Postado originalmente por
Rodrigo ODIN4X4
Norival realmente ficam muito bons os jipes com essas suspensões, o problema é que cada um quer que seu jipe tenha certas características, uns querem um monster, outros que fique como original.
Para o desenvolvimento de um kit que possa ser instalado por qualquer mecânico, todos os jipes teriam que ficar da mesma altura assim mantendo a geometria correta sendo necessário somente o ajuste do cáster, caso contrario o kit teria que ter barras panhard e cáster ajustáveis e serem instalados por mão de obra especializada o que acaba elevando o custo final do projeto.
Se bem feita e bem instalada essa suspensão ficará ótima em um Bandeirante não tendo nenhum contra.
As duas suspensões tem o mesmo principio de funcionamento ( 2 link + panhard) porém as molas e amortecedores são diferentes, os Troller usam amortecedores a gás de dupla ação, enquanto os Engesa usam amortecedores a óleo de ação simples alem de terem molas com calibragem diferente, não sei o peso de um Engesa mas o que estou tentando dizer a grosso modo seria que se você colocasse molas e amortecedores de um Troller em um Engesa ele ficaria mais firme.
Não sei se consegui te explicar mais basicamente a diferença está na carga dos amortecedores e molas.
No caso da colocação dessa suspensão em um willys ou Bandeirante o chassi deverá ser reforçado na parte interna com chapa de 3 mm fechando o perfil "U" com isso ele fica muito mais reforçado e rígido e a suspensão funciona como deveria além de parar de torcer e rachar a carroceria.
Abraço a todos.