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  • #397
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    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Ele fez uma four link na traseira, só que com esse pneu pequeno na traseira e band ficou esquisita
    To procurando até agora a maçaneta da porta rsrs sera que minha tela ta embaçada ou nao tem maçaneta mesmo? heheh
    É... tá bem estranha mesmo essa suspensão!!! Achei o eixo traseiro fino também! Será que é original da band? Quanto à maçaneta, deve ser elétrica, com abertura no controle da chave!! usahuauauauasha!!
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #398
    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    É... tá bem estranha mesmo essa suspensão!!! Achei o eixo traseiro fino também! Será que é original da band? Quanto à maçaneta, deve ser elétrica, com abertura no controle da chave!! usahuauauauasha!!
    O eixo traseiro ja é das band modernas, com flutuante, eu acho que da impressão de fino por causa desse monte de solda que o cara fez no diferencial e na tubeira.. e parece tb que a dianteira ta mais baixa que a traseira

  • #399
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
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    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    O eixo traseiro ja é das band modernas, com flutuante, eu acho que da impressão de fino por causa desse monte de solda que o cara fez no diferencial e na tubeira.. e parece tb que a dianteira ta mais baixa que a traseira
    Essa suspensão é um 3 link, já vi em algum lugar comentários sobre ela ( péssimos por sinal) acho que aqui no fórum mesmo.
    O problema ali é que o cara fez uma especie de wish bone sem usar um terminal ou bucha onde o link superior é fixado ao diferencial.
    O cara fez tudo ao contrario feixes na frente e molas espirais na traseira KKK, acho que o cara deve ser louco.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #400
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    No caso da colocação dessa suspensão em um willys ou Bandeirante o chassi deverá ser reforçado na parte interna com chapa de 3 mm fechando o perfil "U" com isso ele fica muito mais reforçado e rígido e a suspensão funciona como deveria além de parar de torcer e rachar a carroceria.

    Abraço a todos.
    Rodrigo,
    Por isso que pensei nas molas apoiadas diretamente embaixo do chassi. O problema é na dianteira onde o espaço entre o chassi e o eixo é muito pequeno (no meu jipe 15 cm).
    Segue abaixo, um vídeo de um membro do Forum Land Cruiser de Portugal. Não é o mesmo tipo de suspensão (aqui foi adicionado um coil-over ao feixe), o vídeo é apenas para mostrar o comportamento do chassi quando sofre esforço de torção através da torre.
    http://img7.imageshack.us/img7/1941/...odgvwljkyi.mp4
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #401
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Rodrigo,
    Por isso que pensei nas molas apoiadas diretamente embaixo do chassi. O problema é na dianteira onde o espaço entre o chassi e o eixo é muito pequeno (no meu jipe 15 cm).
    Segue abaixo, um vídeo de um membro do Forum Land Cruiser de Portugal. Não é o mesmo tipo de suspensão (aqui foi adicionado um coil-over ao feixe), o vídeo é apenas para mostrar o comportamento do chassi quando sofre esforço de torção através da torre.
    http://img7.imageshack.us/img7/1941/...odgvwljkyi.mp4
    Hercilio a projeto dessa torre está completamente errado, ela está muito distante do chassi, e alem disso tem ima área de fixação ao chassi muito pequena e ela está transmitindo praticamente todo o esforço somente a aba superior do perfil.
    Em meus projetos além de fechar o chassi eu sempre tenho a preocupação de distribuir os esforços em uma área maior possível.
    Nas Band tenho ideia de passar por dentro da torre a barra de direção.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -torre-toy.bmp.jpg  
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #402
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Essa suspensão é um 3 link, já vi em algum lugar comentários sobre ela ( péssimos por sinal) acho que aqui no fórum mesmo.

    Tem muito equivoco a respeito do que é um 3 link.

    Funciona perfeitamente desde que construída adequadamente.

    Uma 3 link não admite buchas, impreterivelmente deve-se usar terminais rotulares.
    E 3 links, se resume a 3 barras paralelas que prende o eixo ao chassi e tem que ter a panhard também.

    Suspensão com wish bone não é 3 link.

    Abraços

  • #403
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Rodrigo,
    Por isso que pensei nas molas apoiadas diretamente embaixo do chassi. O problema é na dianteira onde o espaço entre o chassi e o eixo é muito pequeno (no meu jipe 15 cm).
    Segue abaixo, um vídeo de um membro do Forum Land Cruiser de Portugal. Não é o mesmo tipo de suspensão (aqui foi adicionado um coil-over ao feixe), o vídeo é apenas para mostrar o comportamento do chassi quando sofre esforço de torção através da torre.
    http://img7.imageshack.us/img7/1941/...odgvwljkyi.mp4

    Dá pra ver perfeitamente o quanto o suporte que prende o coil over se movimenta em relação ao chassi.

    Tem muita tensão ali, essa estrutura tem que ser muito mais reforçada, tal como o Rodrigo já comentou .

