Powered by vBulletin

COMPARATIVO: Picapes com câmbio MECÂNICO: FRONTIER SEL X TRITON X HILUX

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 62 de 63 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 12525354555657585960616263 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/03/2008, 01:23
    shimomoto
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por DOUTOR Ver Post
    Olá RIC MAC,

Por favor, detalhe melhor para quem não sabe, como eu, 4x4 hi, 4x4 "full-time, diferencial central, T-case e etc e tal!!! Acho que sei, mas não custa nada perguntar, tirar dúvidas!!! Obrigado!!!

Não sou o RicMac mas vamos tentar. Sou meio ruim de explicar e portanto, não me levem a mal se não ficar rigorosamente técnico.

4x4Hi= quando a tração 4x4 está em marcha normal, sem redução adicional.

T-Case= Chamada de caixa de transferência, é colocada na saida da caixa de cambio, e dela (T-Case) partem os cardãs dianteiros e traseiros. No caso do cardã dianteiro, é a T-Case que acopla quando se liga 4x4. A T-Case também abriga a reduzida. Ou seja, quando acoplada, a reduzida reduz as marchas da saída do câmbio, multiplicando a força para os diferenciais e rodas e reduzindo a velocidade. Só para ilustrar: A reduzida da Ranger é de 2,48:1 Quando acoplado, o sistema reduz o sistema, a razão de 2,48 voltas no eixo de saida da transmissão para uma (1 volta) no cardã. Em marcha normal, isso seria 1:1 .

4x4 full time são veiculos 4x4 que andam 4x4 o tempo inteiro sem qualquer dano ao sistema de transmissão. Os VW Syncro, Mit TR4, são bons exemplos. a força sai do motor, vai para o cambio, do câmbio para um diferencial intermediario que enviará para o diferencial dianteiro e traseiro, compensando eventuais diferenças. Ou seja, não envia 50/50 de maneira fixa para os eixos. O diferencial central compensa.

Para tentar ilustrar o 4x4 full time e o dif. central, passarei um desenho que tenho do sistema que utilizava a Quantum Syncro americana. Já postei tópicos atrás mas vamos lá novamente

Abraços
  • 08/03/2008, 08:36
    murilloaquino
    Daniel, a redução da ranger não é 2.72 não?
  • 08/03/2008, 17:05
    Jorge T
    Citação:

Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Não sou o RicMac mas vamos tentar. Sou meio ruim de explicar e portanto, não me levem a mal se não ficar rigorosamente técnico.

T-Case= Chamada de caixa de transferência, é colocada na saida da caixa de cambio, e dela (T-Case) partem os cardãs dianteiros e traseiros. No caso do cardã dianteiro, é a T-Case que acopla quando se liga 4x4. A T-Case também abriga a reduzida. Ou seja, quando acoplada, a reduzida reduz as marchas da saída do câmbio, multiplicando a força para os diferenciais e rodas e reduzindo a velocidade. Só para ilustrar: A reduzida da Ranger é de 2,48:1 Quando acoplado, o sistema reduz o sistema, a razão de 2,48 voltas no eixo de saida da transmissão para uma (1 volta) no cardã. Em marcha normal, isso seria 1:1 .

4x4 full time são veiculos 4x4 que andam 4x4 o tempo inteiro sem qualquer dano ao sistema de transmissão. Os VW Syncro, Mit TR4, são bons exemplos. a força sai do motor, vai para o cambio, do câmbio para um diferencial intermediario que enviará para o diferencial dianteiro e traseiro, compensando eventuais diferenças. Ou seja, não envia 50/50 de maneira fixa para os eixos. O diferencial central compensa.

Para tentar ilustrar o 4x4 full time e o dif. central, passarei um desenho que tenho do sistema que utilizava a Quantum Syncro americana. Já postei tópicos atrás mas vamos lá novamente

Abraços

Daniel, tem certeza que a TR4 é Full Time ??? acho que na mit quem é full time é o Airtrack. Confere aí.
  • 08/03/2008, 18:03
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Jorge T Sa Ver Post
    Daniel, tem certeza que a TR4 é Full Time ??? acho que na mit quem é full time é o Airtrack. Confere aí.

