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Adaptar 4X4 A10, C10, A20, C20 E VERANEIO.

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  • 07/03/2012, 20:29
    dudu83
    um sujeito aqui da minha cidade montou uma com sprint 6 canecos cambio de f250 ct de ranger e suspensao igual de engesa com barrase de torçao e molas helicoidais ficou um espetaculo..
    ]
    na minha opiniao o mais viavel seria usar a sua caixa uma ct de engesa sem reduçao e um par de eixos de troler modernos a suspensao serioa com feixes de mola...
  • 08/03/2012, 12:31
    GiovanniP
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos_mfcm Ver Post
    Quero colocar tração 4x4 na D20.
    Alguém tem a receita:
    1-qual eixo dianteiro devo usar?
    2-qual a caixa de transferência?
    3-é possível colocar reduzida ou a primeira marcha curta da D20 torna isso dispensável?
    4-é possível usar uma suspensão independente, ou um eixo rígido com molas helicoidais, ao invés de molas elípticas?

    Caro Marcos,
    MEu irmão colocou tração 4x4 na D20 dele. É uma 88, motor perkins e câmbio clark.
    O melhor jeito para o euxi seria o da Engesa mesmo, tente achar dos mais novos com o freio a disco já, ele necessita de menos adaptação.
    Foi feito um reforço no chassi para sustentar a tração dianteira, removida as bandeijas e adaptado feixe de molas na dianteira. O carro fica mais alto e mais duro, perde em estabilidade mas dá para viajar a 110 km/ de boa (perkinho não passa muito disso.
    A CT que foi usada foi uma da Band sem reduzida para podermos manter nosso câmbio. Ela fica independente da CT e quando não está acionada deixa o conjunto parado.
    Bem, ele usa o carro para viajens longas e expedições e deu muitas alegrias. A CT desativada não aumentou em nada com relação a consumo ou ruidos e quando ativada a tração funcionou muito bem, o perkinho tem muita força em baixa rotação e a D20 altona em com pneus AT não fazia feio na lama.
    O grande problema se deu devido em uma expedição no interior do MT quebrou a base de sustentação da CT e ela caiu, quebrando as flanges que mandavam a tração do motor/ cÂmbio e na hora de arrumar (em cocalinho MT) fizeram uma adaptação do eixo entalhado rígida com o Câmbio e CT e deí em diante a flânge do eixo entalhado passou a não aguentar muito tempo.
    Resolvemos desmontar tudo e refazer a adaptação câmbio CT. Compramos uma CT original engesa que encontramos no ML e vamos instalá-la ( está desmontado agora).
    Bem, trabalho dá e corre-se o risco de sofrer com estes problemas crônicos de adaptação mas que ficou filé, ficou.
    Não sou expert em mecânica mas qualquer dúvida dê um grito.
    Abraço
    Giovanni
  • 08/03/2012, 12:40
    GiovanniP
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos_mfcm Ver Post
    Quero colocar tração 4x4 na D20.
    Alguém tem a receita:
    1-qual eixo dianteiro devo usar?
    2-qual a caixa de transferência?
    3-é possível colocar reduzida ou a primeira marcha curta da D20 torna isso dispensável?
    4-é possível usar uma suspensão independente, ou um eixo rígido com molas helicoidais, ao invés de molas elípticas?

    Quanto as outras perguntas:
    3. A primeira da D20 é curta e supre a reduzida na maioria dos casos mas fica um pouco limitado com relação a marcha ré que não fica tão reduzida e pode fazer falta, se for usar na areia (não uso) pode fazer mais falta as outras marchas reduzida. Nos indicaram colocar o conjunto câmbio CT das Toytoas 3.0 116 cavalos, dissram que casa muito bem com o perkinho, descartamos pelo preço. A CT das Frontiers antigas também foi cogitada, dizem muito bem dela e dependendo do seu câmbio não necessita de muita adaptação. Optamos por essa da Band pois manteríamos nosso câmbio Clrak original que é bem parrudo e se desse muita dor de cabeça fica mais fácil de voltar ao original.
    4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema, existem uma cruzetas com cardanzinhos em cada roda dianteira mantendo as bandeijas originais e diziam que estragam muito fácil por isso esse projeto foi deixado de lado. O eixo engesa é muito parrudo e com feixe de molas apesar de ficar mais duro e mais alto é mais simples e duradouro. Optamos por ele.
    O mecânico que fez a adaptação na nossa disse que fez em outras e não teve mais problemas.
    Qualquer coisa estamos a disposição
  • 08/03/2012, 18:22
    RogérioNunes
    A CT que foi usada foi uma da Band sem reduzida para podermos manter nosso câmbio. Ela fica independente da CT e quando não está acionada deixa o conjunto parado.

