Postado originalmente por
csirani
Nunca botei muita fé nessa tal de deformação programada, aquela que desmonta os pedais e a barra de direção acho importantíssima, porém essa de deformar totalmente o veículo, com vistas e reduzir o impacto particularmente acho furada.
Veja o exemplo das pistas de corrida, os cockpits são projetados para aguentarem impactos fortes para evitar o esmagamento do piloto, contudo compare hoje a carroceria de um veículo em que é capaz de entortar com uma alicate.
Vi um acidente uma vez na BR 282 em que bateram de frente em uma reta uma S10 e um caminhãozinho da IVECO, com a violência do impacto a s10 arrancou o motor e a caixa do IVECO e o jogou o caminhão para cima e este caiu ao lado dela, a frente da s10 ficou totalmente destruída, mas foi possível abrir a porta do motorista e as duas portas traseiras da s10. O motorista e o carroneiro estavam bastante cortados pelos estilhaços, mas sobreviveram sem nenhuma seqüela.
Dias atrás um empresário aqui da cidade bateu com um ecosport na cabeceira de uma ponte. Calcularam que ele estava a 120 km/h, atingiu o lado direito do veículo e o painel o esmagou contra a lateral do veículo, em função de que este foi totalmente deformado.
Portanto, acredito que contra a velocidade não exista nenhum artifício que vá dar resulto.