  • #404
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
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    Ai vão algumas fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn1197.jpg   -dscn1186.jpg   -dscn1187.jpg  
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #405
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Ai vão algumas fotos:
    Rodrigo,

    Parece-me muito bem feito. Vc tem mais fotos da viatura em questão? Da parte inferior do carro?
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
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  • #406
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
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    Rodrigo,

    Parece-me muito bem feito. Vc tem mais fotos da viatura em questão? Da parte inferior do carro?
    Essa f150 é de um amigo e foi montada por um mecânico de SJ campos, o trabalho ficou muito bom.
    Ai vai uma foto da frente, essa é mais uma prova da robustez desse tipo de suspensão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rscn1204.jpg  
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  • #407
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    Bom dia à todos.
    Vou falar o que penso, quem quiser jogar pedras, à vontade! hehehe!
    Pois bem, tenho um CJ e tbm estou com essa ideia de colocar uma suspa do tipo troller, engesa, e etc.
    Meu objetivo é deixar o CJ mais seguro e ágil em provas de regularidade. Comforto? Não é uma prioridade, visto que tenho outro carro de uso diário e que sofá, tenho em casa.
    Enfim, se tivesse no mercado um kit plug-and-play que realmente fosse funcional, existisse de verdade, e que tivesse um preço honesto, já teria comprado, sem receio, mas estou vendo que, como a maioria, estamos à deriva.
    Más, se não me engano, alguns estão esquecendo do sequinte:
    Feixes de mola: chassis faz parte da suspensão, devendo possuir certa capacidade torção (por isso o uso de perfil tipo "U", simples, chapa dobrada);
    Espiral: o chassis "NÃO" faz parte da suspensão, devendo possuir uma capacidade minima, ou NULA, de torção (por isso o uso de perfil tipo "[]", sem costura);
    No caso de se adaptar uma suspensão com molas espiral em um chassis tipo "U", seria necessário tornar o mesmo tubular, visando o minimo de torção no mesmo. Isso aumentaria o peso do chassis em mais de 1/3 do peso inicial e, com isso, motor, cambio e tudo ligado a suspensão e direção deveriam ser revistos após a adaptação devido ao aumento de peso.
    Realmente, de plug-and-play, não tem nada... hehehe...
    Quanto a suspensão à ar, apesar de adaptação extremamente simples, não possui segurança para ser utilizada em ambiente off-road, principalmente em um veiculo leve e estreito, que não foi projetado para receber tal acessório, além de não ser possivel, ainda, regularizar as documentação do veículo pois o mesmo não irá possuir uma altura fixa.
    O sistema original, de feixe de molas, é robusto e resistente, mais sempre deixou a desejar o quesito segurança, principalmente em curvas, além dos probleminhas de tendencia à rotação do eixo durante arrancadas e frenagens.
    Pois é... como cada caso é um caso, vou aguardar alguem aparecer com um kit o mais funcional e com preço justo possível, de preferencia, que monte o mesmo que garanta a qualidade das peças produzidas. Se for aqui du Goiás, mió ainda!!!

    ...pensando em tirar as medidas e começar um modelo em CAD...
    4X4 Brasil
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #408
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
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    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Bom dia à todos.
    Vou falar o que penso, quem quiser jogar pedras, à vontade! hehehe!
    Pois bem, tenho um CJ e tbm estou com essa ideia de colocar uma suspa do tipo troller, engesa, e etc.
    Meu objetivo é deixar o CJ mais seguro e ágil em provas de regularidade. Comforto? Não é uma prioridade, visto que tenho outro carro de uso diário e que sofá, tenho em casa.
    Enfim, se tivesse no mercado um kit plug-and-play que realmente fosse funcional, existisse de verdade, e que tivesse um preço honesto, já teria comprado, sem receio, mas estou vendo que, como a maioria, estamos à deriva.
    Más, se não me engano, alguns estão esquecendo do sequinte:
    Feixes de mola: chassis faz parte da suspensão, devendo possuir certa capacidade torção (por isso o uso de perfil tipo "U", simples, chapa dobrada);
    Espiral: o chassis "NÃO" faz parte da suspensão, devendo possuir uma capacidade minima, ou NULA, de torção (por isso o uso de perfil tipo "[]", sem costura);
    No caso de se adaptar uma suspensão com molas espiral em um chassis tipo "U", seria necessário tornar o mesmo tubular, visando o minimo de torção no mesmo. Isso aumentaria o peso do chassis em mais de 1/3 do peso inicial e, com isso, motor, cambio e tudo ligado a suspensão e direção deveriam ser revistos após a adaptação devido ao aumento de peso.
    Realmente, de plug-and-play, não tem nada... hehehe...
    Quanto a suspensão à ar, apesar de adaptação extremamente simples, não possui segurança para ser utilizada em ambiente off-road, principalmente em um veiculo leve e estreito, que não foi projetado para receber tal acessório, além de não ser possivel, ainda, regularizar as documentação do veículo pois o mesmo não irá possuir uma altura fixa.
    O sistema original, de feixe de molas, é robusto e resistente, mais sempre deixou a desejar o quesito segurança, principalmente em curvas, além dos probleminhas de tendencia à rotação do eixo durante arrancadas e frenagens.
    Pois é... como cada caso é um caso, vou aguardar alguem aparecer com um kit o mais funcional e com preço justo possível, de preferencia, que monte o mesmo que garanta a qualidade das peças produzidas. Se for aqui du Goiás, mió ainda!!!

    ...pensando em tirar as medidas e começar um modelo em CAD...
    Inácio, você tem razão em tornar o chassi tubular, mas quanto ao peso não irá mudar tanto assim, nos que faço fecho com chapa de 3 mm de espessura, e não chega a 20 kg de material, você tem que levar em conta que vai tirar os feixes e colocar links que mesmo junto as molas tem praticamente a metade do peso.

    O uso de molas espirais, principalmente se associado a amortecedores de dupla ação tornam o jipe muito mais seguro e ágil além de torna-lo mais macio facilitando a transposição de obstáculos como erosões e terrenos acidentados em provas com média alta.
    Se você participa de provas de regularidade com certeza seria a melhor opção.

    Quanto a projetar uma suspensão, isso envolve muito conhecimento técnico e são necessários gabaritos para a construção dos links o que acaba tornando o molho mais caro que o peixe, se quer optar por um kit "home made" aconselho que use links prontos do Troller e projete os suportes.

    Abraços
    4X4 Brasil
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