x
Convex Datacenter
Página 30 de 40 PrimeiroPrimeiro ... 2021222324252627282930313233343536373839 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 349 a 360 de 475
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Amigo, faça como eu fiz:

Pesquise muito, defina o que você deseja, e então contrate um profissional que faça aquilo que você determinar a ele.

Você seria o projetista, e ele o executor.

Material para isso aqui tem de monte.

E já te adianto que os princípios básicos são relativamente simples. É pura geometria.

Abraços
    Renato,
    Se nas suas pesquisas vc guardou algum material teórico interessante e for possível, me envie por e-mail: mcarrijo@yahoo.com.
    Abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    O Toyota Bandeirante é um jipe fantástico. Até hoje os jipes são usados como apoio em empresas de ônibus e as picapes pelas distribuidoras de gás.
    É de concepção simples e robusta e por isso tornou-se sinônimo de confiabilidade. Também é muito forte e versátil, com ótimo desempenho off-road e acabou arrebanhando admiradores pelo mundo todo.
    Não fosse a questão do conforto, que convenhamos não era a prioridade do projeto, seria perfeito.
    Cada toyoteiro quer o jipe para uma finalidade. Alguns querem para trilha radical, outros para viagens longas, outros para o dia a dia e alguns para tudo isso junto, então não dá para fazer um kit que atenda a todos.
    Para cada finalidade seria um projeto diferente de suspensão.
    Eu por exemplo, uso o jipe no dia a dia. Faço trilhas, nada radical que exija grande curso ou altura livre. Mas faço questão de manter o estilo, sem deixar aparente as adaptações.
    Uma coisa que penso é que o chassi foi projetado para receber o esforço (forças normais) nos suportes fixo e do jumelo e esse esforço passará para um ponto único na direção do eixo. Quanto isso irá interferir na distribuição do peso? Isso se considerarmos a mola apoiada por baixo do chassi, pois se for colocado um suporte preso ao lado do chassi, há que se considerar também o esforço de torção.
    Além disso, o movimento da suspensão gira em um raio formado pela distancia do suporte fixo da mola até o eixo. Distância menor do que o tamanho do link do Troller, por exemplo. Aumentando essa distancia, mudaria o comportamento do cardã?
    Talvez toda essa preocupação seja bobagem, pois o chassi do Bandeirante é superdimensionado. Mas essa também é uma característica do Bandeirante que quero manter, o superdimensionamento dos componentes.
    Por isso, quando considero a adoção de molas helicoidais, penso em manter ao máximo a posição original do eixo, com os links presos no suporte do feixe e as molas apoiadas diretamente no chassi. Eu sei que na frente, o espaço é pequeno, mas mesmo assim eu prefiro.
    Será que estou viajando, ou fazem sentido os meus temores?
    4X4 Brasil
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Hercílio, sua preocupação está um pouco exacerbada.

Não precisa se preocupar com esforços emitidos ao chassi da forma que você comenta...

Não é conveniente usar os suportes originais das molas para fixas os links...

Tudo funciona de uma forma bem mais simples do que imagina.

Abraços

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Renato,
    Se nas suas pesquisas vc guardou algum material teórico interessante e for possível, me envie por e-mail: mcarrijo@yahoo.com.
    Abçs
    Amigo, infelizmente não reuni as infirmações em lugar algum, excetuando a minha cabeça.

Posso tentar fazer um "seminário" a respeito do assunto para você, mas é importante você entender o assunto para poder orientar as adaptações.

