-
Amigos,
Não vejo dificuldade alguma para transformar uma picape GM em 4x4.
Basta trocar o eixo dianteiro por um de Rural ou de Troller moderno (6 furos, ano 2003 em diante) ou até mesmo de Toyota Bandeirante.
Depois, instalar suspensão de feixes, pode ser os traseiros de S-10 ou de Bonanza ou até mesmo a suspensão do Troller moderno, que seria show, pois usa molas helicoidais.
Eu até pensei em comprar uma picape só para fazer isso, pois já tenho o câmbio (Clark c/transferencia Toyota) e a suspensão do Troller, só falta o eixo.
Mas se alguém se interessar, vendo tudo isso aí :wink:
-
Eu também não. Da pra fazer com o pé nascosta... :roll:
-
Andei lendo a respeito na adaptação do 4x4 nas D20 em notei o seguinte:
1- Bitola do eixo dianteiro. Não seria mais interessante que fosse usado o eixo dianteiro da F1000 4x4? Já que as duas tem porte semelhante, mesma capacidade de carga. Então dá para se assumir que a bitola dianteira deve ser bem parecida.
2- Molas - A recomendação era para que fosse usadas as molas do F-350 antigo (anterior a 1972) a dúvida é? é possível achar esta mola em boas condições a um custo razoável ou existe uma outra alternativa(afinal estamos tratando do eixo direcional que envolve diretamente a segurança do veículo? Ainda a respeito não haveria uma forma de manter as molas helicoidais como na F1000? (PS- Não entendo muito de picapes GM, embora já tenha tido uma veraneio 78)
-
Christian,
Eu coloquei esta informação, sobre o feixe de molas do F350. Passei por esse problema, o antigo dono tinha colocado o feixe do F600, 5 cm maior. Paguei 240,00 nas molas mestras e segundas lâminas. Foi encomendar e no dia seguinte instalar. Não dá para manter as molas helicoidais. Quer conforto, procure outro carro. Pois o sistem ficará bruto!
-
Na bem da verdade, o "carro" que quero comprar é uma Veraneio M, já localizei o carro, era da PCDF, o carro foi reformado parcialmente (descaracterizado, pintura geral, retirada do "chiqueirinho" e feita tapeçaria), mas ainda tem coisas a serem feitas, entre elas tem que dar uma geral na suspensão dianteira, com isto ao invés de gastar na recuperação da suspensão atual (troca de buchas, pivôs, balanças e etc) eu já passaria para 4x4.
Este "carro" ainda rodaria a alcool/gasolina e futuramente passaria ela para diesel.
Voltando a questão do eixo, consultei o manual da F1000/94 4x4 e constatei o seguinte: Eixo Dana 44 - Bitola 1,61m o que fica bem perto do 1,64 da D20, esta pequena diferença poderia ser compensada com espaçadores ou rodas de Off-set mais adequados (solução que perfiro, já que a veranoca está com rodas aro 16), pois acho que um eixo engesa seja mosca branca e pegar um de f75 e alargar vai dar muito trabalho...
Ps: A relação do diferencial dianteiro é 3,07x1
Outra coisa, para os que já tiveram D20, o risco de assalto é muito grande ou é exagerado pelas seguradoras? Estava pensando em colocar um rastreador e fazer seguro apenas contra terceiros...
-
O eixo da F-1000 não serve porque e articulado. A suspenssão dela (F-1000) e independente, normalmente para adptação de 4x4 na D-20 usa-se eixo rigido. A quem diga que seja possivel adaptar o sistema 4x4 original GM, mas nunca vi e pelo que sei e fragil.
Eu particularmente não entendo o numero de pessoas querendo adaptar D-20, sendo muito mais facil, seguro, confortavel, robusto e com melhor valor de revenda uma F-1000 4x4 original.
Abraço a Todos.
-
Das pessoas que demonstram interesse em transformar uma D20 4x2 em 4x4, apenas 0,00000000000000000000001% conseguem de teimosos.
-
O problema é que a Ford do Brasil não tem um carro do porte da Veraneio... a um preço acessível a assalariados. Gostaria muito de poder comprar uma Excursion, mas para mim não dá :lol: .
Luizinho, obrigado pela dica, arrumei um manual do proprietário da F1000 mas não há maiores informações sobre o sistema 4x4 embora ensine a usar a tração no gelo :o . O máximo que daria para fazer com uma F1000 era achar uma extendida e colocar a tração original.
Adaptações na carroceria, na minha opinião, tem resultados piores que na mecânica. Não conheço uma camionete cabinada que o resultado seja próximo de bom, a que chega mais perto são as falecidas XK da Souza Ramos.
-
Walter,
Tenho certeza disso mas nem como especulação vejo vantagem.
Christian,
Concordo que adaptações de carroceria são pessimas mas no caso da adaptação de 4x4 na D-20 a perda no comportamento dinamico do carro e Muito grande. F-1000 estendida com 4x4 original Ford colocado, ja vi uma (de longe), mas ai não vejo problema pois fica igual ao original que e bem resolvido.
Antes de se aventurar numa empreitada dessas, faça as contas direitinho e veja se não e melhor perder alguma coisa em charme e espaço e comprar uma picape media CD 4x4 pronta.
Os manuais da Ford são pessimos mas tente conseguir o catalogo de peças Ford e Gm e divirta-se com as combinações.
Em tempo, tambem gostaria que a Ford tivesse mais opções a um preço compravel para pobres mortais.
Abraço, sonhando com uma Excursion, Expedition, etc.....
-
-
Caro Luizinho, concordo que uma solução "original de fábrica" ou "pacote fechado" é melhor, embora aparentemente saia mais caro mas a longo prazo, com certeza, terei menos dores de cabeça e não entraria no ciclo vicioso da adaptação na adaptação.
Você falou que a perda da dinâmica da D20 4x4 é muito grande, em que aspecto? Esta perda n`~ao seria a elevação da suspensão? Ou deve-se as molas serem elipticas ou ao eixo ser rígido, a combinação dos dois ou a impossibilidade de que seja feito um alinhamento nos parâmetros corretos? Talvez o uso de amortecedores mais adequados (rancho p.ex.) não compensaria esta deficiência.
O problema que vejo nas camionetes médias CD é que os pobres passageiros do banco de trás sempre se lascam em viagens mais longas, talvez as excessões sejam a ranger (embora seu banco seja quase vertical) e a hilux nova, pois as outras, L200, Frontier(brincadeira chamar aquilo de espaço traseiro), Hilux antiga e a própria S10, mais parecem cabines extra-estendida do que dupla. Eu, que não me considero grande (h=175, 85kg) não consegui entrar (com conforto) nem no banco dianteiro da L200 Sport, imagina no banco de trás...
Viajei quase 3000km numa L200 normal no banco de trás, só coube pois o eng. que viajava junto devia ter 1,5m de altura e o banco dele ficava todo avançado, senão era joelho nas costas o tempo todo...
Fiz um trecho da transamazônica numa Band CD...resumindo tinha que ir de lado no banco de trás, além do acesso ser péssimo (além de rídiculo por ser apenas do lado do passageiro)
Para quem acostumou com o espaço da veraneio antiga é uma dureza ter que encarar estas camionetes...
Ontem dei uma pesquisada, a Hilux nova está R$100k, por mais 8k dá para pegar um F250CD...aquilo que é espaço, pena que não tem tração...
-
Você vai perder em conforto, pois as molas semi-elípticas são bem mais duras e em estabilidade por causa do aumento na altura da suspensão. Meu sonho seria um dessas, mas tem quer ter gosto e paciência...
[]'s