Postado originalmente por
shimomoto
Não sou o RicMac mas vamos tentar. Sou meio ruim de explicar e portanto, não me levem a mal se não ficar rigorosamente técnico.
4x4Hi= quando a tração 4x4 está em marcha normal, sem redução adicional.
T-Case= Chamada de caixa de transferência, é colocada na saida da caixa de cambio, e dela (T-Case) partem os cardãs dianteiros e traseiros. No caso do cardã dianteiro, é a T-Case que acopla quando se liga 4x4. A T-Case também abriga a reduzida. Ou seja, quando acoplada, a reduzida reduz as marchas da saída do câmbio, multiplicando a força para os diferenciais e rodas e reduzindo a velocidade. Só para ilustrar: A reduzida da Ranger é de 2,48:1 Quando acoplado, o sistema reduz o sistema, a razão de 2,48 voltas no eixo de saida da transmissão para uma (1 volta) no cardã. Em marcha normal, isso seria 1:1 .
4x4 full time são veiculos 4x4 que andam 4x4 o tempo inteiro sem qualquer dano ao sistema de transmissão. Os VW Syncro, Mit TR4, são bons exemplos. a força sai do motor, vai para o cambio, do câmbio para um diferencial intermediario que enviará para o diferencial dianteiro e traseiro, compensando eventuais diferenças. Ou seja, não envia 50/50 de maneira fixa para os eixos. O diferencial central compensa.
Para tentar ilustrar o 4x4 full time e o dif. central, passarei um desenho que tenho do sistema que utilizava a Quantum Syncro americana. Já postei tópicos atrás mas vamos lá novamente
Abraços