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Qual a melhor viatura para expedições?

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  • 20/11/2013, 17:07
    Rubens Linhalis
    Pessoal,

    Sobre manutencao e peças de reposição no Brasil e america do sul, qual a melhor opção de veiculo (do melhor para o "pior")

    Na minha opinião o ranking é esse:

    1- Hilux 2.5
    2- Frontier 2.8
    3- Ranger 2.8
    4- Ranger 3.0



    Opinem ai..
  • 21/11/2013, 21:11
    FernandoDias
    Andei estudando pegar uma pickup, talvez uma Nissan Frontier e colocar uma capota para transportar a bagagem em uma viagem mais longa, como para Ushuaia, o que vocês acham?

    E nesse meio tempo pesquisei a concentração de chumbo no diesel dos vizinhos, mas ainda não achei nenhuma referência - afinal, dependendo de como for a concentração, poderei pegar uma viatura mais nova com motor para Diesel S-50 ou terei que evitá-las!

    Aliás, achei o porta-malas da Xterra pequeno...
  • 21/11/2013, 21:54
    Vicente Guimaraes
    NIssan Frontier está ótimo, para ir para o Ushuaia não tem segredo é 99% asfalto plano.

    Fernando, com certeza o diesel da Argentina e Chile são melhores que no Brasil
  • 22/11/2013, 09:48
    Amostardeiro
    Citação:

    Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    NIssan Frontier está ótimo, para ir para o Ushuaia não tem segredo é 99% asfalto plano.

    Fernando, com certeza o diesel da Argentina e Chile são melhores que no Brasil

    Vicente

    No Chile não sei, mas pelo que sei na Argentina não dá para confiar no diesel/ gasoil, inclusive esta difícil encontrar o diesel euro indicado para os motores eletrônicos fora das cidades maiores, pelo que sei no Uruguai a situação é ainda pior, além do preço absurdo estive em Montevideu semana passada a gasolina "comum" 95 octanas e o diesel estão custando +- o mesmo R$ 4,40/L :shock: , o valor mais alto de todo o cone sul.

    Abs
  • 22/11/2013, 11:49
    Vicente Guimaraes
    Citação:

    Postado originalmente por Amostardeiro Ver Post
    No Chile não sei, mas pelo que sei na Argentina não dá para confiar no diesel/ gasoil, inclusive esta difícil encontrar o diesel euro indicado para os motores eletrônicos fora das cidades maiores, pelo que sei no Uruguai a situação é ainda pior, além do preço absurdo estive em Montevideu semana passada a gasolina "comum" 95 octanas e o diesel estão custando +- o mesmo R$ 4,40/L :shock: , o valor mais alto de todo o cone sul.

    No Chile é tudo muito certinho, pode ter certeza que o diesel deles é super bom.

    Na Argentina é mesmo mais complicado, em uma viagme recente minha alguns postos não tinham nafta/gasolina e quando tinham não aceitavam cartão de crédito... uma m... Como deve ser na Bolívia também e outros países da Am. do Sul. Por isso que uma boa viatura para expedições, se for diesel, o ideal é que seja de injeção mecânica e não eletrônica.
  • 22/11/2013, 13:05
    Amostardeiro
    Citação:

    Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    No Chile é tudo muito certinho, pode ter certeza que o diesel deles é super bom.

    Na Argentina é mesmo mais complicado, em uma viagme recente minha alguns postos não tinham nafta/gasolina e quando tinham não aceitavam cartão de crédito... uma m... Como deve ser na Bolívia também e outros países da Am. do Sul. Por isso que uma boa viatura para expedições, se for diesel, o ideal é que seja de injeção mecânica e não eletrônica.

    É verdade, ano passado quase quebrei a cara com o cartão de crédito na Argentina, nos postos na beira de estrada só um aceitou, nas cidades não houve problema, outra coisa importante é a autonomia da vtr, já que em algumas estradas além de distantes um do outro há poucos postos, atravessando o Uruguai é o mesmo, para dar uma ideia de Rio Branco até Paysandu são +- 520 km e não há nenhum posto na beira da estrada.