Abraços

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    O Toyota Bandeirante é um jipe fantástico. Até hoje os jipes são usados como apoio em empresas de ônibus e as picapes pelas distribuidoras de gás.
    É de concepção simples e robusta e por isso tornou-se sinônimo de confiabilidade. Também é muito forte e versátil, com ótimo desempenho off-road e acabou arrebanhando admiradores pelo mundo todo.
    Não fosse a questão do conforto, que convenhamos não era a prioridade do projeto, seria perfeito.
    Cada toyoteiro quer o jipe para uma finalidade. Alguns querem para trilha radical, outros para viagens longas, outros para o dia a dia e alguns para tudo isso junto, então não dá para fazer um kit que atenda a todos.
    Para cada finalidade seria um projeto diferente de suspensão.
    Eu por exemplo, uso o jipe no dia a dia. Faço trilhas, nada radical que exija grande curso ou altura livre. Mas faço questão de manter o estilo, sem deixar aparente as adaptações.
    Uma coisa que penso é que o chassi foi projetado para receber o esforço (forças normais) nos suportes fixo e do jumelo e esse esforço passará para um ponto único na direção do eixo. Quanto isso irá interferir na distribuição do peso? Isso se considerarmos a mola apoiada por baixo do chassi, pois se for colocado um suporte preso ao lado do chassi, há que se considerar também o esforço de torção.
    Além disso, o movimento da suspensão gira em um raio formado pela distancia do suporte fixo da mola até o eixo. Distância menor do que o tamanho do link do Troller, por exemplo. Aumentando essa distancia, mudaria o comportamento do cardã?
    Talvez toda essa preocupação seja bobagem, pois o chassi do Bandeirante é superdimensionado. Mas essa também é uma característica do Bandeirante que quero manter, o superdimensionamento dos componentes.
    Por isso, quando considero a adoção de molas helicoidais, penso em manter ao máximo a posição original do eixo, com os links presos no suporte do feixe e as molas apoiadas diretamente no chassi. Eu sei que na frente, o espaço é pequeno, mas mesmo assim eu prefiro.
    Será que estou viajando, ou fazem sentido os meus temores?
    Hercílio devido ao seu proposito de uso, porque você não retira laminas dos feixes e coloca bolsas de ar tipo aqueles kits fess mais com a possibilidade de calibrar as bolsas.
    Acredito que especificamente no seu caso seria uma boa opção, pois não quer mudar muita coisa e seria totalmente reversível, você poderia usar amortecedores de dupla ação da ranger que são baratos e darão maior estabilidade.
    Conheço um senhor que montou um jipe para uso no dia a dia (não faz trilha) que está com a suspensão do Engesa e bolsas de ar parece um Galaxy de tão macio, e já está rodando assim a mais de 10 anos sem problemas.
    Hoje em dia ficou fácil encontrar bolsas de ar de boa qualidade e desenvolvidas para pick-up's.

Abraços.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Rodrigo, foi exatamente isso que eu sugeri na minha colocação, eu acho perfeitamente possível a suspensao ficar boa com a modificação, mas desde que exista um modelo padrão que vai desde a as peças utilizadas até a execução do serviço e isso só é possível partindo do projeto, executando, testando e aprovando. E quando eu digo testar, é submeter o carro a todas as condições possíveis e também por um longo período de tempo. Pode parecer que estou exagerando, mas afinal são vidas que estão envolvidas.
    Por isso que desde o inicio venho falando em colocar a suspensão do Troller exatamente como é feita no Troller, nas suspensões que montei, fiz os links, mas com medidas idênticas as do Troller podendo até ser usado um link original como peça de reposição.
    O Renato tem razão no sentido de adequar o projeto dos links ao veiculo, mas penso que nem todo mundo conhece alguém que possa fazer um link especifico no caso de uma futura reposição.
    A Band tem dimensões e peso parecidos com os do Troller, portanto só será necessária a produção de suportes diferenciados para a fixação no chassi e eixo e poderiam usar até as molas que são comerciais e fáceis de se achar, não estou propondo uma suspensão inovadora ou que tenha um curso absurdo, estou propondo uma suspensão confiável robusta e confortável sem milagres.
    Estou usando a suspensão do Troller a quase um ano sem dó em trilhas pesadas nos fins de semana e durante a semana uso o jipe como carro do dia a dia, pego estrada com minha família, sem problemas e em estradas com curvas como a de Ubatuba acompanho carro de passeio.

Abraços.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Hercílio devido ao seu proposito de uso, porque você não retira laminas dos feixes e coloca bolsas de ar tipo aqueles kits fess mais com a possibilidade de calibrar as bolsas.
    Acredito que especificamente no seu caso seria uma boa opção, pois não quer mudar muita coisa e seria totalmente reversível, você poderia usar amortecedores de dupla ação da ranger que são baratos e darão maior estabilidade.
    Conheço um senhor que montou um jipe para uso no dia a dia (não faz trilha) que está com a suspensão do Engesa e bolsas de ar parece um Galaxy de tão macio, e já está rodando assim a mais de 10 anos sem problemas.
    Hoje em dia ficou fácil encontrar bolsas de ar de boa qualidade e desenvolvidas para pick-up's.

