:

Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Homero, o cambio da hilux é auto adaptativo sim, e alem disso, ele cv com o acelerador automatico.Isso faz com que as respostas sejam mais rapidas.A minha pajero sport 06 é a importada do japão e vem com o cambio INVECS II, que é o cambio adaptativo da mit usado até hj nas pajero full, com a diferença pra minha q na full ele tem 5 marchas e ainda a opção do tiptronic e na pajero sport até 06 é um automatico normal.Quem dirige a l-200 outdoor, sabe que em algumas subidas de serra ou em outras situaçoes, o cambio parece meio burro, ai o motorista tem q intervir e desligar o ODD, coisa que nem na hilux nem na minha pajero não é preciso.Então, alguem aqui do forum disse que o cambio INVECS II ainda não está disponivel para o uso em carros utilitarios(Axei meio falsa essa afirmação).Mesmo meu carro sendo com bomba injetora mecanica, é perceptivel que o cambio melhora muito, alternando a rotação e a troca de marcha dentre os 7 programas disponiveis de troca, percebidos atraves dos sensores do computador, tal qual na hilux.Na triton, em um teste que alguem fez aqui, foi informado que o cambio fica meio indeciso algumas vezes, e isso é fruto da falta do gerenciamento eletronico.

O freitasJR aqui do forum tem uma pajero sport com esse cambio tambem e ele até pediu pra deixar as trocas de marchas do carro dele em uma rotação mais elevada e mais rapida, atraves de um computador na concessionaria acoplado ao comp da transmissão.
    Se vc olhar a referencia da transmissão da mit triton, percebe-se q é diferente das europeias, talvez por contenção de despesas...

O cambio das L200 e Pajeiro eu só conheço de test drive, a pajero nem isso , mas o da Hilux peguei informação de um otimo chefe de oficina da Toyota e cheguei a brincar de querer meu dinheiro de volta porque o cambio era burro.Burro porque só obedece ao motor , ja um adptativo é um pouco "petulante " pois acha que sabe o que voce está pensando e se antecipa ao seu desejo...

Talves o cambio da L200 seja mais que burro , seja retardado mas isso provavelmente se deve mais ao desenvolvimento porco feito pela MIT do Brasil pois voce não acha que eles tem o mesmo recurso de engenharia e testes de uma Toyota ou mesmo de uma MIT japonesa e mesmo porque o consumidor brasileiro merece ...

Homero
  • 17/01/2008, 12:44
    murilloaquino
    COncerteza o cambio da outddor como o da triton é esse.Infelizmente, quando o carro foi ´´nacionalizado`` a troca do cambio foi efetuada.Como havia te falado, nas sport até 2006, totalmente importada do japão, o cambio de 4 marchas mais moderno da mit era utilizado, com o tal de INVECS II, que como tá escrito no manual, significa cambio automatico com controle eletronico auto-adaptativo.No manual do carro, fala que ele tem sensores q leem o tipo de terreno e a tocada do motorista.Lá tem até uma observação que fala que quando o carro fica muito tempo parado ou após religar o cabo da bateria, as trocas de marchas podem não ser tão suaves nos primeiros momentos, pois a memoria do cambio está se refazendo.
    O problema é esse...na pajero sport, quando foi nacionalizada, o cambio e a motorização toda utilizada foi a da l-200 outddor, o que fez com que o lucro aumentasse absurdamente...Mas, a qualidade do carro caiu muiito...
  • 17/01/2008, 12:53
    magon33
    Citação:

Homero,

Ja fiz esse teste e o carro anda mais no Tiptronic do que no automatico, principalmente porque no automatico ele nao estica tudo que poderia, ja no sequencial vc vai ate onde achar melhor. Nao percebi nenhuma diferenca de tempo de troca entre fazer isso com giro baixo ou alto, em ambos os casos a troca é feita em uma velocidade mutio satisfatoria.

Ramonpoa,

Acho que a utilidade do cambio sequencia em Picapes e carros esportivas sao bem diferentes. O cambio tiptronic é muito bom para ser usado em serras, o carro nunca entra na curva "solto", vc nao corre o risco dele resolver passar uma marcha no meio da curva!!!!! (nesse caso para cambos os carros) e em trilhas. Minha Pajero antiga era AT (4 marchas nao sequencial) e o grande problema é quando vc precisa manter uma marcha apenas, isso vc nao consegue com o automatico, mesmo colocando no L, 2 ou 3 porque em 2 o carro usa a 1 e a 2 e no 3 ele usa a 1, 2 e a 3 marcha!!!! Logo o tempo de resposta é mais lento que o no sequencial e vc nao consegue andar com o carro com um giro alto por algum tempo.

Eu ja corri Raid e Rali com 3 Pajeros 3.5 (uma manual, a outra automatica 4 marchas e essa agora). Na manual as respostas eram muito mais rapidas do que a automatica e nessa agora a diferenca nao é significativa para a manual.