    GiovanniP, esplica melhor isso aí que ficou confuso. Instalaram uma caixa de tração da bandeirantes sem reduzida?
    POderia ter instalado a CT da bandeirantes com reduzida direto no seu cambio 240V, tem kit no mercado pra isso.

    O grande problema se deu devido em uma expedição no interior do MT quebrou a base de sustentação da CT e ela caiu, quebrando as flanges que mandavam a tração do motor/ cÂmbio e na hora de arrumar (em cocalinho MT) fizeram uma adaptação do eixo entalhado rígida com o Câmbio e CT e deí em diante a flânge do eixo entalhado passou a não aguentar muito tempo

    Pelo visto foi feito uma bela gambiarra pra ter quebrado assim e cair a caixa de tração. Se bem feito, não quebraria.
    Qual caixa de tração engesa vão instalar agora?

    abraço
  • 08/03/2012, 18:57
    RogérioNunes
    3 Anexo(s)
    4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema,

    Pelo que lí até hoje esse sistema de suspensão independente com barra de torção que saiu em algumas D20 eram originalmente GM e não engesa. De fato o sistema apresentava fragilidade em alguns ítens e foi descontinuado.

    Já traçei duas D20 sendo uma com eixo engesa e caixa de tração tb engesa divorciada, sem reduzida e outra com eixo da F75 modificado pra receber cubos, sistema de freio, mancal de munhão e caixa de tração com reduzida da Bandeirantes.
    Ainda tem a opção das caixas de tração engesa com reduzida e divorciada.
  • 08/03/2012, 20:58
    Marcos_mfcm
    Citação:

    Postado originalmente por GiovanniP Ver Post
    Caro Marcos,
    MEu irmão colocou tração 4x4 na D20 dele. É uma 88, motor perkins e câmbio clark.
    O melhor jeito para o euxi seria o da Engesa mesmo, tente achar dos mais novos com o freio a disco já, ele necessita de menos adaptação.
    Abraço
    Giovanni

    Quanto ele gastou em peças e mão de obra?
  • 09/03/2012, 11:35
    GiovanniP
    Citação:

    Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema,

    Pelo que lí até hoje esse sistema de suspensão independente com barra de torção que saiu em algumas D20 eram originalmente GM e não engesa. De fato o sistema apresentava fragilidade em alguns ítens e foi descontinuado.

    .

    Isso eu não sei ao certo, achei que fossem engesa mas nada oficial.
  • 09/03/2012, 11:37
    GiovanniP
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos_mfcm Ver Post
    Quanto ele gastou em peças e mão de obra?

    Sei na faixa de 5k. A vantagem é que se consegue vender as peças originais de sua D20 e o gasto maior fica por conta das adaptações.
    Esta troca da CT que estamos fazendo agora. A CT que iremos comprar ficará por 1,8K e já vendemos a nossa por 1,4K...
  • 09/03/2012, 11:46
    GiovanniP
    Citação:

    Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Já traçei duas D20 sendo uma com eixo engesa e caixa de tração tb engesa divorciada, sem reduzida e outra com eixo da F75 modificado pra receber cubos, sistema de freio, mancal de munhão e caixa de tração com reduzida da Bandeirantes.
    Ainda tem a opção das caixas de tração engesa com reduzida e divorciada.

    Roger, as D20s que você traçou eram que ano? eram com câmbio clark?
    Quanto tempo faz, elas estão sendo usdas em viagens longas também ou apenas para expedições? Deram algum problema na tração após a adaptação. Outra coisa o euxo engesa utilizado era com freios e lona ou disco?
    Você tem o nome do modelo dessa CT engesa que você usou?
    Abraço,
    Giovanni
  • 10/03/2012, 11:40
    Marcos_mfcm
    Teste da A20 4x4 original de fábrica, aquela com suspensão dianteira independente que não deu certo porque quebrava as cruzetas dianteiras:
    Quatro Rodas Coleção Digital - Digital Pages
  • 10/03/2012, 11:48
    Marcos_mfcm
    Revista 4x4 & pickup n. 2 - 1983 Download
    Teste da "blazer" C10 da Sulam e da C10 com tração 4x4 da Engesa. Em pdf.

    4x4 e Pickup n.02-PDF.pdf - 4shared.com - document sharing - download
  • 10/03/2012, 16:54
    Loras
    Tem D20 4x4 pronta a venda no Mercado Livre.

    De repente encurta o caminho...

    D20 4x4 Original De Fabrica (ñ É F1000 Ranger S10 Silverado) - Ano 1990 - 999999999 km - no MercadoLivre

    Uma C20:

    C20 Custom 4x4 6 Cilindros Poaparts - Ano 1989 - 165204 km - no MercadoLivre

    E no Rolo4x4:

    D-20 4x4 turbo diesel | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios

    Abs.
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