Se não tem então a Mit ta fazendo propaganda enganosa :mrgreen:
  • 08/03/2008, 19:09
    leobnaval
    nossa o pessoal confundiu tudo agora, hehehe

esclarecendo: vocês lembram da propaganda da mit que dizia que a TR4 tinha mais de 20 combinações de marcha (pois marcha não é só a quantidade de relações e sim os tipos e quantidades de relações bem como suas combinações)

A TR4 é um veículo que pode ser utilizado

4x2 (modo convencional),

4x4 com diferencial central desbloqueado (igual veículos full time como land rover e niva),

4x4 hi com diferencial central bloqueado (HI = relação alta, não altera a relação final apenas distribui de forma uniforme a tração para os dois eixos 50% do torque para cada um, como a maioria dos 4x4 tem esta opção),

4x4 low com diferencial central bloqueado (LOW = relação baixa esta múltiplica o torque final "a famosa reduzida" e varia de veículo para veículo a relação que o torque é múltiplicado em geral de 2 a 3 vezes, utilizada quando requer força máxima evitando esforços do conjunto mecânico, como o dif. central é bloqueado também envia 50% do torque para o eixo tras. e 50% para o eixo diant.)

tudo isto devido a T-case ou caixa de transferência que é semelhante ao câmbio porém tem como função enviar o torque para um ou dois eixos com relação final inalterada ou reduzida é acoplada em serie ao câmbio do veículo 4x4 podendo esta ter dif. central (apenas alguns veículos tem como a TR4, SW4, niva, land rover) ou não.

Abraços, Leo
  • 08/03/2008, 19:18
    Jera
    legal esse esquena de tração do tr4 hein!! show de bola!! aí a mit. fez uma coisa boa!!

vejam só!!

a brincadeira é legal, mas quando se tem um "cabaço" no volante, olha no que que dá!! vejam a parte final do video

[ame]http://br.youtube.com/watch?v=gGw9ljBuXuE&feature=related[/ame]
  • 08/03/2008, 19:57
    shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Daniel, a redução da ranger não é 2.72 não?

Murillo

Também achava que era. Mas averiguei no site da Ford Argentina e da GM brasileira que 2,72 é a S-10 e a Ranger é 2,48:1

Abraços
  • 08/03/2008, 20:41
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Jera Ver Post
    legal esse esquena de tração do tr4 hein!! show de bola!! aí a mit. fez uma coisa boa!!

vejam só!!

a brincadeira é legal, mas quando se tem um "cabaço" no volante, olha no que que dá!! vejam a parte final do video

http://br.youtube.com/watch?v=gGw9lj...eature=related

Não fazem mais Hilux como faziam antigamente...:mrgreen:
  • 08/03/2008, 20:43
    dalmolin
    Citação:

Postado originalmente por Jera Ver Post

vejam só!!

http://br.youtube.com/watch?v=gGw9lj...eature=related

O ano passado fizeram tbm um barrinho aki , tinha uns chevetee se freskiando lah dae sairam , eu fui com a F250 , botei lah no meio pus uma 4ª na bixa deu 1 min +- tava riscando preto o barro jah , nisso entro um cara com um vectra , do jeito q ele entro foi direto no barranco foi uns 10 min pra socorre o home lah :parede:
  • 08/03/2008, 21:06
    SÉRGIO HOLANDA
    é verdade Jorge, só o Airtrack...

A TR4 e a Pajero Full, tem o sistema de 4x2, 4x4 light (com divisão média de 40% no dif dianteiro e 60% no traseiro), 4x4 bloqueada e 4x4 bloqueada reduzida...a Full ainda tem o sistema super-select...show!!!

Sérjão

Citação:

Postado originalmente por Jorge T Sa Ver Post

• 09/03/2008, 09:03
    Jorge T
    Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    é verdade Jorge, só o Airtrack...

A TR4 e a Pajero Full, tem o sistema de 4x2, 4x4 light (com divisão média de 40% no dif dianteiro e 60% no traseiro), 4x4 bloqueada e 4x4 bloqueada reduzida...a Full ainda tem o sistema super-select...show!!!
    Sérjão

É sempre bom ter o Professor por perto. Conhece na PRÁTICA !
  • 09/03/2008, 13:24
    DOUTOR
    Citação:

Postado originalmente por shimomoto Ver Post

Abraços

OBRIGADO!!!:concordo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 62 de 63 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 12525354555657585960616263 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:00.