Abraços.
    Rodrigo, essa ideia é atraente.
    Já tinha visto no tópico do Leopoldo (ele é aí do VP), o jipe com suspensão a ar, mas como adotou um 4Link com panhard, não cogitei a utilização em conjunto com o feixe. Será que dá certo?
    Se isso for possível será a solução.
    Vou entrar em contato com os fabricantes e pesquisar mais sobre esse assunto, e daí se for realmente viável, poderemos ter um tópico exclusivo para discutir a suspensão a ar no Toyota Bandeirante.
    -42f790b4dae33ba72ebd2d6ecf998132.jpg
    Obs: O Jeep do Leopoldo é um espetáculo, vale a pena dar uma navegada:
    HIGHLANDER Galeria - Galeria 4x4Brasil

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Rodrigo, essa ideia é atraente.
    Já tinha visto no tópico do Leopoldo (ele é aí do VP), o jipe com suspensão a ar, mas como adotou um 4Link com panhard, não cogitei a utilização em conjunto com o feixe. Será que dá certo?
    Se isso for possível será a solução.
    Vou entrar em contato com os fabricantes e pesquisar mais sobre esse assunto, e daí se for realmente viável, poderemos ter um tópico exclusivo para discutir a suspensão a ar no Toyota Bandeirante.
    -42f790b4dae33ba72ebd2d6ecf998132.jpg
    Obs: O Jeep do Leopoldo é um espetáculo, vale a pena dar uma navegada:
    Bão, agora fiquei interessado também!!! A possibilidade de manter os feixes de mola, o que, de certa forma, manteria a originalidade, mas com conforto, muito me atrai, já que não pretendo fazer trilha de carro, visto que já faço de bike.

Hercilio,
    Posta aí suas descobertas!!

Rodrigo,
    Explica melhor esse negócio aí!"!! heeeee
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Lindo demais esse jipe aí!!! Babei de montão!!!heheheh

Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Aparentemente é possível a adição da suspensão pneumática ao feixe de molas.
    Existe até uma empresa australiana que fornece o kit para o TLC FJ40. No ih8mud o pessoal não é adepto, vou tentar saber porque.
    A partir de agora, minhas postagens sobre esse assunto estarão no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1933337
    Conto com a participação de todos.

Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Bão, agora fiquei interessado também!!! A possibilidade de manter os feixes de mola, o que, de certa forma, manteria a originalidade, mas com conforto, muito me atrai, já que não pretendo fazer trilha de carro, visto que já faço de bike.

Hercilio,
    Posta aí suas descobertas!!

Rodrigo,
    Explica melhor esse negócio aí!"!! heeeee
    Lindo demais esse jipe aí!!! Babei de montão!!!heheheh
    Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
    No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
    Espero ter ajudado.

Abraço a todos

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Agradecimento: 1
    aqui em minha cidade tinha um amigo meu que tinha uma band jeep curta e tinha apenas tres molas
    no feixe traseiro, era bem macia de andar, mesmo sendo curta, porem ela era muito baixa e no lugar de acrescentar
    mais molas ele colocou uma mola aspiral e manteve as tres molas, a band ficou em uma altura boa e segundo ele a band
    continuou macia como era antes.
    eu nao simpatizo muito em misturar molas aspirais com feixes, porem se funciona pode ser uma
    adaptacao barrata e reversivel, se for de interese de alguem eu consigo ver com ele qual
    mola ele usou.
    o que voces acham?

abracos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 629
      Última resposta: 01/07/2019, 14:38
    2. Kit suspensao 4link Atitude4x4
      Por Fabil no fórum Troller
      Respostas: 18
      Última resposta: 04/11/2012, 20:18
    3. Samu"Davisssss" D44, 35", beadlock, 4link
      Por Fabil no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 48
      Última resposta: 22/09/2011, 15:54
    4. Suspensão dura da bandeirante, da pra resolver?
      Por tiouepa no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/05/2010, 17:23
    5. link de direção versus suspensão 4link, 3 link,...
      Por haundrich no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 03/10/2007, 15:41

Permissões de Postagem