Abs

Voce está parecendo o Bruno: entrar reduzindo e acelerando em curva
  • 17/01/2008, 12:54
    AKPG
    E ainda tem gente q defente a MIT com unhas e dentes.....
  • 17/01/2008, 12:55
    Fred Bailune
    Citação:

COncerteza o cambio da outddor como o da triton é esse.Infelizmente, quando o carro foi ´´nacionalizado`` a troca do cambio foi efetuada.Como havia te falado, nas sport até 2006, totalmente importada do japão, o cambio de 4 marchas mais moderno da mit era utilizado, com o tal de INVECS II, que como tá escrito no manual, significa cambio automatico com controle eletronico auto-adaptativo.No manual do carro, fala que ele tem sensores q leem o tipo de terreno e a tocada do motorista.Lá tem até uma observação que fala que quando o carro fica muito tempo parado ou após religar o cabo da bateria, as trocas de marchas podem não ser tão suaves nos primeiros momentos, pois a memoria do cambio está se refazendo.
    O problema é esse...na pajero sport, quando foi nacionalizada, o cambio e a motorização toda utilizada foi a da l-200 outddor, o que fez com que o lucro aumentasse absurdamente...Mas, a qualidade do carro caiu muiito...

Murillo,

Esse cambio da Sport (as novas tambem tem) é muito bom mesmo, ele funciona como o meu no drive. Ele demora uns 3 segundos para se adaptar, por exemplo em uma descida de serra em que vc esteja com o pe no freio e o carro "querendo ganhar velocidade" ele automaticamente ira reduzir uma marcha para que o mesmo desca com freio motor tambem ...

So acho uma pena que esse carro nao tenha 5 marchas, a relacao fica muito longa. E na reducao o carro fica so com 3 marchas !!!

Abs
  • 17/01/2008, 12:57
    Fred Bailune
    Citação:

Postado originalmente por magon33 Ver Post
    Voce está parecendo o Bruno: entrar reduzindo e acelerando em curva

Magon,

Cada um anda da maneira que acha melhor, eu como pego muito serra prefiro ficar com o carro sempre na mao, agora se isso nao é problema para vc blz ...

Abs
  • 17/01/2008, 13:42
    Homero
    [QUOTE=Fred Bailune;528621]Homero,

Eu não disse alta rotação , eu disse limite de giros.

O cambio tiptronic é muito bom para ser usado em serras, o carro nunca entra na curva "solto", vc nao corre o risco dele resolver passar uma marcha no meio da curva!!!!! (nesse caso para cambos os carros) e em trilhas. Minha Pajero antiga era AT (4 marchas nao sequencial) e o grande problema é quando vc precisa manter uma marcha apenas, isso vc nao consegue com o automatico, mesmo colocando no L, 2 ou 3 porque em 2 o carro usa a 1 e a 2 e no 3 ele usa a 1, 2 e a 3 marcha!!!! Logo o tempo de resposta é mais lento que o no sequencial e vc nao consegue andar com o carro com um giro alto por algum tempo.

Se voce está passeando e aparece uma serra , eu vou com D .Se quizesse poderia usar 3 ou 2 dependendo da velocidade.
    Se está competindo em velocidade aí voe tem de trabalhar sempre proximo ao limite de giros (proximo a rotação de potencia máxima) e aí é so usar 1,2 ou 3 dependendo da velocidade que o cambio não troca .

Homero
  • 17/01/2008, 13:43
    murilloaquino
    Citação:

Murillo,

Esse cambio da Sport (as novas tambem tem) é muito bom mesmo, ele funciona como o meu no drive. Ele demora uns 3 segundos para se adaptar, por exemplo em uma descida de serra em que vc esteja com o pe no freio e o carro "querendo ganhar velocidade" ele automaticamente ira reduzir uma marcha para que o mesmo desca com freio motor tambem ...

So acho uma pena que esse carro nao tenha 5 marchas, a relacao fica muito longa. E na reducao o carro fica so com 3 marchas !!!

Abs

O fred, as sports novas com o motor 2.5 NÃO tem esse cambio.Se vc olhar, o meu cambio é o V4AW4, sendo que o das novas é o mesmo da l-200 outdorr, se não me engano o V5A1.Pra vc ter uma ideia, no cambio inteligente da sport antiga, ele NÃO tem o botão do ODD e alem disse tem akele A/T mode, pra sair em segunda marcha.Nas sport mais novas, ele TEM o botão da ODD/OFF e ainda não tem o botão do A/T mode. Alem disso, o trilho do meu cambio tem 1.2.3 e D, o outro so tem 1.2 e D.São cambios e motores diferentes...
  • 17/01/2008, 13:48
    Fred Bailune
    Citação:

O fred, as sports novas com o motor 2.5 NÃO tem esse cambio.Se vc olhar, o meu cambio é o V4AW4, sendo que o das novas é o mesmo da l-200 outdorr, se não me engano o V5A1.Pra vc ter uma ideia, no cambio inteligente da sport antiga, ele NÃO tem o botão do ODD e alem disse tem akele A/T mode, pra sair em segunda marcha.Nas sport mais novas, ele TEM o botão da ODD/OFF e ainda não tem o botão do A/T mode. Alem disso, o trilho do meu cambio tem 1.2.3 e D, o outro so tem 1.2 e D.São cambios e motores diferentes...

Murillo,

Ainda que o cambio é o mesmo, meu tio tem uma 2007 e o cambio temo o INVECS II e tem 1, 2 e 3 tambem ... no site da mit tambem tem uma foto do cambio.

Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 63 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920212262 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:11.