Se nao tiver diferencial central, a cx de transferencia vai pro saco, essa e a minha opiniao, esse e um assunto que da muita polemica por aqui, depende da interpretacao de cada um.
[]`s,
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Se eu estiver na estrada e estiver chovendo, ligo o 4x4 e continuo dirigindo normalmente, na velocidade que a estrada e o tráfego permitirem que eu ande.
Como o Edu escreveu, este é um assunto polêmico. Porém até hj não me convenci de que isto causa problema na T-case. Talvez se um dia minha t-case quebrar, ai eu me convença..... Por enquanto, continuo usando sempre que o piso está molhado. Mas veja bem: só na estrada. Na cidade, ao fazer curvas fechadas, força muuuuito a transmissão.
Um abraço,
Bom eu sempre uso na estrada quando com chuva... ao engatar sigo o conselho do manual - o faço abaixo dos 100km/h e já acelerei até os 140 assim mas mantenho com facilidade os 110-120 que é minha velocidade de cruzeiro. O consumo aumenta mas o carro fica muito mais assentado e vale a pena.
No MMS ano passado usei por diversas vezes o 4x4 Reduzido no asfalto seco durante as aferições das provas que geralmente são feitas no asfalto. Como não fazemos nenhuma curva fechada não consigo perceber o quanto isso forçaria o conjunto.
Abs,
Pelo pouco que eu sei é o Bloqueio que não pode ser acionado em pisos regulares, em curvas, etc, etc. Principalmente no caso do Niva, mas 4x4h é mito. Maior prova disso é o "tantinho" de carro 4x4 Full time por aí rodando e não quebrou T-case.
[]s!
Legal... mas curto essa daqui
http://i2.tinypic.com/vicen5.jpg
galera,
eu tb uso o 4x4 na chuva, mas só em asfaltos irregulares. é mt mais seguro.
no manual da ranger diz pra andar até 80km/h, mas como a estrada de terra que ando tem trechos mt bons, as vezes boto 100-120 sem problemas com o 4x4 ligado e até hj nada de problemas....
Alvaro,
Os carros como :Defender, Niva, Discovery, Cherokee, etc. andam sempre com 4x4 hi pois são 4x4 "Full-time" e para tal possuem um diferencial central que ajusta a rodação do eixo dianteiro e traseiro nas curvas. Já as nossas picapes e outros veículos 4x4 "part-time" não possuem o diferencial central, apenas a T-case. Mais ou menos assim: Na Defender, vc pode andar com 4x4 e dif. central livre ou com o dif. central bloqueado. Nas picapes equivaleria andar com o dif central bloqueado. E te afirmo, mesmo para os carros 4x4 "full time" ou com dif. central, não se deve andar em piso aderentes com o dif. central bloqueado! Pois quebra mesmo!
abs
Esta última foto da Frontier eu aprovei.
Só achei estranho o para choques dianteiro!
Eu não faria...
eu ACHO que o pessoal sente o carro mais na mao tbem pq quando vc tira o pé do acelerador o carro dá aquela reduzida maior, segura mais, é mais sensivel ao acelerador/ou não acelerar...