    Abs
  • 25/11/2013, 21:54
    FernandoDias
    Sobre essa questão do combustível, andei pesquisando e só achei algo mais completo sobre a gasolina:

    * Combustível | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares

    Quanto ao diesel, li alguns relatos de expedições em que os carros mais novos tiveram muitos problemas mecânicos por causa do diesel depois de sair dos grandes centros, tanto no Brasil quanto pela América do Sul e que esses problemas são mais graves conforme aumenta a eletrônica nos motores.

    Olhando por esse lado, parece que para viagens sem pretensões off-road pela América Latina seria melhor um motor à gasolina e para uma viagem com alguma pretensão off-road valeria mais uma viatura a diesel mais antiga e preparada para um combustível sofrível.

    Por isso estou dando uma olhada também nas Ford Ranger com motor Power Stroke, mas ainda não consegui descobrir como é a disponibilidade de peças pela América Latina... Fora que parece ter mais componentes para dar problema que o MWM...

    Quem já viajou pelos hermanos com uma viatura da era diesel S-50 + eletrônica no motor, poderia relatar sua experiência com o diesel dos vizinhos?
  • 25/11/2013, 23:06
    Vicente Guimaraes
    Sobre o diesel está certo, fora dos centros urbanos o diesel é pior mesmo. Por isso eu optei por uma viatura com motor diesel mecânico (Engesa) e bem confiável (Perkins Q20B)

    Sobre a Ranger tem concessionária Ford em toda a Am.do SUl, pode ser um alento. Mas não não vi muita ford ranger na argentina nem no Chile, vi muita toyota e Nissan. O power stroke 2.8 é um baita motor, muito econômico. Tem cabeçote de aluminio e qualquer problema de temperatura ele empena, então fique de olho na temperatura.

    Uma vez andei pensando em trocar meu carro de passeio por outro diesel, Meu mecanico me falou que a S10 Diesel tem uma mecanica 4x4 melhor que a Ranger (motor MWM, cambio, t-case, etc..)
  • 26/11/2013, 23:19
    chicok
    Na argentina quando fui final de 2010 tinha euro diesel em todo lugar, e era barato. Agora a ultima vez que cruzei a fronteira nem abasteci na argentina, diesel carrisímo. Com essa crise não sei como está a distribuuíção. Na nossa viagem só os carros a gasolina tiveram ploblemaas em Formosa, com filas imensas.
  • 15/12/2013, 13:11
    andarilho tricolor
    Para quem pode.....
    Para quem sonha alto, tem bala na agulha e vontade de ter uma viatura para chegar a qualquer lugar e principalmente com muita resistencia e assistencia técnica em quase todo o planeta,a Mercedes Benz importa para o Brasil, sob encomenda, tanto o UNIMOG, quanto a SPRINTER FURGÃO 4X4.
    Não consegui saber o preço, pois envolve calculo de impostos, frete e outras variantes como o cambio, que seria o cambio do EURO, do dia do fechamento do pedido.
    Postei isso aqui, pois o tópico foi aberto para a discussão de qual viatura seria melhor para expediçoes e é óbvio que o bom é aquilo que podemos ter, mas se for para sonhar, não há dúvidas de que principalmente o UNIMOG, é imbativel e com um bom projeto de motorhome, chega onde voce imaginar...brincando.
    A vantagem da SPRINTER em relação a um UNIMOG, é o melhor desempenho (velocidade) em estradas, mas isso tambem é uma opção de cada um.
    As duas opçoes podem ser fornecidas com cabine dupla, para um total de 5 passageiros, com bastante espaço e conforto nos bancos traseiros.
    Acho que isso responde de maneira bastante ampla (embora custosa), qual seria a melhor viatura!
  • 15/12/2013, 13:34
    andarilho tricolor
    Dificil resposta, pois depende do que cada pessoa pode ter e o que quer ter, mas se voce puder..."com café bem quente no bule"...UNIMOG ou sprinter 4x4 versão furgão, que podem ser importados da Alemanha por intermédio de qualquer concessionário Mercedes-Benz no Brasil .
    Ambos veiculos possuem versoes cabine simples ou dupla, são projetados para uso 4x4 de trilha ou caminhos pesados e alem da vantagem da assistencia técnica em quase todo o planeta, a disponibilidade de peças de reposição.
    A diferença entre o UNIMOG...qualidade inquestionável no quesito off-road...e a Sprinter, é o desempenho em estrada, pois o UNIMOG atinge no máximo 100km/h e a Sprinter pode facilmente passar de 150km/h, embora com a altura do modelo 4x4 e um eventual motorhome, correr não seria prudente.
    Diferente do que muita gente pensa um concessionário MB em São Paulo me garantiu que a importação pode ser feita tanto por pessoa juridica ou pessoa fisica; ambos os veiculos são homologados para rodar no Brasil por todos os orgãos e toda a burocracia da importação fica por conta da concessionária, pois o veiculo será entregue naquela que voce comprou, já emplacado.
    O prazo de entrega começa a contar a partir do momento do fechamento da compra (pagamento antecipado) e pode chegar a 120 dias.
    O valor a ser pago só é possivel determinar no dia do fechamento acima citado, pois envolve taxa de cambio, impostos, taxas ,frete e é lógico o lucro do importador, que pode variar um pouco...eu disse PODE...de concessionária para concessionária.
    Acredito que o que eu citei é o melhor que se pode ter...considerando-se que o melhor é o que podemos ter, pois como diz um ditado que um dia li...."A VIDA É A ARTE DO POSSIVEL; NEM SEMPRE DO DESEJAVEL".
  • 15/12/2013, 19:32
    andarilho tricolor
    complemento em relação a sprinter 4x4
    Citação:

