Zanzando pela internet encontrei uma f350 americana 88 modelo semelhante as f1000 93 97.
Detalhe:
Dupla, 4x4, v8 navistar internacional, dupla e caçamba longa....
Estou ate hoje procurando o cara mas não consegui encontrar...
Preta interior vermelho...
Acionamento do 4x4 manual...
Interessante como esse assunto rendeu... Eu acabei indo pelo caminho mais fácil, comprei uma F-75 4x4. Mas fiquei com água na boca pela veraneio à álcool.
Caros colegas, meu irmão fez uma adaptação na d20 dele com um kit engesa original, tivemos um pouco de trabalho, mas posso afirmar que ficou muito animal e funciona perfeitamente.
Usamos a CT da BAND.
Não sou muito expert em mecânica, mas posso bucar mais informações técnicas se for ajudar....
Sem dúvida a "coceira" que dá fazer um carro diferente não tem limites. Brevemente vou traçar uma D20 cabine dupla duas portas que foi totalmente restaurada, porém, vou fazer também com suspensão 3 links tipo engesa/troler. Por enquanto estou na fase de pesquisa quanto ao eixo que vou utilizar, a transferência será da toyota bandeirantes com reduzida.
Puxa, pessoal,
vcs não têm idéia como essas opiniões nos ajudam (como eu, iniciantes e/ou aspirantes a uma 4x4)... Estava cogitando comprar uma C-20 para tentar instalar um kit 4x4. Desisti.
O melhor é parar de elucubrar e partir para um 4x4 de fábrica mesmo!
Valeu!
Grato a todos que contribuíram neste tópico!
Fica boa sim, e até compensa o investimento, porém fica muito melhor se usar o kit Engesa com eixo dianteiro rígido e feixes de molas. Tem o kit para molas espirais, mas eu não levo fé na longevidade ou intervalo entre manutenções...
Quero colocar tração 4x4 na D20.
Alguém tem a receita:
1-qual eixo dianteiro devo usar?
2-qual a caixa de transferência?
3-é possível colocar reduzida ou a primeira marcha curta da D20 torna isso dispensável?
4-é possível usar uma suspensão independente, ou um eixo rígido com molas helicoidais, ao invés de molas elípticas?
Você pode colocar o que quiser desde que tenha muitos pilas.
Algumas A-20 e D-20 saíram com o 4x4 instalado pela extinta engesa. Fazer um sistema desse pode sair muito caro haja vista a dificuldade no garimpo de peças.
Tens a opção de procurar um eixo rígido de troller, mais fácil de encontrar, lembrando que talvez seja necessário instalar o par para as relações casarem. Mais fácil ainda seria achar eixos willys Dana 44 da rural ou F-75, que sã o suficientemente largos, porém estes necessitariam de reforço.
Quanto à tração, podes optar por uma T-case divorciada do câmbio, muito fácil de instalar, ou ainda achar um conjunto câmbio+T-case das Toyota bandeirante modernas (caras e robustas).
Enfim, o leque de opções é farto. O importante é achar um mecânico de confiança e uma boa fonte de procura de peças.
O mecânico eu tenho, eu me falou do eixo da Engesa, mas gostaria de um número maior de opiniões. Dinheiro nunca sobra, então é prciso fazer com planejamento. Qual o preço de uma t-case da Toyota? E o preço do Dana 44? Que tipo de reforços eles necessitam?
Marcos
minha opinião... o custo não compensa....
Caso queira de qlq maneira uma D20 4x4... tem uma A20 amarela aqui em Presidente prudente a venda... com pneus 33" e 4x4
o Edintruder pensou uma vez em transformar uma Silverado em 4x4...tem o post dele no forum do picapesgm...da uma olhada la... ou uma conversada com ele pra ele te dizer oq iria fazer...pois o msm esquema serve perfeitamente na D20...
Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
NEW - Comet GTR 250cc; Perda Total- Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997
respondendo:
1- Pode encontrar um que a engesa usou originalmente nas D20 4x4,bem raro, ou D44 da F75 com os cubos e sistema freios da toyota bandeirantes.
2- Pode ser engesa com ou sem reduzida, opção mais em conta na faixa de 1000 a 2500 ou cambio completo da toyota bandeirantes com reduzida na faixa de 5.000.
3- Dependendo da configuração de motor,cambio,pneu e qual utilização que dará a viatura, pode ser sem reduzida se for com cambio 240v ou 240FS que tem primeira muito reduzida.
4-É possível usar eixo rígido com mola espiral mas o custo é bem alto.
Seja lá qual for a configuração que escolher,escolha um bom profissional que esteja acostumado com esse tipo de serviço.