Renato,
Se nas suas pesquisas vc guardou algum material teórico interessante e for possível, me envie por e-mail: mcarrijo@yahoo.com.
Abçs
Versão Imprimível
Renato,
Se nas suas pesquisas vc guardou algum material teórico interessante e for possível, me envie por e-mail: mcarrijo@yahoo.com.
Abçs
O Toyota Bandeirante é um jipe fantástico. Até hoje os jipes são usados como apoio em empresas de ônibus e as picapes pelas distribuidoras de gás.
É de concepção simples e robusta e por isso tornou-se sinônimo de confiabilidade. Também é muito forte e versátil, com ótimo desempenho off-road e acabou arrebanhando admiradores pelo mundo todo.
Não fosse a questão do conforto, que convenhamos não era a prioridade do projeto, seria perfeito.
Cada toyoteiro quer o jipe para uma finalidade. Alguns querem para trilha radical, outros para viagens longas, outros para o dia a dia e alguns para tudo isso junto, então não dá para fazer um kit que atenda a todos.
Para cada finalidade seria um projeto diferente de suspensão.
Eu por exemplo, uso o jipe no dia a dia. Faço trilhas, nada radical que exija grande curso ou altura livre. Mas faço questão de manter o estilo, sem deixar aparente as adaptações.
Uma coisa que penso é que o chassi foi projetado para receber o esforço (forças normais) nos suportes fixo e do jumelo e esse esforço passará para um ponto único na direção do eixo. Quanto isso irá interferir na distribuição do peso? Isso se considerarmos a mola apoiada por baixo do chassi, pois se for colocado um suporte preso ao lado do chassi, há que se considerar também o esforço de torção.
Além disso, o movimento da suspensão gira em um raio formado pela distancia do suporte fixo da mola até o eixo. Distância menor do que o tamanho do link do Troller, por exemplo. Aumentando essa distancia, mudaria o comportamento do cardã?
Talvez toda essa preocupação seja bobagem, pois o chassi do Bandeirante é superdimensionado. Mas essa também é uma característica do Bandeirante que quero manter, o superdimensionamento dos componentes.
Por isso, quando considero a adoção de molas helicoidais, penso em manter ao máximo a posição original do eixo, com os links presos no suporte do feixe e as molas apoiadas diretamente no chassi. Eu sei que na frente, o espaço é pequeno, mas mesmo assim eu prefiro.
Será que estou viajando, ou fazem sentido os meus temores?
Hercílio, sua preocupação está um pouco exacerbada.
Não precisa se preocupar com esforços emitidos ao chassi da forma que você comenta...
Não é conveniente usar os suportes originais das molas para fixas os links...
Tudo funciona de uma forma bem mais simples do que imagina.
Abraços
Hercílio devido ao seu proposito de uso, porque você não retira laminas dos feixes e coloca bolsas de ar tipo aqueles kits fess mais com a possibilidade de calibrar as bolsas.
Acredito que especificamente no seu caso seria uma boa opção, pois não quer mudar muita coisa e seria totalmente reversível, você poderia usar amortecedores de dupla ação da ranger que são baratos e darão maior estabilidade.
Conheço um senhor que montou um jipe para uso no dia a dia (não faz trilha) que está com a suspensão do Engesa e bolsas de ar parece um Galaxy de tão macio, e já está rodando assim a mais de 10 anos sem problemas.
Hoje em dia ficou fácil encontrar bolsas de ar de boa qualidade e desenvolvidas para pick-up's.
Abraços.
Por isso que desde o inicio venho falando em colocar a suspensão do Troller exatamente como é feita no Troller, nas suspensões que montei, fiz os links, mas com medidas idênticas as do Troller podendo até ser usado um link original como peça de reposição.
O Renato tem razão no sentido de adequar o projeto dos links ao veiculo, mas penso que nem todo mundo conhece alguém que possa fazer um link especifico no caso de uma futura reposição.
A Band tem dimensões e peso parecidos com os do Troller, portanto só será necessária a produção de suportes diferenciados para a fixação no chassi e eixo e poderiam usar até as molas que são comerciais e fáceis de se achar, não estou propondo uma suspensão inovadora ou que tenha um curso absurdo, estou propondo uma suspensão confiável robusta e confortável sem milagres.
Estou usando a suspensão do Troller a quase um ano sem dó em trilhas pesadas nos fins de semana e durante a semana uso o jipe como carro do dia a dia, pego estrada com minha família, sem problemas e em estradas com curvas como a de Ubatuba acompanho carro de passeio.
Abraços.
Rodrigo, essa ideia é atraente.
Já tinha visto no tópico do Leopoldo (ele é aí do VP), o jipe com suspensão a ar, mas como adotou um 4Link com panhard, não cogitei a utilização em conjunto com o feixe. Será que dá certo?
Se isso for possível será a solução.
Vou entrar em contato com os fabricantes e pesquisar mais sobre esse assunto, e daí se for realmente viável, poderemos ter um tópico exclusivo para discutir a suspensão a ar no Toyota Bandeirante.
Anexo 412856
Obs: O Jeep do Leopoldo é um espetáculo, vale a pena dar uma navegada:
HIGHLANDER Galeria - Galeria 4x4Brasil
Bão, agora fiquei interessado também!!! A possibilidade de manter os feixes de mola, o que, de certa forma, manteria a originalidade, mas com conforto, muito me atrai, já que não pretendo fazer trilha de carro, visto que já faço de bike.
Hercilio,
Posta aí suas descobertas!!
Rodrigo,
Explica melhor esse negócio aí!"!! heeeee
HIGHLANDER Galeria - Galeria 4x4Brasil
Lindo demais esse jipe aí!!! Babei de montão!!!heheheh
Aparentemente é possível a adição da suspensão pneumática ao feixe de molas.
Existe até uma empresa australiana que fornece o kit para o TLC FJ40. No ih8mud o pessoal não é adepto, vou tentar saber porque.
A partir de agora, minhas postagens sobre esse assunto estarão no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1933337
Conto com a participação de todos.
Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
Espero ter ajudado.
Abraço a todos
aqui em minha cidade tinha um amigo meu que tinha uma band jeep curta e tinha apenas tres molas
no feixe traseiro, era bem macia de andar, mesmo sendo curta, porem ela era muito baixa e no lugar de acrescentar
mais molas ele colocou uma mola aspiral e manteve as tres molas, a band ficou em uma altura boa e segundo ele a band
continuou macia como era antes.
eu nao simpatizo muito em misturar molas aspirais com feixes, porem se funciona pode ser uma
adaptacao barrata e reversivel, se for de interese de alguem eu consigo ver com ele qual
mola ele usou.
o que voces acham?
abracos