    Postado originalmente por andarilho tricolor Ver Post
    Dificil resposta, pois depende do que cada pessoa pode ter e o que quer ter, mas se voce puder..."com café bem quente no bule"...UNIMOG ou sprinter 4x4 versão furgão, que podem ser importados da Alemanha por intermédio de qualquer concessionário Mercedes-Benz no Brasil .
    Ambos veiculos possuem versoes cabine simples ou dupla, são projetados para uso 4x4 de trilha ou caminhos pesados e alem da vantagem da assistencia técnica em quase todo o planeta, a disponibilidade de peças de reposição.
    A diferença entre o UNIMOG...qualidade inquestionável no quesito off-road...e a Sprinter, é o desempenho em estrada, pois o UNIMOG atinge no máximo 100km/h e a Sprinter pode facilmente passar de 150km/h, embora com a altura do modelo 4x4 e um eventual motorhome, correr não seria prudente.
    Diferente do que muita gente pensa um concessionário MB em São Paulo me garantiu que a importação pode ser feita tanto por pessoa juridica ou pessoa fisica; ambos os veiculos são homologados para rodar no Brasil por todos os orgãos e toda a burocracia da importação fica por conta da concessionária, pois o veiculo será entregue naquela que voce comprou, já emplacado.
    O prazo de entrega começa a contar a partir do momento do fechamento da compra (pagamento antecipado) e pode chegar a 120 dias.
    O valor a ser pago só é possivel determinar no dia do fechamento acima citado, pois envolve taxa de cambio, impostos, taxas ,frete e é lógico o lucro do importador, que pode variar um pouco...eu disse PODE...de concessionária para concessionária.
    Acredito que o que eu citei é o melhor que se pode ter...considerando-se que o melhor é o que podemos ter, pois como diz um ditado que um dia li...."A VIDA É A ARTE DO POSSIVEL; NEM SEMPRE DO DESEJAVEL".



    A versão que eu citei para a sprinter 4x4, é uma cabine (dupla ou simples), com chassi para acoplamento de um motorhome, ou qualquer implemento tipo carroceria ou bau...que não vem de fábrica.
    Esses veiculos não tem restrição de importação, por não haver no Brasil similares da mesma categoria, produzidos aqui.
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