É... tá bem estranha mesmo essa suspensão!!! Achei o eixo traseiro fino também! Será que é original da band? Quanto à maçaneta, deve ser elétrica, com abertura no controle da chave!! usahuauauauasha!! :grin:
Versão Imprimível
Essa suspensão é um 3 link, já vi em algum lugar comentários sobre ela ( péssimos por sinal) acho que aqui no fórum mesmo.
O problema ali é que o cara fez uma especie de wish bone sem usar um terminal ou bucha onde o link superior é fixado ao diferencial.
O cara fez tudo ao contrario feixes na frente e molas espirais na traseira KKK, acho que o cara deve ser louco.
Rodrigo,
Por isso que pensei nas molas apoiadas diretamente embaixo do chassi. O problema é na dianteira onde o espaço entre o chassi e o eixo é muito pequeno (no meu jipe 15 cm).
Segue abaixo, um vídeo de um membro do Forum Land Cruiser de Portugal. Não é o mesmo tipo de suspensão (aqui foi adicionado um coil-over ao feixe), o vídeo é apenas para mostrar o comportamento do chassi quando sofre esforço de torção através da torre.
http://img7.imageshack.us/img7/1941/...odgvwljkyi.mp4
Hercilio a projeto dessa torre está completamente errado, ela está muito distante do chassi, e alem disso tem ima área de fixação ao chassi muito pequena e ela está transmitindo praticamente todo o esforço somente a aba superior do perfil.
Em meus projetos além de fechar o chassi eu sempre tenho a preocupação de distribuir os esforços em uma área maior possível.
Nas Band tenho ideia de passar por dentro da torre a barra de direção.
Tem muito equivoco a respeito do que é um 3 link.
Funciona perfeitamente desde que construída adequadamente.
Uma 3 link não admite buchas, impreterivelmente deve-se usar terminais rotulares.
E 3 links, se resume a 3 barras paralelas que prende o eixo ao chassi e tem que ter a panhard também.
Suspensão com wish bone não é 3 link.
Abraços
Ai vão algumas fotos:
Bom dia à todos.
Vou falar o que penso, quem quiser jogar pedras, à vontade! hehehe!
Pois bem, tenho um CJ e tbm estou com essa ideia de colocar uma suspa do tipo troller, engesa, e etc.
Meu objetivo é deixar o CJ mais seguro e ágil em provas de regularidade. Comforto? Não é uma prioridade, visto que tenho outro carro de uso diário e que sofá, tenho em casa.
Enfim, se tivesse no mercado um kit plug-and-play que realmente fosse funcional, existisse de verdade, e que tivesse um preço honesto, já teria comprado, sem receio, mas estou vendo que, como a maioria, estamos à deriva.
Más, se não me engano, alguns estão esquecendo do sequinte:
Feixes de mola: chassis faz parte da suspensão, devendo possuir certa capacidade torção (por isso o uso de perfil tipo "U", simples, chapa dobrada);
Espiral: o chassis "NÃO" faz parte da suspensão, devendo possuir uma capacidade minima, ou NULA, de torção (por isso o uso de perfil tipo "[]", sem costura);
No caso de se adaptar uma suspensão com molas espiral em um chassis tipo "U", seria necessário tornar o mesmo tubular, visando o minimo de torção no mesmo. Isso aumentaria o peso do chassis em mais de 1/3 do peso inicial e, com isso, motor, cambio e tudo ligado a suspensão e direção deveriam ser revistos após a adaptação devido ao aumento de peso.
Realmente, de plug-and-play, não tem nada... hehehe...
Quanto a suspensão à ar, apesar de adaptação extremamente simples, não possui segurança para ser utilizada em ambiente off-road, principalmente em um veiculo leve e estreito, que não foi projetado para receber tal acessório, além de não ser possivel, ainda, regularizar as documentação do veículo pois o mesmo não irá possuir uma altura fixa.
O sistema original, de feixe de molas, é robusto e resistente, mais sempre deixou a desejar o quesito segurança, principalmente em curvas, além dos probleminhas de tendencia à rotação do eixo durante arrancadas e frenagens.
Pois é... como cada caso é um caso, vou aguardar alguem aparecer com um kit o mais funcional e com preço justo possível, de preferencia, que monte o mesmo que garanta a qualidade das peças produzidas. Se for aqui du Goiás, mió ainda!!!
...pensando em tirar as medidas e começar um modelo em CAD... :screwy:
Inácio, você tem razão em tornar o chassi tubular, mas quanto ao peso não irá mudar tanto assim, nos que faço fecho com chapa de 3 mm de espessura, e não chega a 20 kg de material, você tem que levar em conta que vai tirar os feixes e colocar links que mesmo junto as molas tem praticamente a metade do peso.
O uso de molas espirais, principalmente se associado a amortecedores de dupla ação tornam o jipe muito mais seguro e ágil além de torna-lo mais macio facilitando a transposição de obstáculos como erosões e terrenos acidentados em provas com média alta.
Se você participa de provas de regularidade com certeza seria a melhor opção.
Quanto a projetar uma suspensão, isso envolve muito conhecimento técnico e são necessários gabaritos para a construção dos links o que acaba tornando o molho mais caro que o peixe, se quer optar por um kit "home made" aconselho que use links prontos do Troller e projete os suportes.
Abraços